Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Flor, antes de guerra... -- 26/02/2003 - 17:23 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Geraldo Lyra
Nunca tive oportunidade de ir a New York-USA. Mas, já vi muitas vezes essa cidade em filmes, no cinema e na tevê. E vi e ouvi Lise Minelli cantando "New York, New York", que é uma beleza de canção e de intérpetre.Assim, como muito gente por este mundo adora, amo essa grande cidade, sem nunca ter ido lá. Tanto que a catástrofe de 11.09.2001, deixou-me revoltado e angustiado, mormente pelo elevado número de vítimas fatais, inclusive alguns brasileiros.

Mas, por outro lado, também gosto de Bagdá e vi, com tristeza, a destruição de parte dela, na Guerra do Golfo, com milhares de mortos e feridos. Assim, tenho pedido a Deus, nas minhas orações, que evite nova guerra que trará muitas mortes, mutilações e prejuízos. Estes, não, apenas, para os beligerantes, mas, com certeza, para toda a humanidade.

Ante esse quadro assustador que se desenha no horizonte, ainda penso em flores - uma das provas físicas da existência de Deus -, e prefiro abordar este tema, que me proporcionou a alegria de um segundo lugar e uma Menção Honrosa no XXI Concurso de Poesias do CEATA (Centro de Estudos e Atividades Artísticas - Gávea - Rio - 1990). Inclusive, por alguns poetas serem de opinião de que a M.H. é melhor que o segundo classificado, podem conhecê-la clicando em SONETO, no rodapé deste texto.A propósito, na solenidade de entrega dos prêmios, conheci o poeta e tradutor Helio C. Teixeira, que, em 20.10.1992(carta em meu poder), mandou-me o livro O MUNDO MARAVILHOSO DO SONETO,de Vasco de Castro Lima.

Grandes poetas, de todos os países, mostram seu lado romàntico e algo infantil, ao se extasiarem diante das flores, como fez,por exemplo, Carlos Pena Filho, cantando a "rosa amarela" de sua amada. No referido livro(que é uma espécie de bíblia do soneto), o seu organizador incluiu um capítulo com o nome de "O SONETO E AS ROSAS", com vinte sonetos de poetas do porte de um Olegário Mariano, Padre António Tomás, Nilo Aparecida Pinto, Alphonsos de Guimaraens, etc. Já no capítulo de "Sacerdotes-Poetas", na página 875, encontramos o soneto PALMEIRA INDIANA, nos seguintes termos: "Há na índia lendária uma palmeira / de singular beleza e fidalguia, / que, em vez de sugerir melancolia, / rebenta em flor na hora derradeira...//Esbelta, majestosa, sobranceira,/ nunca exibe a triunfal policromia.../ / Mas, ao sentir-se perto da agonia, / enche de flores toda cabeleira...// Lembra o cisne de pluma alvinitente, / que, ao concluir os nados soberanos, / solta, ao morrer, um càntico atraente... / /// Ó formosa " palmeira dos cem anos". / quem me dera imitar-te em meu poente, / abrindo rosas sobre os desenganos!" Padre Raimundo Nonato Pinheiro.

font color="#FFFFCC"font size="2">Os povos não querem a guerra. LeiaSONETO
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui