Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Uai só! -- 04/03/2003 - 16:17 (BRUNO CALIL FONSECA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cumpadre, nóis aqui nessa perrenguesa danada; vamó dá um jeito nessa nossa vida e mudá pra Oberlàndia?

- Mais que jeito cumpadre? A gente nem sabe conversá direito!

- Cê si engana cumpá Jão! Recente, eu tive lá. Lá na cidade agora ocê só vê fala em Uai. Eu acho até que aquele escritor de Oberaba já deve tá com dó de cutuvelo de tanto o povo de lá falá Uai.

- Larga de sê besta cumpadre. Esse tal de uai deles é onde eles vão tratá da saúde.

- Mió ainda cumpá Jão! Num é disso que nois precisa. A cumadre Tiana tá toda discaderada, a minha muié reclama de constipação. Num é mió a gente mudá logo antes que a gente bate as botas por aqui, sem recurso ninhum?

- Calma, cumpadre. Calma! A situação por lá não anda muito boa. Eu acho prudente a gente ficar morando aqui e contá com a ambulància da Prefeitura para levar nois pra lá. Vamó que chega lá e não tem vaga. Aí o motorista tocá para outro lugar, uai!

- O que acontece por lá, cumpadre?

- Uai, tá fartano médicu, enfermero... farta até empregada pra arrumá as camas, lavá roupa e banheiro.

- Uai, só! Pois acho que nóis deve muda sim! Num tá fartado gente pra trabaiá nessas tal de Uai. E nois aqui, com a Maria Rosa e a Gorete disimpregada, fazendo aqui o que ocê sabe e fais de conta que num sabe.

- Num é assim cumpá Jão! O que farta lá é dinheiro pra pagar salário. A coisa tá tão braba que tem até arrumadeira fazendo curativo.

- Ora, pois! E quem é que fais curativo aqui na roça? Tó cansado de banho de arnica. O menino do Jeromim faleceu de tétano e eu não quero perdê Maria Rosa.

- Lá tem um trem pior cumpá Jão. A mardita da infecção hospitalá.

- Uai, compadre! De tanto conversá, já tó achando que nesse mato tem coelho?

- Bode, cumpá Jão, bode! Tem bode, leão, carneiro, fora os que ficou de fora.

- Cumá assim?

- Eu num sei não, num posso afirma entende?! - Mas desconfio qi é ciumeira... ocê vai entendê com o que eu vó te contá. Uma veis eu fui lá com um papelzinho assinado pelo primo Vardomiro que é vereadó. O novo chefe de lá queria sabê quem era o primo Vardomiro. Eu disse vereadó. O home não acreditava só. O home tava pensando que o Vardomiro "era", entendeu cumpadre?

- Ocê qé muito sabido, me diga cumpá Zé! O povo de Oberlàndia fais tratamento nessas Uai?

- Hum! Neguim mais ou menos bom de grana que naceu lá não fala nem uai. A num sê os mais novo.

- Sabe o que eu acho cumpadre? Eu acho que para esse trem ficá bão tinha que mudá de nome.

- Uai, só! Trem? Num é que já ouvi falá num tal de trem da alegria?

- Cumpadre! Vamo tomá café. Já conversamo muito. Oiá como ficou o meu pauzinho de goiabeira. E vó dizê pró cê que meu canivete tá rui de corte.

- Cê ta é cu medo de não cabê na foia de jorná, num é cumpá Zé?

- Cê é mardoso hém cumpá Jão? O café tá frio. Vó bota o bule no fogão pra esquentá.

- Eu não tenho pressa cumpá Zé.

- Mas o só Ivan tem, cumpá Jão.

- Ah! tá.
A IMAGEM DO ADVOGADO

CONTOS E Cronicas

CONTOS E ESTÓRIAS AVE DA PAZ

PROVÉRBIOS MUNDIAIS

VEJA UMA BOA REDAÇÃO

QUE LINDO MONOLOGO

CONHEÇA O AUTOR

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui