Usina de Letras
Usina de Letras
249 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->6. O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO -- 07/06/2002 - 10:25 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Os impulsos de violência da humanidade resultarão em fracassos cada vez mais assinalados. A violência grassará até certo ponto, até o momento em que os homens, rejuvenescidos pelo evangelho, se dispuserem contra ela de modo eficaz, através do amor, em forma de comportamento moral, espiritual, de total responsabilidade. Quando forças de igual potência se chocarem, sairá vencedora a que estiver amparada pelos espíritos de luz, mensageiros da Divindade. Nesse momento, a paz se estenderá por todas as pátrias de modo definitivo.

Atualmente, travam-se guerras em que os homens se matam em nome de civilização desarvorada. Quando as grandes potências mundiais compreenderem que a aspiração maior do homem é a convivência serena com os ditames da lei de Deus, estarão aptas a estabelecer comportamento de respeito aos direitos de cada pessoa, promovendo o homem na justa medida de suas necessidades psicossomáticas. À vista disso, é preciso, desde já, ir constituindo núcleos de gente interessada em solucionar os problemas de cada comunidade, problemas que estão a exigir atenção cada vez maior dos espíritos que regem o planeta.

Esses espíritos estão preocupados com a degenerescência dos hábitos humanos. Estudam com grande aplicação solução viável, que não seja intermediária, pois o meio-termo será tão-somente trégua para a preparação de calamidades ainda mais extensas. A solução deverá ser definitiva, uma vez que os homens possuem poderes terrenos suficientes para exterminar a vida. E é no coração de cada um, recolhido à intimidade do seu eu, que se encontra a válvula de escape para as grandes crises que se avizinham.

As nossas palavras devem ser entendidas em seu significado exato: ou o homem toma a atitude de reforma completa de seus hábitos, ou a humanidade será lançada em caos que só terminará com a destruição completa do planeta.

Ainda que os recursos de fé da humanidade estejam crescendo em todos os lugares, mesmo assim não são suficientes. Não basta, portanto, demonstrar fé passiva através de orações, de preces coletivas, de rezas universais. Faz-se mister que cada qual reforme o seu interior, sendo capaz de executar serviços de ordem espiritual e de ordem material, no sentido de preservar os bens que Jesus levou em sua peregrinação terrestre e que foram relatados pelos iluminados escritores dos Evangelhos.

A morte do homem abre feridas. Essas feridas não se fecharão tão cedo. Quando a humanidade descobrir que a transição entre as vidas terrestre e espiritual nada significa, ampliará sua visão existencial e passará a reger seu comportamento através de prisma novo, diferente, mais real e verdadeiro.

Não creiam que o processo que estamos descrevendo seja natural. Não. É preciso que cada um assuma a responsabilidade de arrumar a sua casa, as suas prateleiras morais, as suas estantes intelectuais, os seus pertences espirituais. Só assim se conseguirá mundo de paz, de poesia e de amor. Só assim a justiça imprimirá nos corações conforto de fé segura e imutável. Só assim a estrada da vida será percorrida em felicidade. A humanidade estará salva.

Esta mensagem contém verdades muito sérias. Estudem-na com a devida serenidade, com descortino, com discernimento. Façam dela compromisso para o futuro. Não duvidem das premissas metodológicas nela contidas. Atenuem o temor e aumentem a fé, a esperança. Mas estejam atentos para que tudo não se desmorone em virtude de simples acenar de qualquer vantagem carnal. Antes e acima de tudo, estejam atentos para que se realizem, em cada um de vocês, os preceitos do Cristo. Antes e acima de tudo, estejam atentos para a infelicidade martirizante que desvia o curso da vida para desaguar rumoroso em oceano de males e incompreensões.

É preciso ter o espírito sereno, a confiança ilimitada, o coração pronto para ajudar os necessitados. Finalmente, é necessário precaver-se contra as falcatruas dos que, vindos das cavernas do desamor, tentam incitar nas almas ambições espúrias e injuriosas para com a Divindade, em impulso incontido de violência pura, de violência ingênua, de violência sem razão. A essa violência é preciso pôr paradeiro, definitivamente.

Quem quer que tenha um pouco de discernimento evangélico, que corra em auxílio dos demais e leve esse facho de luz doutrinal, que revigora as almas e regenera os tecidos cancerosos provocados pelos crimes.

Abrandem os corações. Desarmem-se. Olhem para os inimigos e vejam quão desorientados estão. Amem-nos nessa desesperança e nesse desalento. Descerrem as cortinas de sua incompreensão. Aceitem-nos de boa vontade que, juntos, vocês poderão adentrar gloriosamente a vida espiritual. O homem se perturba por pouco. A guerra não é inevitável, no entanto. Quem tem o coração firme na fé de Deus saberá suplantar as emoções menos puras e reconhecer o amor de Deus estendido como manto de extraordinária luz por todo o universo. Não caiam em tentação e suportem com resignação e discernimento as provas que lhes estão sendo propostas. Pelo sacrifício atingir-se-á a perfeição relativa que se solicita. Defendam o Cristo e amem-se uns aos outros, como são capazes de fazê-lo por vocês mesmos. A eternidade espera por todos. Façam por merecê-la através dos sacrifícios dos serviços prestados. Atendam aos reclamos espirituais e estejam preparados para o trabalho de Deus, com muito amor, com muita devoção e muito brilho intelectual.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui