Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->UMA FAISCA NO FIM DO TÚNEL -- 12/03/2003 - 09:41 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Oi

Andei meio parado com as cronicas nestes dias pois estive dedicado a escrever contos. Quando volto me defronto com vários temas onde eu poderia dissertar minhas ponderações. Diante de toda essa fartura, me retive a um que me marcou. Hoje estive vendo na hora do almoço o Jornal Hoje, e um Deputado admitindo vários crimes diante de càmaras de televisão. Ë comum vermos os nobres representantes, embora atolados até o pescoço, negarem veementemente, dizendo-se vitimas de injúrias, perseguições, enganos, etc, etc. Mas este não. A cada interrogação de seu inquisidor, respondia um sim.
Puxa vida, que coisa. Poucas vezes na história se viu alguém arrependido diante de milhões de pessoas. Pena que o Jornal Hoje, como toda a programação da Globo é enxuta, pobre em detalhes, boa, mas rápida demais. Aí viu-se pouco, mas o suficiente.
Vejam vocês que a força superior agiu sobre nosso pobre arrependido. Sim foi um gesto que só um tremendo exame de consciência e uma retomada de rumos podem ocasionar. Afinal ali ele estava assinando sua condenação. Vai com certeza ser condenado e pior, perseguido por vítimas e comparsas, embora pra quem chegue a tal gesto, a vida vá-lha pouco.
E o que muda pra nós, simples mortais? Muda muito. É só olhar com um pouco de inteligência para perceber que muita coisa está mudando. Muito chefão está pouco a pouco sendo preso. Quem imaginou seu Ildebrando atrás das grades? Muitos diziam que poderia a terra ficar quadrada, mas as motoserras continuariam decapitando no Acre. No entanto, um grande esquema desmantela-se aos pouco, pela ação de um punhado de gente com interesses nobres. Ë como eu sempre afirmei: temos muita gente boa em todos os lugares, pena que os ruins conseguem aparecer mais.
Um alerta fica para aquele sujeito viciado em corrupção. A cadeia foi feita para ricos também; não é só para preto e pobre, como diz o ditado popular. Entre vários lados bons nisso tudo, um faria um destaque: com tanto almofadinha indo para a cela, quem sabe não melhore as condições dos presídios, afinal os nossos barões não vão querer locais imundos, sem ar, TV a cabo, sauna, telefone celular. Quem sabe fazem até quartos fechadinhos para àquelas visitas particulares.
Por isso, meus amigos encarcerados torçam pela justiça, peçam em suas orações que os graúdos mafiosos sejam trancafiados ai na sua prisão, que sua vida vai ficar dez.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui