Usina de Letras
Usina de Letras
89 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A raiz -- 01/03/2003 - 12:09 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



A corrupção é grave causa de danos sociais, isso nos parece óbvio; todos nós sabemos e concordamos. Porém, a causa deste mal está enraizado na sociedade de tal forma que uma eventual mudança do quadro vigente, a curto prazo, parece-me impossível.
Quando se aprofunda um estudo à respeito, verifica-se o quão está enraizada na sociedade esta mazela. É ilícito imaginar que corrupção seja apenas os casos notórios, publicados pela imprensa e devidamente apurados pela Justiça. A problemática é bem mais ampla, funde-se com os costumes brasileiros, onde é muito comum ser corrupto, aceitável dentro das famílias. Desde a infància tomamos contato com o errado; e este errado faz com que consigamos muitas coisas, atuando à margem da impunidade, já que as autoridades pouco fazem para anular tal prática. O adolescente aprende que fazer o certo não o leva à nada e que um pouco de dinheiro resolve qualquer "parada". Com esta convicção cimentada, fica difícil convencer um jovem a ser um cidadão decente. O máximo que se consegue é mante-lo longe da crime comum, vendo tudo, sabendo de tudo, calado.
O que faz o cidadão corromper-se é a percepção de que o progresso de tantos é feito à margem da Lei. Outro fator intrínseco é a coação. A violência é a arma do corrupto, que detém seus algozes nos domínios do medo, criando-se uma rede proteção, permitindo ações livres para as máfias.
As tentativas do Estado em impedir a progressão da corrupção tem-se mostrado ineficientes, porque combatem o efeito, ignorando a causa; assim passa enorme tempo sem que nada efetivamente se produza. Um horror visto todos os dias.
Além de educar a criança, se faz necessário um projeto mais amplos de incentivo à denúncia . O policial precisa voltar a ser respeitado, o professor, o pai, as instituições todas. Precisamos voltar a acreditar na Lei; acreditar que fazer o certo que é certo, assim, simplesmente, mesmo fugindo da norma culta. Ninguém, em sã consciência, pode ter como correto o crime, por menor que ele seja.
Eleger representantes dignos é outro passo fundamental; aprender a distinguir os impostores cedo, manter os mesmo ratos é ignorància pura. Vejamos o reflexo dessa prática em toda a América corrupta: o medo paira e o crime organizado desafia o Estado abertamente.
O Brasil será em breve uma Colómbia. Não conseguiremos retornar mais, e infelizmente dá-se ênfase aos menores problemas, enquanto rola o lodo, aos olhos da sociedade, que aceita tudo de bom grado, sabendo que pagamos um alto preço por este equivoco. O Governo age na repressão, pois não conhecem outra forma de lutar contra a guerrilha urbana. A cada delinquente preso, outros mais vão às ruas para sobreviverem, gerando uma cadeia ininterrupta, que só a longo prazo e investimentos pesados em educação e cultura solucionarão. Fome Zero é paliativo. Educação Zero é solução.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui