Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Um "milagre" de Karol Wojtyla -- 22/11/2006 - 17:22 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um “milagre” de Karol Wojtyla

(Texto extraído de “Romarias da Paixão”, de Rubem César Fernandes, Editora Rocco, Rio de Janeiro, 1994, pg. 70-71. Época da Polônia sob jugo comunista)

“Em 1955, de sua prisão domiciliar, o cardeal primaz S. Wyszynski escreveu em segredo aos padres paulinos, guardiães do santuário de Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira do país. Lembrou-lhes que em dez anos a Polônia deveria celebrar um milênio de existência (966-1966). Recomendou-lhes então que providenciassem uma cópia fiel da Virgem sob os seus cuidados, a qual deveria ser enviada a visitar o seu povo numa novena de nove anos, a ser iniciada em 1957.

A longa visitação de Nossa Senhora, em preparação da festa do milênio, levou a bela imagem a cada diocese, cada paróquia, cada igreja, até mesmo às residências dos paroquianos. A ignorância inicial do governo quanto ao que se passava, o pouco-caso dos intelectuais católicos diante deste apelo ‘às exterioridades da fé’ foram aos poucos sendo substituídos pelo espanto. As igrejas locais esperavam ansiosas pela chegada da santa, que passo a passo reafirmava vínculos de identidade e de fé, numa paciente costura de laços violentados pela história.

A indiferença das autoridades transformou-se em apreensão. Proibiram o rito, mas a imagem prosseguia. Recorreram, pois, à violência e decretaram a prisão da santa! Tomaram o quadro, levaram-no de volta a Czestochowa, montaram guarda permanente nos portões com instruções rigorosas para que todos os veículos saindo do santuário fossem revistados.

Foi então que o bispo de Cracóvia, dom Karol Wojtyla, anunciou a continuidade da visitação em sua diocese: um quadro vazio, formado apenas pela moldura, seguiu com a madona invisível a percorrer as igrejas e as residências, em atos devocionais ainda mais calorosos. Quando o ano do milênio chegou, o povo/nação encontrava-se em casa/na igreja para celebrar o batismo fundador da ‘Polônia’ ”.


Obs.: Dom Karol Wojtyla depois se tornaria o Papa João Paulo II, um dos homens responsáveis, junto com Ronald Reagan, do colapso do comunismo, na União Soviética e no Leste europeu. Falta ainda acabar com a peste vermelha na China, em Cuba, na Coréia do Norte e no Vietnã. E na América Latina, onde o Foro de São Paulo pretende criar uma nova União Soviética, a União das Repúblicas Socialistas da América Latina (URSAL), sonho de Fidel, Chávez, Lula, Evo Morales e outros anticristos, mas que é um pesadelo a todos os democratas do continente, sejam eles cristãos ou não (F.M.).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui