Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre: Eu Vivo Só Ternuras -mscx -- 02/03/2003 - 12:46 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Eu Vivo Só Ternuras: Autor: Nelson Hoffmann: Cultuarte: 2a. edição revista e aumentada. Roque Gonzáles-RS. 2002: 74p.
Por: maria do socorro cardoso xavier*

Uma ternura aliada ao talento, este livro. O amor devotado aos netos pelo avó, escritor e professor, autor de cerca de 21 obras, inclusive duas na França. [novela, contos, história, romance, filosofia, educação, crónica].
Espécie de pequenos contos, cujo pólo central: os netos: Ariel, Eduardo e Tony. Cercados de carinho dos familiares por todos os lados.
Narra cada capítulo em forma de diálogo com os netos - episódios do dia a dia da convivência harmoniosa afetiva do avó com seus netos: inteligentes e sensíveis! Aí o avó descobre a riqueza interior dos netos, detectados pelas perguntas e conversas mantidas entre eles. Desperta nos netos, a inteligência emocional, latente em toda criança. Nem sempre bem incentivada e colhida - quando os familiares não possuem essa sensibilidade, esse despojamento, para saber ouvir e falar com as crianças. Auscutar-lhes a beleza, a essência e também seus temores.
As crianças tem muito a nos dizer e ensinar; ficam muitas vezes contidas pelo "corre corre" dos pais e familiares, na luta pela sobrevivência, fora do lar. Uma lacuna que poderá ter consequências futuras.
O vovó Nelson, competente professor, historiador, escritor gaúcho, encontra tempo para conversar com os netos, como se fosse um deles, proporcionando-lhes momentos inefáveis, tornando-se amigos verdadeiros entre si.
É um livro para ser lido pelos vovós, pelas famílias - devendo tentar imitar a boa experiência do vovó Nelson Hoffmann - nesta prática educativa tão salutar e descontraída.
Escrito em linguagem simples e direta, sem simplorismo, com talento; agradável de ler, de um só fólego. Experiências infanto-adulto, no dia a dia de um avó feliz, fazendo os netos e demais familiares felizes, numa convivência afetivo-lúdica das mais aprazíveis!
Nota mil para o professor, este gentleman - gaúcho, de Roque Gonzáles, terra das missões - descendente de alemão - que escreveu este livro com tanta doçura e amor para partilhar.
Meu grande abraço de amiga nordestina, - que muito o admira.

(*) autora de Tesouro Redescoberto- A riqueza do folheto em verso e mais seis livros [de poesia, pensamentos e memória].

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui