Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50672)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Capital e a Cultura -- 23/06/2002 - 06:39 (Marcelino Rodriguez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






O CAPITAL E A CULTURA



Por Marcelino Rodriguez



Parece que há uma tendência à doença coletiva que chamarei de "Capitalismo Delirante", por ora, pois sem tempo de pensar com mais profundidade, deixarei à consciência de cada um a percepção do óbvio. Esse termo seria, enfim, a "falência dos Estados". A prevalência definitiva do Capital sobre a humanidade. Essa, ou seja, nós todos, passaríamos a ser apenas coadjuvantes de um mundo programado para a "ausência de pensamento". Seria o fim da cultura humana: amor, literatura, artes, etc...



Teríamos um mercado mundial coletivo, aonde a iniciativa privada seria a única lei.



Valores como humanismo, poesia, solidariedade seriam substituídos por programas compensatórios como o "Bolsa Escola" do atual governo.



As relações humanas seriam previsíveis: "ricos com ricos, pobres com pobres", "bonitos com bonitos, feios com feios".



Os únicos valores da vida seriam "Capital e Trabalho". A arte seria apenas um adorno de fim de semana e acompanhante dos gozos rápidos e superficiais. Seria o fim da profundidade.



Por que é possível pensar num mundo assim, que parece ser a tendência desse neo-liberalismo?



Andando por aí, tenho reparado que pelo fato de a maioria das pessoas serem sem graça, pensam que os outros também são. É um erro.



A atual história do Brasil e do mundo tem segredos em curso que nem o excelentíssimo sabe. Um homem apenas mudou todo o curso de certos acontecimentos em nosso país.



É que "a necessidade de controle" que tem os "homens da lei" de subordinarem o mistério à mediocridade nunca conseguirá entender que o fato deles quererem acabar com o mistério não significa que irão acabar com os homens misteriosos.



Mas são esses que fazem a história real da humanidade, aquela que passa longe dos olhos vistos das academias, porém a única que realmente conta. História essa escrita com as ações sutis dos valentes que entre si formam o mais imbatível e divino elo de verdadeira amizade.





Marcelino Rodriguez é poeta,escritor, editor e autor de Café Brasil e a Ilha, pela Luz do Milênio Editora.





09/06/2002

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui