Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->PARAPSICOLOGIA E OS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS -- 09/01/2005 - 10:54 (Lauro Denis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




PARECERES DO EMINENTE PARAPSICÓLOGO WELLINGTON ZANGARI SOBRE ALGUNS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS


Relatarei abaixo, uma troca de correspondências entre um dos mais conceituados Parapsicólogos desse País, Wellington Zangari e um Internauta. Mais uma vez, o fanático e desinformado Turatti deveria saber que a Parapsicologia não se restringe às paredes do CLAP e às arrogâncias Quevedianas.

Psicólogo, Bacharel em Psicologia com formação clínica pela Universidade Paulista, Wellington Zangari é especialista em Psicanálise ; Mestre pelo Programa de Estudos Pós- Graduados em Ciências da Religião (PUC-SP) ; Membro da P.A - Parapsychological Association ; Doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP ; Responsável pelo Portal Psi e Coordenador do Instituto de Pesquisas Interdisciplinares das Áreas Fronteiriças da Psicologia : Inter Psi - Grupo de Estudos de Semiótica, Interconectividade e Consciência do CEPE ( Centro de Estudos Peirceanos ), COS ( Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica ), da PUC-SP, a primeira iniciativa acadêmica de estudar os fenômenos conhecidos como paranormais, com o objetivo identificar, à luz da metodologia científica, quem está de fato vivenciando experiências por enquanto inexplicáveis.



VAMOS ÀS PALAVRAS DE WELLINGTON ZANGARI, REFERENTES A ALGUNS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS :


" A Parapsicologia, como qualquer outra ciência, está fundamentada em alguns pilares metodológicos que servem de guia para suas atividades Um deles é a delimitação de seu campo de estudo, seu objeto. O que estuda são experiências humanas aparentemente extra-sensório-motoras. Isso significa que, frente a alegação de extra-sensorialidade/extra-motricidade, o(a) parapsicólogo(a) empreende estudos no sentido de reconhecer as causas dessa alegação (...) Frente a alegações de comunicação com os espíritos, cabe à ciência avaliar se há hipóteses conhecidas e consagradas que dêem conta de explicá-las. Se há, ótimo. Se não há, então que se estude mais."

" Um outro pilar científico é o respeito à lei de economias das hipóteses, ou Lei de Occam. Tal postulado prega que devemos em ciência sempre preferir as hipóteses mais simples às mais complexas. Assim, dada uma alegação extra-sensório-motora, cabe avaliar se existe alguma hipótese explicativa reconhecida e, em havendo mais de uma, escolher a menos complexa. Se esta é suficiente, então permanecemos com ela. As hipóteses mais simples : O que é informado nas sessões de TVP é possível de ser obtido, em última instância ( quando variáveis mais simples não são encontradas ) pela capacidade extra-sensório-motora humana, ou seja, por percepção exrtra-sensorial. Fala-se, por exemplo, de vidas passadas, com detalhes das vidas das pessoas. A hipótese de ESP pode muito bem ser empregada nesses casos. Tal hipótese tem sido testada há mais de um século e, como vejo, com bons resultados a seu favor."


" Pelo exposto, depreende-se, portanto, que a preocupação dos parapsicólogos e instituições parapsicológicas se concentra no reconhecimento das capacidades humanas, das variáveis que interferem sobre elas. Posso lhe garantir que simplesmente não sabemos quais seriam, em sua totalidade, as variáveis que afetam a produção da ESP ( Extra-Sensory Perception / Percepção Extra-Sensorial : Telepatia, Clarividência e Precognição ) e da PK ( Psichokinesis / Psicocinesia : Existência de uma forma de ação humana sobre o meio físico em que não seriam utilizados quaisquer mediadores ou agentes, músculos ou forças físicas ). Como membro da P.A - Parapsychological Association, posso lhe afirmar que a Parapsicologia moderna simplesmente não está interessada na ação de supostas entidades espirituais, mas no desenvolvimento da compreensão científica das variáveis que afetam as funções psi ( ESP e PK ). Assim sendo, conclui-se que não sabemos os limites desse potencial, agora temos a possibilidade de discutir outro aspecto fundamental no tratamento do tema : Ninguém pode afirmar, a partir dos dados obtidos pela pesquisa parapsicológica, portanto, que espíritos não existam ou que não se manifestem !!! Se os parapsicólogos não reconhecem os limites de atuação da ESP e da PK, então, como saberiam se em determinado evento não estaria ocorrendo uma ação espiritual ??? O máximo que se pode afirmar é que, cientificamente, tal hipótese não é necessária, pelas razões expostas acima, mas nunca que ela tenha sido descartada !!! "


" Alguns parapsicólogos, sobretudo de tendência católica, alegam já conhecer os limites de ESP e de PK ( na verdade da telergia ). A primeira seria regida pelo "prazo existencial", ou seja, limitada a cerca de dois séculos, uma geração ao passado e outra para o futuro. Além disso, não agiria fora do globo terrestre. A ação extra-motora, explicada por esses como sendo resultante da emanação da telergia ( uma espécie de "energia" humana ), teria uma abrangência de atuação de mais ou menos 50 metros! No entanto, NÃO existem dados empíricos científicos para a existência de tais limites ! NENHUMA instituição parapsicológica respeitada e NENHUM(A) parapsicólogo(a) reconhecido(a) aceitam a existência do tal prazo existencial."


**********



Ninguém aqui está afirmando que Wellington Zangari é Espírita ou simpático ao Espiritismo, tanto que Ele próprio diz que a Parapsicologia moderna simplesmente não está interessada na ação de supostas entidades espirituais, mas no desenvolvimento da compreensão científica das variáveis que afetam as funções psi ( ESP e PK ). Suas opiniões são simplesmente imparciais, isentas e desprovidas de ideologias religiosas implacáveis e apaixonadas ( como a do Padre Quevedo ). E por falar nesse "padre", ídolo do sr. Turatti, qualquer argumento dele contra o Espiritismo é suspeito, visto que ele é um parapsicólogo de tendências católicas, o que o qualifica como incompatível com o espírito cientifíco.

Na ciência, as conclusões costumam expôr-se como tentativa e sempre tendo em conta a falibilidade que tanto Popper (1962) enfatizou. Para o Pe. Quevedo, no entanto, a ordem do dia são as declarações categóricas, a formulação de "leis" arbitrárias e a impaciência e o desdém ante autores e investigadores que defendem posturas diferentes. É óbvio que seu proceder o separa do campo da Parapsicologia científica.

Na verdade, o Padre Quevedo deveria ser intitulado como um "Parapsicólogo Católico", pois estranhamente, muitas das suas teorias parapsicológicas coincindem com os Dogmas da sua Igreja.


Isto que assinalamos também tem sido notado por outros autores. Por exemplo, Hess (1987) indicou recentemente que " Oscar Gonzalez Quevedo reinterpretou a Parapsicologia dos Estados Unidos e da Europa à luz da doutrina da Igreja Católica ... para obstaculizar as bases científicas do Espiritismo." (!!!)

Além disso, Rueda (1991) em um artigo recente no Journal of Parapsychology, faz o importante assinalamento : " Quevedo tem usado a Parapsicologia como uma arma ideológica em uma briga para marcar sua perspectiva conceitual particular... De fato, para atingir suas metas, o Pe. Quevedo tem distorcido a Parapsicologia em seus livros, querendo, a maior parte do tempo, acomodar dogmas católicos à sua conveniência ". (p.183)


É, sr. Turatti... O seu querido Padre Quevedo apresenta tantas incongruências e parcialidades, que só um ingênuo e fanático como você acredita cegamente em tudo o que ele dita como se fosse "verdade".


E parodiando o que você sempre diz :


Brasil, até quando ???

Vamos estudar, gente !!!




Obs.: Os destaques em negrito, nas mensagens do Parapsicólogo Wellington Zangari e dos outros Escritores, foram feitos por mim.





MAIS ARTIGOS CORRELACIONADOS






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui