Usina de Letras
Usina de Letras
71 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62262 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10376)

Erótico (13571)

Frases (50652)

Humor (20037)

Infantil (5449)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140814)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6202)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Cinderela do samba -- 04/03/2003 - 15:11 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Coisas lindas, factos lindos, interacção sincera, útil e objectiva encarecem as relações dos povos que falam a mesma língua e se sentem nela alimentados no espírito para bem cuidarem do corpo.


O raciocínio humano só se move feliz se a partilha dos bens terrenos tiver amor voluntáriamente doado. A partir daí cede-se a tudo, dá-se tudo e, em miraculosa realidade, tudo também sobeja.


Palavreado?! Não chega. A palavra tem de robustecer o acto e não cada vez mais enfraquecê-lo. O mundo está à borda do abismo do "nim" porque a réplica continua a travar-se entre os bonzinhos e os mauzinhos, que logo adiante são os bonzinhos e tem-se enrolado assim a vida na manta da morte.


Milhões de humanos continuam a deixar a existência em bendita dádiva. As igrejas ostentam-se, os governos esbanjam o sacrifício dos mais fracos e estes, loucos na acesa luta pela sobrevivência, quase se comem uns aos outros, esfolam-se, degladiam-se.


Em 2003 a hipócrisia tácita é a arma que garante ao sobrevivente, à sombra do malefício, a pseudo honestidade que exibe. A argumentação dos sábios invertidos é incessante. As parteleiras vergam de ciência absoleta e estúpida. Intue-se nas pessoas que o fumo dum cigarro é muito mais grave do que o escape de um automóvel, quase tudo em nome de Deus e de todos os outros deuses que os estupores sustentam na boca para gáudio dos nédios abdómens.


Lúcia de Sousa, simpática carioca amorenada, jornalista de profissão, passou a cronicar semanalmente no JN, o maior jornal português. Estreou-se com "A Cindarela do samba", uma autêntica e real mulata, daquelas de pór os olhos no céu, manicura, que uma vez por ano dá o seu açucarado bamboleio ao desfile carnavalesco do Rio. Uma bonita e singela história duma brasileira que se esplendoriza num só dia para viver anónima  um ano inteiro.


Bonito, sente-se bem, encaminha-nos os sentidos para o bailarico do bem-estar. A Lúcia escreve e escrevendo está connosco, como estão o Filipão, o Deco, o Jardel e milhares de cidadãos brasileiros que aqui se sentem bem e ganham a vida.


Isto chama-se Lusofonia... Pátria e Mátria... Enlace de história e actualidade, rumo, destino, ficar andando e andar ficando. Isto são passos em caminho certo, isto é magia de Cinderela ao ritmo de samba. Vou mandar uma verde-rubra beijoca à Lúcia de Souza.


Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui