Usina de Letras
Usina de Letras
262 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->11. O CAMINHO DA PRECE -- 12/06/2002 - 06:10 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Inteligente atitude do homem será fazer desabrochar seu coração, no sentido da percepção dos bens advindos da prece. A prece é necessidade inadiável: ou o homem passa a orar com amor, pelo amor do próximo, ou desenvolverá maus hábitos, que o arremessarão nas profundezas das cavernas espirituais. Amar o próximo é objetivo que deve nortear o procedimento humano e deve estar presente nas preces.

Quem ama o próximo não falece grandes padecimentos. Quem trabalha pelo próximo não é renegado pelos amigos da espiritualidade. Deus vela e ampara a todos os que têm no próximo figura de mesma estatura moral. A elevação do próximo pelo auxílio solicitado promove a elevação de si mesmo.

Vocês, que não podem julgar com todo o discernimento a justiça divina, não se desesperem, pois têm à sua disposição a fé que se transfigura em luz, quando oram pela redenção de alguém.

Orar é, pois, o princípio da fé na verdade eterna. Quem tem fé está perto de Deus. Quantas vezes os homens pretendem alçar sua espiritualidade em direção da luz espargida no Céu e não encontram o caminho. No entanto, é muito fácil: basta que a oração lhes saia imaculada dos lábios, do coração.

Quem ama o próximo e reza por ele está procedendo condignamente e condizentemente com os princípios evangélicos. Jesus orou muito pelos homens, pedindo a proteção do Pai. Jesus ensinou aos homens prece inspirada, plena de luz de magnitude excelsa. A oração ao Pai é em si ato de amor. Orem muito. Repitam constantemente a mesma oração. Criem o hábito. Estabeleçam ato reflexo de amor, de forma que seu procedimento se ajuste à oração, inconscientemente.

Orar é prever o infinito bem da humanidade. A prece redime das falhas humanas, grandes e pequenas. A contrição leva ao arrependimento e o arrependimento é tomada de consciência e preço que se cobra pelos erros. Quem se arrepende com sinceridade renega o pecado e se propõe a não repeti-lo. Se repetir, deverá novamente passar pela mesma estrada trilhada anteriormente, pois se apagou da lembrança o voto feito. O arrependimento é demonstração de lealdade para com a alma. O homem que se arrepende e não repete a falha recebe a benignidade dos espíritos de luz, de sorte que progride moralmente e se predispõe para a salvação. É a oração o instrumento hábil para o arrependimento. Rezem muito, irmãos, e não vacilem ao trilhar a senda do arrependimento.

Esta mensagem vem ao encontro das preces de muitos que pedem a redenção da humanidade, temerosos da sorte do planeta. Mas como atendê-los, se a humanidade peca sem noção do próprio pecado?! As águas límpidas da superfície, muitas vezes, escondem feio lodo no fundo. Basta orar, e os homens não oram, porque pensam que tudo podem. Uma vez exaurida sua capacidade de percepção do mal, tudo se permite aos corações empedernidos. Os crimes crescem, a descrença aumenta e o sofrimento se espalha. Muitos inocentes pagam pelos pecadores.

A redenção advirá do trabalho sério de cada um. O esclarecimento inicial, no entanto, cabe aos que retêm maior cópia de bens espirituais. Não menosprezem suas forças e apliquem-nas ao auxílio. Ensinem a oração do Pai àqueles que se encontram desorientados. Não permitam que sua vontade ceda às pressões dos que não enxergam a luz. Robusteçam sua crença e orem vocês mesmos com bastante fé.

Ao percorrer as fileiras das amoreiras em flor, o homem tem a sensação de que tudo na vida é belo, é róseo, é cheiroso. A ilusão da felicidade dos outros nasce de impressões falsas. Na verdade, se se ora com amor, não quererá isso dizer que todos saibam elevar em preces seus corações amargurados. É preciso empunhar a tocha e levá-la ao fundo da caverna, para que sua luz, ora intensa, ora bruxuleante, possa clarear os espíritos que tremem na escuridão.

O trabalho, irmãos, urge. Saiam de seu retiro seguro e enfrentem a intempérie. É chegada a hora. Arregacem as mangas e ponham mãos à obra de Deus. Muitos são os chamados mas poucos os escolhidos. Sobracem com altanaria o evangelho e não temam enfrentar os desacertos do mundo. A Divindade solicita o seu empenho. Principiem, é certo, pelo seu lar, mas estendam as mãos em socorro do vizinho desconsolado, do amigo enfezado, do irmão desorientado. Não atendam aos reclamos dos que desejam envolvê-los nos crimes. Antes, ofereçam-lhes o amparo da fé e ensinem-nos a orar. Dediquem-se a esse sacratíssimo ministério que receberão ajuda espiritual. Quem atingir alto grau de pureza através da oração conseguirá créditos de compreensão e adquirirá inteligência superior, capaz de percepções muito sutis, através das vibrações intensas do amor. Esse envolvimento se tornará cada vez mais amplo, até que nações inteiras sejam capazes de redenção coletiva. Nesse momento, a humanidade estará salva.

Orem, irmãos!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui