Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62194 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50600)

Humor (20028)

Infantil (5427)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Convite -- 14/08/2000 - 08:41 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Internet tem dessas coisas. A gente publica uma crónica aqui, outra ali e, de repente, chega uma mensagem sabe-se lá de onde. Alguém chamado Fauth (como será a pronúncia?). Chega de mansinho, com uma conversinha mole, afagando o ego, falando coisas que qualquer cronista quer ouvir (melhor que isto só se fosse em notas de 100). Ele nega, mas aposto que diz isto para todos.

Depois fala de um sítio, diz que é ele quem lá manda, mas que se é bem vindo para mostrar o que se escreve. Depois se arreganha e oferece espaço semanal. Não fora eu convicto da minha condição de espada e já estaria nervoso. Quem será este Fauth que surgiu do nada? Minha mãe sempre disse para não falar com estranhos e eu venho repetindo isto à minha filha. A esta altura da vida, vou cair na conversa de um estranho? Por outro lado, o desafio proposto parece emocionante.

Fui ver o sítio e gostei.

Esta questão de coluna semanal é interessante porque obriga à disciplina e cria um vínculo com os leitores (quem os tem). Há ainda o risco de que alguém leia e o convide para escrever uma crónica semanal em outro sítio. Meu receio é a falta de assunto, ou melhor, a incapacidade de escrever com compromisso. Ocorre que, mesmo sendo iniciante, já sofro do que chamo de veadagem-de-cronista. Quando mais se precisa de um texto, ele não sai. Assunto nunca falta, basta abrir os jornais, mas o texto não sai, ou sai ruim, remendado.

Talvez por ser iniciante, me recuso (sabe Deus até quando) a escrever sobre a falta de assunto ou a dor da criação e outras veadagens do gênero.

Bem, como não estou com esta bola toda, melhor não desperdiçar, aceitar o desafio e agradecer a oportunidade. Quanto à veadagem-de-cronista, estou constituindo uma reserva técnica que evite o chilique no dia da entrega.

Assim, qualquer um que me leia hoje, por favor, volte na semana que vem e traga os amigos. Espero que goste, mas se não gostar, a culpa é deste Fauth. Foi ele quem convidou.


Escrito em 02.08.2000
Publicado na Crónica do Fauth em 07.08.2000 (http://planeta.terra.com.br/arte/fauth/)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui