Usina de Letras
Usina de Letras
100 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62208 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->O VENDEDOR -- 04/11/2000 - 01:55 (Daniel Fiúza Pequeno) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O vendedor



Autor: Daniel Fiuza
02/10/2000





Numa favela da zona sul de São Paulo, morava Valdemar... - Digo morava! Porque depois do acontecido que vou contar, o moço acima citado se mandou de Sampa com sua família e nunca mais foi visto. Valdemar chegou por aqui no final dos anos 70. Logo depois da copa do mundo, aquela onde o Brasil jogava o melhor futebol e foi tricampeão. Ao chegar na rodoviária o rapaz teve logo sua parca bagagem roubada, pois aceitou que um carregador desconhecido a levasse de graça... Foi aí que Valdemar jurou nunca mais ser enganado e desconfiar sempre de qualquer coisa muito fácil. Como todo nordestino sem qualificação, ele foi trabalhar na construção civil, e por lá foi aprendendo o serviço e melhorando o seu salário. Tudo que ganhava o rapaz botava na poupança, se privava de tudo para poder juntar um dinheirinho e comprar um terreno para construir sua casinha. Um dia Valdemar foi a uma festa na casa de um amigo e conheceu Simone. Simone era uma baiana de feira de Santana, muito aprumadinha, e ao olhar para ela Valdemar gamou... Foi amor a primeira vista...E a recíproca foi verdadeira. Oito meses depois, Valdemar e Simone se casaram, e começam a viver na favela que já falei acima. Simone trabalhava numa fabrica de brinquedos e ganhava pouco mais que um salário mínimo... Valdemar ganhava mais, pois se tornara um pedreiro de mão cheia. Durante vários anos eles guardaram tudo que sobrava, e sonhavam com a casinha própria, pois já tinham um bom dinheiro economizado. Sempre que ia jogar bilhar no barzinho da esquina Valdemar falava aos quatro ventos que tinha essas economias para comprar seu terreno, e construir com suas próprias mãos a sua morada. Foi quando surgiu o terceiro personagem da história... Francisco Leitão... O Chico leite! Chico leite se aproximou de Valdemar e disse que era corretor... E que tinha uma pechincha em Santos... As últimas unidades de terrenos bem perto do litoral... Valdemar se interessou, Chico que já sabia quanto Valdemar tinha guardado, ofereceu o terreno por um preço um pouco menor que o valor da grana do Valdemar... Mas, tinha um porém! O negócio tinha que ser fechado naquele dia uma sexta feira, pois se ficasse para segunda o terreno seria vendido para outro. Para animar o afoito... Chico mostrou uma planta baixo onde estava demarcados vários terrenos e suas localizações. Valdemar se convenceu e deu o sinal... Sacou da poupança o sofrido dinheirinho e deu pro malandro. Ao chegar em casa contou a novidade para a esposa, Simone ficou meio ressabiada, mas nada falou. No domingo o crédulo Valdemar foi ver seu terreno, mas ao chegar no local não encontrou nada...Pensando que errara o caminho pediu ajuda a um corretor local. O moço de santos ao olhar a planta disse rindo para Valdemar: - Que pelas aquelas coordenadas o terreno dele se localizava a cinqüenta quilometro dentro do mar... E que ele fora enganado. Valdemar chegou em casa arrasado... Simone ao saber da tragédia Disse-lhe: – Vá atrás desse cara e traga seu dinheiro de volta, seja homem. Valdemar saiu, ficou varias dias fora, e ao voltar pra casa entrou meio cabreiro. Simone foi logo perguntando: -achou o safado? Desfez o negócio? Valdemar meio sem jeito falou: - achar, achei, mas... Não consegui desfazer o negócio. Mas...O Chico leite me vendeu um barco lindo para eu ir ver meu terreno. Simone muito brava perguntou: - Cadê o tal do barco? - O Chico me disse que ele esta atracado bem na entrada do meu terreno.












Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui