Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Governo fascicomunista no Rio Grande - Parte II -- 03/07/2002 - 10:46 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em continuação à primeira parte de "Governo Fascicomunista no Rio Grande" segue, abaixo, artigo-denúncia de Graça Salgueiro. Quem quer que se apresente como uma pessoa democrática, que respeita os contrários, deverá também colocar seu nome na lista dos abaixo assinados.



E o Observatório da Imprensa, o que diz a respeito?



---------



“PELA LIBERDADE DE IMPRENSA E PELO ESTADO DE DIREITO



Graça Salgueiro



Uma sociedade democrática baseia-se no pluralismo, na tolerância, no respeito às leis e no comprometimento com o bem-estar de todos os seus membros. Se os seus pilares estão ameaçados, é todo o edifício que pode ruir. Há, portanto, coisas sobre as quais não se pode transigir, sob pena de comprometermos o nosso futuro.



O atual governo e o seu partido têm pautado suas ações por uma longa série de perseguições e processos contra jornalistas e intelectuais. Inclusive organizações, como a OEA, têm assinalado que nossa liberdade de imprensa padece de problemas delicados. Uma sociedade na qual a liberdade de imprensa é suprimida ou grandemente restringida torna-se uma sociedade escrava, e nela a intimidação converte-se em regra. Quando os meios de comunicação passam a policiar-se, a liberdade de cada um está comprometida. De nada adianta alardear a palavra “cidadania” como marca de um governo e de um partido, se essa palavra estiver inteiramente comprometida com um uso ideológico, que visa apenas dar respaldo a uma forma autoritária de dominação. Conclamamos, isto sim, pelos verdadeiros direitos dos cidadãos, como as liberdades públicas, a paz e a segurança, nas cidades e no campo. Presenciamos algo novo na história do Rio Grande que, por suas tradições de bravura e coragem, não pode aceitar a paz que se impõe pelo cerceamento das liberdades.



De outra parte, uma funcionária de Diógenes de Oliveira, envolvida com o financiamento do PT via Clube de Seguros da Cidadania, é ameaçada de morte. Ela é então forçada a abandonar o Estado sob a proteção da Polícia Federal, pois não mais crê nas instituições gaúchas. Suas declarações e os documentos apresentados mostram a necessidade de continuação da CPI da Segurança Pública. Melhor, exigem que esses trabalhos sejam retomados com a firmeza e a perseverança daqueles que buscam a verdade. O PT alega ter pautado suas ações passadas na defesa da ética na política. Quando mais não seja por um mínimo de coerência, deveria abandonar sua postura de tudo denegar. Por muito menos, membros de outros partidos foram exaustivamente investigados na área federal. Os fatos são graves e exigem apuração isenta. Afirmações de que se trata de um conluio da direita ou de transações entre particulares seriam risíveis se não fossem proferidas por altos dignitários do partido. A ética não tem cores partidárias, mas repousa em um comprometimento imparcial com a coisa pública e com o bem de todos os cidadãos.



Os signatários estão profundamente preocupados com a situação atual do Rio Grande. Também estão conscientes de que o silêncio pode significar a submissão. Por isso, se vêem na obrigação de manifestar-se publicamente em favor do respeito às liberdades democráticas e em defesa da ética na política.



Denis Lerrer Rosenfield; Paulo do Couto e Silva; Jair Krischke; Fernando A. Lucchese; Sérgio da Costa Franco; João Carlos Brum Torres; Fernando Gay da Fonseca; Políbio Braga; Flávio Fereira Presser; Gilberto S. Pires; Percival Puggina; José Antônio Giusti Tavares; Kathrin Rosenfield; Diego Casagrande; Fernando Albrecht; Nelson Boeira; Guilherme Socias Villela; Ruy Lopes; Luis Millman; Magda Brossard Iolovitch; Hélio Gama; Themis Reverbel; Francisco Araújo do Santos; Eduardo Dutra Aydos; Érico Valduga; Flávio Del Mese; Jandira Feijó; Marisa Abreu; Maria Isabel Knijnik; Ronald Hillbrecht; Nestor Hein; Abrahão Finkelstein; Fernando Schüller; Paulo M. de Moura; Valério Rohden; Ronaldo Moreira Brum; Ney Gastal; Newton Arones; Joaquim José Xavier; Joel Nogueira; Abílio Baeta Neves; Carlos Alberto Reis Lima; Luiz de Miranda; Jayme Copstein; Laury Ernesto Koch; Marcia Sobotyk; Frederico Lanz; Danilo Groff; Odilon Rebés Abreu; Benito Giusti; Pedro Roza Marques; Alexandre Desanti; Carlos MacArthur Alves; Hilda de Souza; Luiz Roberto Ponte; Luiz F. C. Barbosa; Denise Kempf; Nelsir Tesaro; José Antônio Vieira da Cunha; Omar Ferri; Wilson Müller Rodrigues; Newton Müller Rodrigues; Luiz Guilherme Poziomczyk; Luiz Garcia; Fúlvio Araújo dos Santos; Ricardo Ranzolin; Francisco Sérgio Turra; Cléber Benvegnú; Miguel Peracchi Barcellos; Leila Fetter; Mônica Leal; Silvana Covatti; Carnem Handel; Joel Cândido; Miguel Wedy; Abel Dourado; Pedro Ruas, Ségio Bittencourt, Dani Rudnick; Ricardo Ranzolim Fernanda Campagnolo; José Américo Machado; Luiz Hartmann; Alberto Brentano; Ricardo Sondermann; Gilberto S. Machado; Odilon Oliveira; Carlos Roberto Pires Porto; Luiz F. Feijó; Eduardo Estima; Sergio Lewin; Eduardo Logemann; Carlos Smith; Carlos Bidermannn; Carlos Eduardo Chaise; Ana Carla Morsch Cherini;

Pedro Hector Zanette; Fernando D Àvila;Heron de Oliveira; Miguelina Paiva Vecchio; Teldiomara F. da Silva; Tadeu Karczeski; Valdomiro Lima; Marino; Flávio Zacher; Artur Zanella; Alexandre S. Silveira; Gilmar Gaspar Silva; Márcio Ferreira Bins Ely; Sônia D Àvila; Roque Jacoby; Zênia Aranha da Silveira; Marília Freitas Lima; Maria da Glória Cairoli; Maria Helena Linhares; Maria Inês Velho; Nara Pereira; Mara Berta; Mariana Sperotto; Maria Luiza Eichenberg; Renan Proença; Carlos Rivaci Sperotto; Paulo Afonso Girarde Feijó; William Ling; Dep. Fed. Adolfo Fetter Junior; Dep. Fed. Airton Dipp; Dep. Fed. César Schirmer; Dep. Fed. Darcísio Perondi;Dep. Fed. João Augusto Nardes; Dep. Fed. Julio Redecker; Dep. Fed. Luiz Carlos Heinze; Dep. Fed. Mendes Ribeiro Filho; Dep. Fed. Nelson Proença; Dep. Fed. Osmar Terra; Dep. Fed. Telmo Kirst; Dep. Fed. Yeda Rorato Crucius; Dep. Fed.Osvaldo Biolchi; Dep. Fed.Wilson Cigmachi. Dep. Adolfo Brito; Dep. Adroaldo Loureiro; Dep. Alexandre Postal; Dep. Befran Rosado; Dep. Bernardo de Souza; Dep. Carlos EduardoVieira Cunha; Dep. Cezar Buzatto; Dep. Ciro Simoni; Dep. Elmar Schneider; Dep. Érico Ribeiro; Dep. Frederico Antunes; Dep. Germano Bonow; Dep. Giovani Cherini; Dep. Iara Wortmann; Dep. Jair Foscarini; Dep. João Fischer; Dep. João Luiz Vargas; Dep. João Osório; Dep. José Haidar Farret; Dep. José Ivo Sartori; Dep. Luiz Augusto Lara; Dep. Luiz Valdir Andrés; Dep. Manoel Maria; Dep. Marcos Peixoto; Dep. Mario Bernd; Dep. Onyx Lorenzoni; Dep. Otomar Vivian; Dep. Paulo Odone; Dep. Sérgio Zambiasi; Dep. Vilson Covatti; Dep. Francisco Appio; Ver. Alberto Pretto Moesch; Ver. Antônio Hohlfeldt; Ver. Clênia Maranhão; Ver. Ervino Besson; Ver. João Antonio Dib; Ver. João Carlos Nedel; Ver. Nereu D Àvila; Ver. Pedro Américo Leal; Ver. Sebastião Mello; Antônio Britto; Celso Bernardi; Dep. Fed. Germano Rigotto; Ver. José Fortunati; Hugo Mardini; Ver. João Bosco Vaz; Sen. José Fogaça; Odacir Klein.”







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui