Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->CRESCEMOS COM TRÊS GOLS -- 10/03/2003 - 13:01 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Quando Petit marcou o último gol na final do mundial, um marco importante da história do Brasil se iniciava então. Independente do resultado e da forma como aconteceu, aprendemos à perder, e ainda aprendemos a crescer na derrota. Foram momentos em que pode-se perceber um crescimento no conceito brasileiro de competição. Até então, a equipe brasileira de futebol tinha obrigação de ganhar todas. Quantas vezes grandes treinadores e atletas foram julgados e condenados por terem voltado pra casa com terceiro, quarto ou quinto lugar. Outros esportes nunca foram valorizados por não serem competitivos como o futebol, no àmbito mundial.
Crescemos muito, passamos de inconformados com derrotas à valorizar outras colocações além da primeira.
Essa valorização da derrota é fundamental para o crescimento do ser humano em si. Em nossa vida é comum encontra-mos pessoas que são eternos derrotados. Alguns iniciam a batalham com todo fólego, mas entregam-se diante de dificuldades comuns a ousadia. Outros nem iniciam com medo de um fracasso e preferem mal dizer à ousadia. Mas sempre tem os iluminados que mesmo em uma casa de sapé, tem coragem de erguer a cabeça e bem dizer. O primeiro lugar tão sonhado por todos, custa muitos últimos lugares. Fazer um planejamento para vencer, é interpretado como ignorància. Um trabalho à longo prazo é para derrotados. Como diria o teólogo: `É preciso deixar de ser galinha e encontrar a águia que esta dentro de nós". Vencer é vencer fracassos. Lutar é ter consciência do perder. Afinal o que é vencer? Quando todos tinham a certeza do penta, vimos diante de nós um grupo de perdedores, que venceram vaidades e chegaram em segundo. Qual o problema disso? Quem sabe daqui a pouco uma classificação para um mundial seja motivo de comemoração. Quantas lições na derrota.
Quem sabe agora vamos começar a conviver melhor com derrotas, principalmente aprendendo avalia-las melhor, e aí o time de handebol que sempre leva goleadas nas olimpíadas vai ser valorizado por ter chegado a ela.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui