Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos--> -- 30/09/2003 - 01:11 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
< font color="669933">

Condensação de um conto de Neio Lúcio
(Santo Desiludido)

Era uma vez um devoto que, a pretexto de evoluir, retirou-se para uma gruta isolada, em plena floresta, ali vivendo apenas de orações.
O povo começou a julga-lo um santo, e tudo o que pretendiam fazer iam consulta-lo, para que as coisas corressem certas. Tanto fizeram que ele passou a julgar-se um santo, e, com a desculpa de ganhar o paraíso pregava o isolamento para todos.
Se era um plano de serviço comercial, dizia logo que estava errado. Que apagasse a sede de lucro e viesse a orar com amor.
Se era uma consulta sobre casamento, comentava que era disparate, e o melhor era consumir o pecado na oração.
Se o consultavam sobre alguma festa de fraternidade, já tinha ele a posição enérgica de que representava uma calamidade.
O melhor para todas as questões era apenas partilhar-lhe os ócios de um adorador e crente, sincero, bastando orar continuamente junto a ele.
Desta maneira, continuou sua pseudo pregação, apagando os sonhos de cada um. Mas um dia ele partiu para a eternidade e, no lugar do céu, foi parar entre os sofredores do espaço, em meio as forças das trevas. |revoltado, quis saber o porque daquilo que lhe acontecia, e foi-lhe então esclarecido que, se não fora homicida vulgar na Terra, era ali identificado como matador da coragem e da esperança de centenas de irmãos.
Plantemos pois, a crença e a confiança entre os homens, entendendo entretanto, que cada criatura segue o caminho que lhe é próprio. Nunca nos esqueçamos de que o ato de desanimar os outros, nas santas aventuras do bem, é um dos maiores pecados diante do Poderoso e Compassivo Senhor.
(Condensado de um conto de Neio Lúcio).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui