Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Olho no lance de 24 de fevereiro de 2003 -- 24/02/2003 - 22:30 (Douglas Lara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Olho no lance de 24 de fevereiro de 2003

A semana começa quente ...

Segudo o publicado nos jornais e revistas, em 21/2, o chefe da missão do FMI (Fundo Monetário Internacional) no Brasil, Jorge Marquez-Ruarte, classificou como muito adequada e necessária a elevação dos juros promovida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central).

Ruarte, ao deixar o Ministério da Fazenda, afirmou que a elevação da taxa é necessária para conter e baixar as taxas de inflação. Ele não quis dizer, no entanto, se a elevação da taxa será suficiente para manter a inflação dentro da meta de 8,5% definida pelo governo.

Ontem (20/2), o Copom elevou de 25,5% para 26,5% ao ano o percentual da taxa básica de juros da economia. Além disso, o BC aumentou o de 45% para 60% o depósito compulsório sobre os depósitos à vista.

Todos sabemos que a inflação é a febre que mostra existir um processo infecioso no organismo país . E, sabemos também que esta infecção é o resultado de um desequilibrio entre os dados conjunturais existentes. Temos conhecimento que o governo está fazendo de tudo para sanar os pontos principais, sendo um deles a chamada reforma da previdência.

Abaixo resumo do que é inflação:
Aumento contínuo do nível geral de preços (ou, em outras palavras, diminuição do valor ou do poder de compra do dinheiro), usualmente medido por uma taxa percentual anual ou mensal. Manter a inflação baixa é um dos principais objetivos econômicos da maioria dos governos, pois embora não esteja definitivamente comprovado que a inflação prejudique o crescimento econômico, ela causa vários outros efeitos indesejáveis. Em primeiro lugar, penaliza aqueles que possuem dinheiro em espécie (não-aplicado como investimento ou capitalizado) e que vivem de rendimentos fixos. Em segundo lugar, pode distorcer a distribuição ou alocação de recursos, alterando os preços relativos, inclusive as taxas de juros reais (que são as taxas nominais menos a taxa de inflação prevista) e as taxas de câmbio. Isso também pode estar associado a uma redistribuição da renda e da riqueza entre credores e devedores, uma vez que os juros pagos após a inflação são menores que os previstos (em termos reais) antes dela. Os níveis dos impostos também podem resultar distorcidos. Em terceiro lugar, pode haver desorientação quanto aos preços: os consumidores passam a ignorar o preço real de mercado de produtos consumidos com menor freqüência. Finalmente, a inflação pode encarecer tanto os produtos de exportação quanto os produtos que competem com as importações, o que afeta o equilíbrio entre exportação e importação, geralmente obrigando o governo a desvalorizar a taxa de câmbio para preservar a balança comercial. Entre as explicações econômicas das causas da inflação está uma teoria monetarista conhecida como teoria quantitativa da moeda, segundo a qual a inflação ocorre devido à quantidade de dinheiro em circulação, que aumenta em ritmo mais rápido que a produção agregada. Como forma de reduzir a inflação, os monetaristas sugerem controle rígido da oferta de moeda, tendo como possível conseqüência um aumento prolongado dos índices de desemprego. Um segundo tipo de explicação se baseia diretamente na teoria keynesiana da determinação da renda. Para os adeptos desse modelo, a inflação surge quando a demanda agregada de bens e serviços excede a oferta, geralmente como resultado de erros nas políticas monetárias ou fiscais. Um terceiro modelo explicativo, oposto ao anterior, também deriva da análise de Keynes. Segundo esse modelo, não é o aumento da demanda que determina o aumento de preços e sim os custos que os impelem para cima: a elevação dos preços de importação ou do preço de algum dos componentes da renda doméstica (mais comumente, os salários) leva a uma espiral preços-salários (os custos fazem aumentar os preços, que fazem aumentar os salários, que aumentam os custos, e assim por diante). Políticas governamentais de regulação de preços e salários, anteriormente empregadas no combate à inflação (orientadas segundo os modelos keynesianos), foram mais recentemente substituídas por políticas mais indiretas (fiscais e monetárias), consideradas menos lesivas aos mecanismos do mercado que regulam o abastecimento da economia. Alguns países em desenvolvimento, principalmente na América Latina, apresentaram nas últimas décadas taxas crescentes e extremamente altas de inflação: elas foram atribuídas a desequilíbrios estruturais associados ao rápido desenvolvimento e/ou a outros fatores mais específicos, como o endividamento do Estado e a excessiva elevação do nível de importações quando não seguidos pelo aumento das exportações, levando assim à desvalorização da moeda. (Nova Enciclopédia Ilustrada Folha).

Não resta duvida que temos que remover tudo que possa causar ou aumentar a febre que vem mostrando sinais de estar viva> Portanto a infecção ainda permanece e tem que ser curada.


Douglas Lara,
é editor do jornal eletrônico Acontece em Sorocaba
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui