Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta-resposta a Fernando Lopes -- 18/03/2003 - 16:13 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Felix Maier,

Li um artigo teu no "Midia sem mascara". O artigo é Argos, o Et de 100 olhos. O Et é bem curioso e se interessa muito por politica. Por isso, disparou logo: aqui nao tem candidato de direita nas eleiçoes? Responde o interlocutor: não. Ou melhor: tinha. Mas ela renunciou. Por culpa das falcatruas do marido, que foram exploradas até a ultima gota pelo governo do FhC etc.

Me explique, sr. Felix: o que é ser de direita? Se Roseana Sarney é uma exemplar representante de nossa direita - putz! é melhor mesmo essa direita nao sair da toca.

Roseana nao é de direita nem de esquerda, ao meu ver. Sua familia - Sarney - há mais de 30 anos nao sai do poder no estado do maranhao. Estado com indices de pobreza e analfabetismo absurdos.
37 anos de expoliação. A Caros Amigos mostrou bem isso em uma serie de reportagens. nao foi lorota da imprensa esquerdista. Nao foi só aquela falcatrua do marido. Há um atoleiro de picaretagem nesse governo da Roseana. É so dá uma olhadela nesse estado.

A familia sarney está firme e forte com o lula. Agora mesmo que o estado do maranhao afunda de vez. Eles representam a vanguarda da podridão politica. E sabem que o Lula nao vai fazer nada pra mudar a situação desse Estado pobre e sem interesse nacional.

Politicos de direita no brasil é sinonimo de velho coronel em seu curral eleitoral. Isso na mente esquerdista atrasada.

O sr., é claro, nao tem nada a ver com isso, mas caiu no mesmo erro. Pois filiar Roseana srney como alternativa da direita é dizer: a direita é: oligarcas em seus currais eleitorais.

cordialmente,

Fernando Lopes
La Carretera
tragosyilusion@yahoo.com.br

-----------------------

Resposta (4/11/2002):

Caro Fernando,

Não só eu, você e Argos temos dúvidas sobre o que significa “ser de direita”. Para mim, ser de direita ou de esquerda não significa nada. Hoje, normalmente, os ditos “de esquerda” defendem o aborto, o casamento entre bichas, o que não é defendido, necessariamente, pela ala destra. Roberto Campos já dizia que “a etiqueta de ‘socialista’ ou ‘centro-esquerda’ dá um ar de respeitabilidade a qualquer patife ou imbecil, animais abundantes na praça”. Como eu disse, esquerda e direita não dizem mais nada. Especialmente depois da queda do Muro de Berlim e da dissolução da União Soviética. Acabada a guerra fria, democracias como a nossa, regida por uma Constituição clara (embora frankensteiniana), praticamente não deixa margem alguma para qualquer tipo de experimentação revolucionária, seja ela de direita ou de esquerda. Há regras claras que Lula-laite deverá cumprir, quer queira ou não. Claro, ele poderá fazer um monte de besteiras, nos colocar em uma situação ainda pior do que estamos, com essa dívida monstruosa herdada por FHC, se quiser popularidade imediata.

Mas, como muitos militantes políticos se intitulam “de esquerda”, eles ainda cunham seus adversários como “de direita”. E, é claro, não sei por que dogma, os esquerdistas se consideram a essência do bem, em permanente combate com o mal; consideram-se “progressistas”, embora normalmente preguem um Estado forte, dinossáurico, onde proliferam as centotetas (vacas de 100 tetas) para satisfazer a todos – especialmente com novos comensais no estábulo – caso de Sarney, Quércia etc, Estado esse que acaba não atendendo a contento a população como um todo, já que beneficia a um pequeno número de apaniguados. Exemplo? Os funcionários públicos aposentados, que ganham uma dinheirama em comparação com os aposentados de empresas privadas. Um aposentado do Legislativo ganha, em média, R$ 10.000,00 – assim disse ontem o Senador Mercandante no “Passando a Limpo”, com Bóris Casoy. No Congresso Nacional, um “piloto” de elevador ganha mais do que um corajoso piloto de (car)caça F-5 da Base Aérea de Sta Cruz, no Rio. Resumindo: o povo também não quer saber de esquerda ou direita. O que ele quer é emprego, segurança, educação, moradia e comida no bucho.

Esse é, enfim, o Estado patrimonialista, que temos desde o Descobrimento do Brasil e sofreu pouca alteração até hoje, pois a promiscuidade da coisa pública com a privada continua alta. Dom João VI, quando veio ao Brasil, criou o Banco do Brasil. Porém, quando voltou a Portugal, levou o Banco junto – era uma fila enorme de jumentos carregando ouro e outros bens até o navio. Com o tempo, os caciques e coronéis foram se aninhando na centoteta, onde mamam até hoje – apesar de alguns terem sido desmamados temporariamente nas últimas eleições. Mas eles voltam. Além dessa coronelança ainda atuante, a estrutura administrativa do Estado tornou-se de tal forma paquidérmica, que hoje sangra praticamente todos os recursos da nação. Já tivemos a República das Alagoas, depois a do Pão de Queijo. No dia 1º de janeiro veremos instalada a “República dos Barnabés”. Como você sabe, o PT é formado essencialmente por funcionários públicos, é o Partido da Boquinha, como já disse Antony Garotinho, que governou em co-gestão com aquele partido. É o Estado do funcionalismo público, das estatais, do nacionalismo caolho que até hoje nos deixa na situação de termos que importar petróleo e que, por mais de 20 anos, nos jogou no atraso, quando foi implantada a “reserva de informática”, através da SEI – lembra? As empresas de computadores estrangeiras foram proibidas de se estabelecer em nosso território, ao mesmo tempo que aqui fabricávamos dinossauros já obsoletos quando nasciam, que eram 6, ou até 20 vezes mais caro que o similar estrangeiro, além de apenas serem cópias pirateadas mal-feitas. Criamos, na época, o que eu chamaria de “PC 171” – P de pirata, C de contrabando e 171, conhecido artigo do Código Penal.

Bem, voltando ao assunto “esquerda x direita”, o que observamos hoje é que ninguém mais se apresenta como de “direita”, mas de “esquerda”. Todos os governantes se apresentam como “de esquerda”, têm “programas sociais” de “esquerda”, falam todos com linguajar de “esquerda”. O que Argos viu foi que, ao primeiro sinal de uma candidata, alcunhada pela “esquerda” como sendo de “direita”, esta logo foi estraçalhada pela guarda pretoriana de FHC, para deixar a “esquerda” livre em seu caminho.

Finalizando, Argos observa que FHC teve, como candidato favorito, não o Serra, que pertence ao mesmo partido do Presidente, mas Lula-laite. Você, por acaso, viu o “pas de deux” ensaiado por FHC e Lula, na 1ª charge de Chico Caruso para o Jornal Nacional, no dia 1º de Nov, em que ambos estão dançando abraçados, de faces coladas, namorando, dizendo gracinhas um ao outro? Pois, caro Fernando, aquela charge sintetiza tudo o que eu disse em “Argos” e em “Quatro vampiros na TV” (também disponível em MSM): O CANDIDATO DE FHC ERA LULA!!!

Cordialmente,

Félix Maier


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui