Usina de Letras
Usina de Letras
92 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62260 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10376)

Erótico (13571)

Frases (50652)

Humor (20037)

Infantil (5449)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140814)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6202)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Os Ladrões de Bagdad... -- 29/03/2003 - 09:38 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em 2003?!... E muito mais adiante se verá... Infelizmente...
 
OS LADRÕES DE BAGDAD...
 
Aí vão um burrico e três juvenis sorrisos, vida a caminho de um destino sem futuro, indiferentes à blindada pressão da democracia americana, em Bassorá, primeira das cidades mártires no longínquo Iraque, sob a funesta e mais cruel das tragédias humanas: a sede, a fome e o horizonte coberto de metralha. A breves dias o empestamento marcará o decisivo e incontornável passo da morte. Mais valeria a explosão fulminante que levasse memória e tudo. Viver tão dantesco inferno espiritual entre as cinzas do amanhã, sugere-me o emparedamento da alma de indivíduos onde as lágrimas do corpo secarão de vez.
 
Velhos, adultos, jovens, crianças, povo concreto de sobrevivência chã, ciclo existencial que se ergueu em suores frios para usufruir a benesse da vida, caramba, após suportar as grilhetas de uma ditadura militar inqualificável, soçobra sem remédio ao mortífero engenho de B+B, os tais líderes hodiernos cuja técnica cirúrgica, acobertada na humanidade das palavras, traduz e transcende o crime sem perdão em gestos.
 
Bassorá, Nasiriyah, Najaf, Al Kut, Kerbala e enfim Bagdad, morte, desolação, escombros, percurso fantasmagórico onde ainda resta incólume a "estátua da
 
liberdade iraquiana", punho vitorioso em sangue e símbolo de perversidade onde o humano atinge as raias do inadmissível a preço algum, Saddam Hussein, cuja cabeça real ainda não foi posta aos pés de Bush e de Blair, os incapazes de uma outra solução mais eficaz e coerente.
 
A indústria da morte está aí, globalizande, bem ao jeito do modelo económico que o ocidente adoptou como meta ideal, sem nacionalidade, a enlutar o mundo de lés a lés.
 
E lá seguem o burrico e três juvenis sorrisos, acossados pela inexplicável teoria de três seres humanos que encabeçam milhões de indivíduos, tríplice aberração que se assume dona do trono do mundo. Entretanto o século XXI, tempo aberto em promessas de luz, não logra a dealba e afunda-se na escuridão da alma dos homens e das mulheres de boa fé.
 
O invisível dedo de Truman galga o tampo da secretária em direcção ao botão letal e total... Aguarda... Logo que a conta secreta ascenda aos necessários milhares de sacos fúnebres que regressarão à América... O grotesco torneio da soldadesca acaba. Acabará? Onde irão os "BB" meter a cara?
 
O burrico e os três sorrisos juvenis terão porventura chegado bem?... Aonde?!
 
Torre da Guia
 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui