Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA -- 20/03/2006 - 17:29 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA.

Mais uma vez me deparo com uma manchete de jornal dizendo que dia 22 de março é o DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA.
E mais uma vez pergunto: o que isto quer dizer?
Mais uma vez sou obrigado a escrever: quem colocou nome nos dias se baseou em quê?
Isto é necessário e tem alguma utilidade?
Para “comemorar” este dia alguns políticos subirão em uma tribuna para elogiar alguém ou alguma empresa pelos grandes serviços prestados na defesa do meio ambiente.
Aí alguns ecologistas dirão que estão fazendo tudo para defender a água.
As empresas exploradoras do sistema hídrico que lucram milhões mandam veicular anúncios dizendo que preservaram tal e tal nascente, que estão recuperando a bacia do rio tal e ensinando e pedindo a população para economizar água.
Economizar água!
Se o governo tivesse algum projeto para economia da água certamente todas as casas teriam duas entradas de água, uma potável para ser consumida por pessoas e animais e uma com custo mais barato para ser consumida nos outros afazeres onde ela é indispensável.
Se o governo tivesse algum projeto para economia de água certamente estaria incentivando e ao mesmo tempo obrigando as grandes empresas, maiores consumidoras de tudo e também os maiores agressores da natureza, a instalarem filtros para reaproveitamento da água que é jogada fora em forma de esgoto.
Se esta preocupação existisse já deveria ter sido inventado um filtro para que toda residência, independente do poder aquisitivo do morador pudesse reaproveitar a água que não foi utilizada para consumo próprio.
Eu escrevi sobre o DIA DO ENFERMO e O DIA DO CONSUMIDOR, e quem leu estes dois textos deve me achar um velho muito chato e pessimista. Em nenhum dos dois vislumbrei algo a ser comemorado e esta é a mesma sensação sobre este DIA DA ÁGUA.
Simplesmente porque eu queria saber, onde está a água para ser comemorada?
Os jovens até 25 anos que moram em cidades com mais de 100.000 habitantes conhecem um rio de águas cristalina?
Já viram de perto uma lagoa?
Um riacho ou um pequeno regato?
Sabem o que é nadar sem estar pisando em merda?
Já ficaram batendo os pés na água sem estar chutando um plástico qualquer?
Podem pelo menos andar numa enxurrada sem ser infectado pela urina dos ratos?
Será que todos vão ter que voltar para o interior do interior?
Pode ser que lá, onde o homem ainda não pisou, exista uma água pura correndo tranqüila ou uma lagoa refletindo o azul do céu cujo Criador quando olhou para a sua criação e viu que tudo era bom.
E que certamente hoje deve olhar para a sua imagem e semelhança e lá no fundinho do seu coração estar arrependido de ter lhe dado o livre arbítrio.
Para que pudesse escolher entre a morte e a vida.
Para que pudesse escolher entre preservar ou enriquecer.
Na minha conversa com os mais jovens sempre digo que é preciso urgente difundir uma consciência ecológica de preservação, que estão tomando posse de uma herança de destruição e querendo ou não, será preciso muito trabalho para recuperar a natureza se quiserem realmente continuar perpetuando a espécie.
Se quiserem ter filhos.
E urgente que todos percebam que não é burrice ficar lavando um carro horas e horas escutando musica com a torneira aberta.
Que jato de água não é vassoura.
Que debaixo de um chuveiro não é lugar para relaxar e um bom banho pode ser tomado com uns cinco minutos e que preço da água e da energia elétrica é irrelevante comparado com a morte anunciada pela falta da água que é ao mesmo tempo vida por si só e geradora de grande parte da energia que move o progresso.
Que plástico, animais mortos e todo tipo de entulho não devem ser jogados nos mananciais e leito de rios agonizantes.
Quando todos perceberem que somos mais água do que carne e que para nascer um bebê fica mergulhado nove meses dentro dela e que apenas três por cento da água do planeta é própria para consumo.
Talvez algumas pessoas mudem de atitude.
Ainda não morremos por causa da...
TEIMOSIA DA ÁGUA
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui