Usina de Letras
Usina de Letras
288 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->1350-1600 História da Literatura Alemã - Pré-alto Alemão -- 29/06/2002 - 22:33 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






















Literatura do Pré-alto Alemão

Por Manuel Tenschert·



Renascimento – Renascença.

Fundamentos históricos.

Formas literárias.

Expoentes.



1. Renascimento e Humanismo



A Renascença e o Humanismo foram movimentos europeus, iniciados principalmente na Itália. Foram movimentos adversários dos escolásticos e da então predominante autoridade da Igreja. A.E.:Verbete: renascença 3. Movimento artístico e científico dos sécs. XV e XVI, que pretendia ser um retorno à Antiguidade Clássica.

A Renascença divide-se em três períodos:·



A Renascença precoce (1420-1500) ·

A alta Renascença (1500-1533)·

O ocaso da Renascença (1533-1600)



O Humanismo e a Renascença tratavam do renascimento do ideário dos antigos.

“O homem é a medida de todas as coisas”

O ideário dos antigos desempenhou, também, um grande papel na formação humanitária universal e no desenvolvimento da personalidade individual.



2. Fundamentos históricos



A época da Renascença foi marcada por perturbadores fatos em todas as regiões, por força do slogan “Descoberta do homem e do mundo”. Assim, Colombo descobriu a América em 1492 e Vasco da Gama, em 1498, o caminho marítimo para o oeste da India, chamado “o caminho das Indias”. Por causa do Humanismo vieram novos conhecimentos astronômicos, invenções e mudanças na visão de mundo. Surgiram, também, tendências neo-capitalistas (Fugger), por volta de 1600. Pôde-se, também, perceber uma ampla divulgação de livros, cuja fabricação a custos favoráveis foi possível através da impressora com caracteres móveis de Gutenberg (1445).



3. Formas literárias.



Muito divulgada foi a canção mestra, derivada da trova ou poema lírico palaciano. Também a canção popular gozou de ampla divulgação, iniciada com a trova popular.Foram escritos romances heróicos, cavalheirescos e de aventuras. Nessa época surgiram também fábulas, novelas, contos burlescos e humorísticos.Todos foram publicados na forma impressa. Outras formas dessa época foram as devoções, orações e obtuários. Também foram frequentemente publicadas polêmicas, prosas poéticas, como também, modinhas de carnaval, que tinham temas irônicos como fundamento .

Em seguida, foram escritas as narrativas literárias. Na Renascença, também, foram escritos livros populares. (Historia de D. Johann Fausten, O tolo)



4. Expoentes



- Johannes von Tepl (O agricultor de Böhmen, luta entre o agricultor e a morte)

- Sebastian Brant (O navio engraçado) lançou a literatura humorística naval.

- Johann Geiler von Kaiserberg

- Jakob Wimpfeling

- Thomas Murner

- Johann Fischert

- Hans Sachs (O estudante ambulante no

- Erasmus von Rotterdam foi o maior expoente do Humanismo; ele escreveu críticas situacionais, com delicadíssima ironia. Recusou a radicalização religiosa de Lutero, "Louvor à loucura".

- Ulrich von Hutten (Ele apoiou Lutero, 2ª parte da Carta aos pretensiosos).

- Martin Luther.

Lutero foi um reformista. Em 1517 publicou sua tese, O Novo Testamento Alemão. Traduziu a Bíblia, em 1534, em linguagem compreensível e popular. Publicou, também, folhetos Da liberdade dos cristãos e Da aristocrática nação católica alemã .



Fonte: www.udoklinger.de



Frühneuhochdeutsche Literatur (1350-1600) von Manuel Tenschert · Renaissance · Historischer Hintergrund· Literarische Formen · VertreterRenaissance und Humanismus Die Renaissance und der Humanismus waren europäische Bewegung, welche besonders in Italien vertreten waren. Sie waren Gegenbewegungen zur Scholastik und der damals vorherrschenden kirchlichen Autorität. Die Renaissance unterteilt sich in drei Zeitabschnitte.· Die Frührenaissance (1420-1500) · Die Hochrenaissance (1500-1533)· Die Spätrenaissance (1533-1600) Der Humanismus und die Renaissance gelten als die Wiedergeburt des Gedankengutes der Antike. „ Der Mensch ist das Maß aller Dinge“. In der Antike spielten auch eine allseitig ausgebildete Menschlichkeit und eine individuelle Persönlichkeitsenfaltung eine große Rolle.2. Historischer HintergrundDie Zeit der Renaissance wurde von umstürzenden Ereignissen auf allen Gebieten, durch die „Entdeckung des Menschen und der Welt“ geprägt. So entdeckte Columbus 1492 Amerika und Vasko da Gama 1498 die Seeweg nach Ostindien. Durch den Humanismus bedingt kam es zu neuen astronomischen Erkenntnissen, Erfindungen und Weltbildveränderungen.Es entstanden auch frühkapitalistische Tendenzen (Fugger) um 1600. Es konnte auch zu einer Weiterverbreitung von Büchern kommen, da ein kostengünstigere Herstellung möglich war, durch Gutenbergs Buchdruckmaschine mit beweglichen Lettern (1445). 3. Literarische Formen Weitverbreitet war der Meistersang, der aus dem höfischen Minnesang entstanden war.Auch das Volkslied erfreute sich einer weiten Verbreitung, es ist aus der niederen Minne entstanden.Geschrieben wurden hauptsächlich Helden-, Ritter- und Abenteuerromane. Zu dieser Zeit entstanden ebenfalls Fabeln, Novellen, Schwänke und Fazetien. Diese sind in gesammelter Form herausgegeben worden. Weitere Formen dieser Zeit waren Andachts-, Gebets- und Sterbebüchlein. Auch kam es häufig zu öffentlichen Streitgesprächen, sowie Fastnachspiele, welche meistens ein spöttisches Thema als Grundlage hatten. Des weiteren schrieb man Narrenliteratur (Till Eulenspiegel).In der Renaissance wurden auch viele Volksbücher verfasst (Historia von D. Johann Fausten, Die Schildbürger).4. VertreterJohannes von Tepl (Der Ackermann aus Böhmen, Streit zwischen Ackermann und dem Tod) - Sebastian Brant (Das Narrenschiff, löste Narrenliteraturflut aus) - Johann Geiler von Kaiserberg - Jakob Wimpfeling - Thomas Murner - Johann Fischert - Hans Sachs (Der fahrende Schüler im Paradies, Das Kälberbrüten, Das heiße Eisen) - Erasmus von Rotterdam (Er war der bedeutendste Vertreter des Humanismus; er schrieb Ständekritik, schrieb mit sehr feiner Ironie. Er lehnte Luthers religiöse Radikalisierung ab, Das Lob der Torheit) - Ulrich von Hutten (Er unterstütze Luther, 2. Teil der Dunkelmännerbriefe) -Martin Luther (Luther war Reformator, 1517 veröffentlichte er seine Thesen, Das Neue Testament Deutsch. Er übersetzte die Bibel um 1534 ins Deutsche in eine „allgemein verständliche Sprache“.Er veröffentliche ebenfalls Flugschriften Von der Freiheit eines Christenmenschen und An den christlichen Adel deutscher Nationen)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 2604 vezesFale com o autor