Usina de Letras
Usina de Letras
197 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->13. O CAMINHO DA FÉ -- 14/06/2002 - 05:22 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Ao desdenhar das forças do mal que avassalam a Terra, o homem renega um dos poderes mais perfeitos que a Divindade depositou em suas mãos: o poder da fé no Cristo. Ter fé no Enviado é fundamental para qualquer pretensão de redenção. Quando o homem souber discernir entre agir corretamente e “pecar”, poderá entrever a magnificência de luz que se expande dos ensinamentos cristãos. É longo o aprendizado mas a boa vontade pode superar todas as deficiências humanas, coagindo a procedimento moral, honesto, equilibrado.

O princípio do equilíbrio espiritual baseado na fé em Jesus é virtude rara. Ao se encontrar o homem diante do dilema, deve, sem hesitação, rezar para a glorificação de Deus. A oração redime, a fé aproxima e o homem adquire o poder do equilíbrio. Através desse equilíbrio de cada um, a Divina Providência insuflará na sociedade humana vibração de amor de elevado nível, com potencialidade regenerativa muito avançada. Tudo ficará mais fácil para a redenção.

Agora, quando os homens ainda rastejam insatisfeitos com a vida, desejando usufruir cada minuto em pleno prazer material, essa perspectiva ainda é remota. Urge, portanto, reproduzir os atos de amor e esperança, para cada vez mais pessoas se fazerem credoras do afeto divino. A cada um se implora que erga os olhos para Deus e busque encontrá-lo em sua luminescência esplendorosa. A fé remove montanhas e não existe entre os homens montanhas bastante altas que não possam ser removidas.

Todo padecimento humano é mesquinho diante do sofrimento incomensurável que se vê nas cavernas obscuras da mente desencarnada. Não se estimulem para decifrar o mistério da dor, não acendam curiosidades para o mal, que se arrependerão amargamente desse ato insensato. Antes, voltem a face para a luz e abnegadamente atendam aos reclamos dos irmãos maiores, que não se cansam de lhes indicar o caminho.

Jesus se encarnou pela salvação de todos. Que cada um pense na verdade suprema que se contém nessa frase. Estejam atentos para isto: vocês foram o móbil que levou Jesus ao sofrimento da carne. Por vocês, padeceu os suplícios imensuráveis da dor de consciência lúcida e, por isso, mais abrangente, mais aguda, mais terrível.

Não perscrutem os desígnios da Divindade. Desprendam-se de seu orgulho baseado no poder de seu cabedal de pequenos conhecimentos. Estabeleçam como premissa de todos os raciocínios que a fé redime e que só comportamento moral ajustado aos ensinamentos evangélicos poderá promover sua salvação. Estendam esse manto de amor ao seu semelhante. Procurem conviver em paz fraternal com todos os homens. Socorram os que clamam por vocês. Suportem as dores morais provocadas por aqueles que os ofendem. Sublimem as paixões e realizem em vida os ideais do Cristo. Não deixem para depois o que podem executar agora. Aos homens de bem está reservado trabalho de extraordinário mérito. Antes e acima de tudo, no entanto, cabe a cada um provar que merece a confiança dos espíritos maiores. Essa prova é diuturna e tem de ser incansável.

Ao se preparar para a vida, o espírito deve assumir com responsabilidade os encargos que lhe são destinados. Essa responsabilidade advém do compromisso que cada ser necessariamente tem para com o próximo. Ninguém é uma ilha. Todos somos irmãos cooperando na obra comum do Senhor. Aceitar com o coração conformado e seguro o trabalho é o início sagrado da ascensão ao Bem Eterno.

Só alma equilibrada por procedimento sadio estará apta a enfrentar o extenuante labor. Acreditem nisso e predisponham-se ao serviço, certos de que serão recompensados, adquirindo créditos junto à justiça de Deus. Armazenem forças e adquiram atitude sábia diante da existência. Pautem seu procedimento pelas luzes emanadas das mensagens dos espíritos (sem confundi-las com as comunicações dos obsessores ou com as mistificações dos encarnados). Esses preceitos que tão mansamente lhes estamos solicitando não são de pequena valia.

Cabe esclarecê-los quanto às dificuldades de seu cumprimento, diferentes para cada um, mas sempre presentes. Dúvidas mil lhes surgirão nas mentes desacostumadas a pensamentos de ordem moral. Hábitos de há muito arraigados deverão ser sumariamente esquecidos. Seu entendimento errará entre solicitações de diferentes espécies e procedências. A tudo, porém, devem colocar o obstáculo da fé, arma poderosíssima contra qualquer assalto dos criminosos que vilipendiam o evangelho. E essa fé não pode ser cega. Tem de ser cultivada através da meditação, do estudo, do discernimento proveniente do amparo de luz que os irmãos mentores instituíram nos livros sagrados do espiritismo. Atentem para essas dificuldades, irmãos, e estejam preparados para a obra do Senhor.

Quem correr em auxílio do próximo, estando seguro de sua capacitação moral e dos recursos de fé disponíveis, amparados, portanto, pelos guias espirituais, não estará realizando trabalho de pequena monta, mas de excelsa magnitude. Reúnam-se em centros espíritas e confortem-se uns aos outros. Atendam a quantos lhes pedem asilo, alimento, agasalho. Mas estendam a mão aos que têm os lábios selados, embora sofram angustiadamente. Saibam compreender os que têm fome de justiça e de amor e estudem a possibilidade de mitigá-la, onde estiverem. Saiam em pregação evangélica por meio dos instrumentos do século. Atentem para as forças poderosas dos veículos eletrônicos. Não deixem que os maus, os desonestos, os poderosos da matéria se assenhoreiem da inteligência disseminada pelos lares. Adentrem vocês mesmos esses lares e façam desde já extenso plano de atendimento moral, do despertar para a luta em prol da salvação. Estejam atentos para que não seja um só a concentrar carismaticamente a atenção de todos, mas distribuam eqüitativamente o serviço, de modo que somente a Jesus os homens tenham por objetivo de suas vidas.

Quem tiver fé no coração deverá pregar por bem da doutrina espírita, elevando, desse modo, a humanidade, evitando o mais possível os conflitos que os homens estão de há muito programando. Armem-se os homens de conhecimentos evangélicos, para que venham a proceder com equilíbrio. Disseminem-se os conhecimentos. Constituam-se grupos de pregadores virtuosos para a peregrinação santa. Não duvidem vocês mesmos da necessidade de tal trabalho e procedam assim. Somente desse modo se evitará a catástrofe que se aproxima. É hora de levantar a bandeira da fé e organizar os exércitos da paz.

Aos homens de boa vontade está destinada intensa vida de realizações espirituais. É preciso reaver os tesouros perdidos. É preciso voltar à vida simples do equilíbrio físico e moral, para que o homem se reerga perante as forças do universo. Quem estiver pronto, que comece já; quem se julgar com forças deve desataviar-se das roupagens leves que a sociedade impõe e trajar os pesados uniformes do procedimento consciente e são. Não hesitem. É chegado o momento. Vibrem em uníssono os corações e empunhem a bandeira do Cristo nessa revolução de amor que os espíritos maiores estão insuflando-lhes nas almas. Acabem com a volúpia material, com as férias contínuas que os prazeres carnais propiciam. Aprendam a economizar para que o sortimento cresça e possam distribuir, com eqüidade, os bens acumulados. Reneguem o egoísmo e ajam por amor ao próximo. Chuva de bênçãos especiais está reservada aos soldados da fé. Coragem, amigos! Saibam que Deus vela e ampara a todos os que com ele se comprometem.

A Terra renascerá das cinzas e só os bons sobreviverão.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui