Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Roseana esteve aqui no “futuro”estado -- 07/03/2003 - 12:56 (BRUNO CALIL FONSECA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Roseana esteve aqui no “futuro”estado do Triângulo. Pegou um jatinho, não sei onde, e aterrissou em Uberaba. Não veio a Uberlândia. Poderia ter vindo. Pela manhã, o dia estava esplendoroso, o céu azul, a brisa fresca, a cidade limpa, e os, ainda não embrutecidos, guardas municipais de trânsito ensinavam motoristas a respeitar a faixa de pedestre.
A propósito, se Roseana tivesse vindo aqui dois dias depois, tomaria conhecimento de que no bairro São Francisco, um dos bairros mais miseráveis da cidade e que estabelece o maior fabricante de tabacos da América latina, dois meninos, de 10 anos, presumo, acabavam de chegar em seus barracos de lona preta carregando, cada um, um tijolo furado, pegos no lixo da construção civil, ou numa construção em andamento.
Ela, estando aqui, próxima a situação tão díspar — “o luxo e o lixo”—, talvez se perguntaria se aqueles dois garotos encardidos e magricelas são filhos prematuros de pais fumantes ou produto de governos demagogos. E, provavelmente, no clima de campanha presidencial, um cidadão comum, inebriado pela sua beleza de mulher mãe, chegaria ao pé do seu ouvido e diria: “Dona Roseana, duas unidades de cigarros podem custar um tijolo. Enquanto se queimam cigarros com a mesma intensidade, milhares de tijolos são desviados para as mãos de contrabandistas paraguaios, chineses, turcos e coreanos. Esses tijolos, se desviado para o Maranhão, em quatro anos a senhora constrói casas para todos os irmãozinhos maranhense.
Roseane chegou! Políticos matreiros saudaram a visita da maranhense! Ela é filha do ex-presidente José Sarney, hoje, senador da república pelo Pará! De galho em galho, Roseane chegou ao governo do Maranhão e a pré-cadidata à presidência da república pelo PFL. Eu e muitos nunca pensamos que ela, nesse país de machistas, pudesse vir a ser candidata à presidência. Mas a história, depois de 70 anos do primeiro voto feminino, reclama uma estadista brasileira.
Claro! Roseane! Afinal, ela reúne todas as qualidades de uma boa presidenta. É bela, tem carisma, charme, é fotogênica, televisiva, tem formação oligarca e representa a direita chapa branca. Com ela tudo continuará como antes. Sei! Roseana nunca levou isso em conta. Ninguém nunca a viu ou a ouviu gabar-se por ser filha de ex-presidente. Isso ela esqueceu de vez. Dizem que ela é uma boa administradora, mas como um amigo meu, maranhense nato, continua por aqui, sujeitando-se a um sub-emprego, persistem em mim dúvidas quanto ao seu governo.
Ah, que pena da Roseana Sarney! Justamente agora que os holofotes das mídias iluminam a sua passarela, essa justiça descabida tem que bisbilhotar os negócios do marido. Calma Roseane! Sendo esposa de empresário, na pobreza e na riqueza, havias de saber que o marido estava enrascado com as doações eleitoreiras, empréstimos de favores e contas correntes bancárias em paraísos fiscais (se é que está). Esta situação é banal no mundo dos negócios nacionais. Todavia, ocultar é um erro. O Brasil é católico, e isso o povo não perdoa. Por outra, sexo frágil já faz parte da história... Coisa para Hegel, Marx..., e, como uma mortal comum, havias, também, de ter consciência de que fazes amigos e inimigos.
Calma Roseane! Caaalma! Se os negócios de seu marido frustrarem o sonho de ser presidente, não faz mal. Creio eu que continuaras a governar o Maranhão e, enquanto isso, o seu marido passará a limpo as escritas de suas empresas. De mais a mais, pouca coisa mudará neste entretempo. Quando mais quatro anos se passarem, e você voltar a aqui, no cerrado, nesta mesma época, o céu continuará lindo, as manhãs frescas e as tardes insuportáveis com odores de sovacos. Agora, sabe-se lá o que aqueles garotos do São Francisco, já com quatorze anos, fizeram, não fizeram ou estão a fazer. Sabe-se, porém, que já cumpriram a sua parte junto aos pais, erguendo barracos de tijolos, sem reboco, os quais comporão as paisagens urbanísticas predominantes do Brasil maranhão.
A IMAGEM DO ADVOGADO

CONTOS E CRONICAS

CONTOS E ESTÓRIAS AVE DA PAZ

PROVÉRBIOS MUNDIAIS

VEJA UMA BOA REDAÇÃO

QUE LINDO MONOLOGO

CONHEÇA O AUTOR
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui