Usina de Letras
Usina de Letras
233 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Conversa de Botequim (IX) -- 09/03/2003 - 16:23 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONVERSA DE BAR (IX)
(por Domingos Oliveira Medeiros)


Rapaz, já viu a temperatura com está mudando? Mas isso não é novidade. Desde que as grandes potências, lideradas pelos Estados Unidos, resolveram fazer “corpo mole” na redução de gases poluentes, que tem aumentado o chamado buraco de ozônio. Nosso planeta passou a ficar cada vez mais quente. Você tem razão. Hoje em dia já não se consegue saber em que estação do ano nós estamos. Se bem que em nosso país, de dimensões continentais, esse fato seja mais fácil de perceber, pois, naturalmente, já temos climas diversificados por regiões.
É, mas mesmo assim, já dá para notar que o tempo está prá lá de maluco. É verdade. E a tendência é prá ficar cada mês mais quente. Um dos perigos é que a camada de gelo dos pólos começam a derreter e a inundar os mares, trazendo riscos para todos nós. Isso é verdade!
E por falar em tempo quente, a guerra entre israelenses e palestinos continua pegando fogo. Aquilo lá é um verdadeiro genocídio. Já passou dos limites. A ONU precisa impor seu respeito. O que está faltando? Penso que, basicamente, a ajuda de seu principal conselheiro, os EUA que, aliás, é quem vem fazendo vista grossa, deixando o barco rolar, sob o comando do Ariel Sharon, que não é lá flor que se cheire.
E ele tem aproveitado a deixa. Parece até que o Ariel Sharon tenta se vingar de seu antigo adversário, o Arafat. Mas, ainda que ele tivesse coberto de razões, não deveria usar os métodos que está usando.
É mesmo. Parece até que estamos diante das forças alemãs. Será que eles estão, psicologicamente, tentando se vingar das humilhações sofridas durante a Segunda Guerra? Sei lá. Pode até ser. Mas acho que o mundo está, de certa forma, sendo muito egoísta.
As nações deveriam todas estar unidas em torno do entendimento e da paz. E exigir o cessar fogo imediato. E conversar feito gente grande. Afinal, daqui a pouco, o problema será rotineiro e todos estaremos correndo o mesmo risco de ser invadido por esta ou aquela nação, por este ou aquele motivo.
Você sabe o que estava pensando outro dia? Não. Que esta guerra, sob a desculpa de acabar com o terrorismo, na verdade esconde a verdadeira intenção que é a busca e a tomada de poços de petróleo. É mesmo? Você veja que todos os países identificados como inimigos dos EUA, sob a desculpa de abrigar terroristas, têm petróleo em abundância. É mesmo! Não tinha reparado! Pois é. Você veja que na Itália, na Irlanda, na Colômbia e no próprio Estados Unidos existem terroristas aos montes, mas ninguém fala em invadir aqueles países.
Por isso, acho que a luta é mais por interesse econômico. E o Brasil que se cuide, pois não vaio demorar muito e eles começarão a ficar de olho na Amazônia. Aliás, já estão de olho há muito tempo.
Tem sido constante o contrabando de animais selvagens, de plantas medicinais, de madeira nobre, de ouro e outros metais preciosos, e o governo não parece incomodado. Pelo menos na mesma proporção do estrago que estão fazendo.
Também, ultimamente só pensam em eleições!. É mesmo, como se eleições enchessem a barriga de alguém! De alguém não sei, mas dos políticos, seus familiares e aliados enche, com certeza, não só a barriga, como os bolsos também. Pior que é. Pelos menos por alguns políticos que já são até conhecidos da população. E o pior é que esta população parece um bando de idiotas. Continua trocando votos por dentaduras, camisetas, chaveiros e outras quinquilharias. Um dia eles aprendem! É, mas parece que vai demorar. Falta ao povo o principal. O quê? A educação. Gratuita e de qualidade. E para todos.
E as coisas, como andam? Parece que tudo na mesma. Aliás, tem coisas neste país que me dão até raiva, só de lembrar. Por exemplo: todo mundo está cansado de saber que o menor de 12, 13 e até 16 anos, cada vez comete mais crimes hediondos.
Matam, estupram e, ultimamente têm servido de escudo para o tráfico de drogas. Assumem a culpa pelos crimes e pelo tráfico. E assim, ninguém que devia vai preso. Burla-se, de certa forma, ao Justiça.
E quando são presos, pegam, no máximo, três anos de cadeia. Cadeia, que todos sabem, não recupera ninguém. Aliás, essas “Febens” da vida nunca recuperaram ninguém, ao que eu saiba.
Na verdade, não passam de um curso de especialização, de um vestibular para a entrada na universidade do crime profissional. Do que crime daqueles considerados adultos
E toda vez que se fala em aumentar o limite de idade, com vistas á responsabilidade criminal, aparecem diversas organizações de direitos humanos e despejam caixas e mais caixas de argumentos frágeis e hipócritas contra a medida.
E o crime continua ganhando tempo!!.E se organizando. E fazendo estragos. E a impunidade aumentando. É verdade.
Não vejo estas organizações, por exemplo, falar em direitos humanos no caso do Afeganistão, da guerra entre palestinos e israelenses, e assim por diante. Todos nós adultos já tivemos, um dia, a idade de doze, quatorze, dezoito anos. E veja bem, num tempo em que o nível de informação era bem menor.
Por isso, não tenho dúvidas em afirmar: todo sabíamos o que estávamos fazendo. Eu mesmo, comecei a trabalhar aos quatorze anos de idade. Num banco. Naquele tempo tínhamos até carteira de trabalho do menor. Carteira que trazia impresso os horários e as atividades proibidas para o menor.E tínhamos responsabilidades. Até para ajudar em casa, namorar, estudar e tudo mais.
Eu me lembro. A gen te tinha até considerável noção das coisas e do mundo. Apesar das limitações de ordem tecnológica. Noções do certo e do errado. Do que podia ser feito e do que não podia. Dos nossos limites. Dos limites dos outros. Do respeito aos mais velhos e às leis.
Então, meu amigo, tenho absoluta certeza de que hoje, mais do que nunca, estes “menores”, tão protegidos pela lei, sabem muito bem o que estão fazendo. Então, não adianta conversa fiada. Ou se reduz a idade para que se tenha a responsabilidade criminal, ou tudo vai continuar do mesmo jeito. Caminhando para pior..
Concordo, inclusive, com a idéia de separação por faixas etárias e tipos de delitos cometidos por esses “menores”, segundo sua gravidade, mas que a pena deve ser a mesma daquela que hoje é aplicada aos adultos, disso eu não tenho a menor dúvida.
O que não pode é o menor continuar a roubar, seqüestrar, estuprar, matar, traficar drogas e cometer tantos outros delitos, várias vezes, e pegar, apenas, no máximo, três anos em cadeia especial.
Depois, lá chegando, começa a fazer rebelião, tocar fogo em tudo, fugir, matar seus companheiros e agentes penitenciários, e, de novo, ter garantida as mesmas regalias, em outro lugar, onde tudo recomeçará.
É verdade, tem gente que não tem jeito. Mesmo que o sistema carcerário funcionasse, tem pessoas irrecuperáveis. E são estas que mais se aproveitam das facilidades legais.

E pegando um “gancho” no que você está falando, eu devo dizer que além de concordar com tudo isso que você falou, eu ainda sou a favor da pena de morte. Se fosse possível aplicar aqui no Brasil, caso mudássemos a Constituição. Ou, se de todo impossível, aprovar a prisão perpétua. Mas, de novo, aparecem os entendidos em direitos humanos e é aquele blá...blá...blaá... de que a pena de morte não deu certo em tal e tal lugar, que pode haver erro judiciário, que ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém, e assim por diante.
Só que eles esquecem de alguns detalhes. Primeiro, que eles não apresentam nada de novo para resolver a situação caótica em que se encontra o sistema penitenciário brasileiro e a crescente onda de violência que graça neste país. Não podemos ficar como estamos.
Claro que a reforma do sistema penitenciário se faz urgente e necessária. Evidente que a função do sistema deva ser, na medida do possível, a recuperação do preso para a sociedade. Claro que o sistema deve manter os presos ocupados, trabalhando, estudando e sendo vigiados. Mas isso não tem nada a ver com a prisão perpétua ou a pena de morte.
Até porque, a justificativa da possibilidade de haver erro judiciário é praticamente nula. Pelo menos do jeito como a imaginamos. A pena de morte, ou a prisão perpétua, que ora defendemos, só se aplicaria para os casos de prática de crimes considerados hediondos. E, assim mesmo, se o criminoso não fosse réu primário, não fosse reincidente nesta prática delituosa. Só aos reincidentes de crimes hediondos seria aplicada a pena. Além disso, seria, evidentemente, mantida as garantias do amplo contraditório, e todas as demais garantias legais para sua ampla defesa.
Você tem toda a razão. O que não se pode é continuar com esta injustificável omissão e essa inexplicável lerdeza das autoridades para discutir, com especialistas e toda a sociedade organizada, os caminhos para as reformas que se fazem necessárias no âmbito da questão da violência, a começar pela reforma da legislação constitucional pertinente..
E que reformas seriam essas? A reforma do judiciário, a reforma do sistema penitenciário, a reforma política, e, por fim, a reforma econômica, dentro de um projeto global de mudanças, que tenha como suporte a ética e a moral.

Puxa, cara! Você falou e disse! Não vai me dizer que também é candidato? Sai fora, meu rapaz! Eu estou apenas prestando minha colaboração, como cidadão brasileiro. Confio muito e espero que essa juventude que aí está, assumindo o nosso país, de jovens advogados, procuradores, promotores de justiça, juízes, administradores, economistas, médicos e, até, políticos, possam tomar as rédeas deste país e recolocá-lo nos verdadeiros trilhos.

Domingos Oliveira Medeiros
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui