Usina de Letras
Usina de Letras
67 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62314 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pseudo Nacionalismo -- 07/07/2002 - 22:39 (G.H.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pseudo Nacionalismo

(por G.H.)



É em época de Copa que vemos a maior mobilização social de todos os tempos . Desde idosos e até bebês , que nem tem noção da “grandiosidade” do tal evento , todos com suas bandeiras e camisetas vangloriando o nosso deus : o Futebol .

Este , porém , não é um manifesto contra o futebol , mas uma crítica (interprete-a como construtiva ou destrutiva ...) em pró ao Nacionalismo . É comum ver todos dizendo “a seleção é a pátria de chuteiras !” . Nunca ! Falar essa frase é como dizer , “vivemos de futebol e isso já nos basta” . Um grande erro , mas tal erro é aproveitável para outros . Lembre-se “o futebol é ópio do povo”.

Onde está a grande mídia , divulgadora de mortes de companheiros de trabalho (e fazendo pouco caso dos João , José e Maria , que morrem todos os dias indo para seu digno trabalho) , promovedora de campanhas de “Basta à Violência” (e a violência está sendo cada vez mais gerada pela intensa massificação de propagandas milionárias que fazem os miseráveis ter uma falsa esperança) e que dão aos candidatos cada vez mais falsas pesquisas onde fica mais do que evidente o objetivo de manipulação de voto (seria o voto de cabresto ???) , sem dúvida nenhuma estava cobrindo a chegada da tal “Pátria de chuteiras” ...

A mesma febre de patriotismo , inspirada pela Seleção Brasileira de Futebol numa Copa do Mundo , já foi usada para desviar os olhos do povo em uma situação crítica . Médici já recebeu , em 1970 , a Seleção campeã , em comemoração de gala . A imagem de Médici escutando os jogos num radinho de pilhas fez a seu índice de aprovação saltar para 70% ! Esse mesmo presidente fez grandiosos estragos na economia com seu “Milagre” e exilou - tanto como “fez sumirem” - muitos inocentes .

Será que depois , quando acabar a febre pentacampeã , continuaremos dando valor aos produtos brasileiros , à cultura brasileira ou ainda vamos comprar milhões de discos das “Britney’s” ? Prestaremos atenção nos deslizes de nossos governantes ou vamos voltar aos nossos “Campeonatos Brasileiros”? Será que vamos fazer como em época de Copa e fazer jus à nossa bandeira ?

É , parece que realmente só de futebol vive nosso povo . Uma minoria , talvez condenada como “não-patriota” porque não assistiu às madrugadas os jogos , continue tentando colocar nas cabeças dos que acordaram às três horas da manhã , a verdade . Faça parte da minoria , assista aos jogos do seu time mas não deixe que essa rotina tome conta das coisa de grande valor , como o simples ato de ler o jornal , buscar saber se o seu candidato é tudo aquilo que se passa nos comerciais , ou seja , cumpra com seus deveres e faça valer o hino : “Verás que o filho teu não foge à luta , nem teme quem te adora à própria morte ...”

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui