Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Composições de Criança -- 13/09/2002 - 03:29 (Cristiana de Barcellos Passinato Prima Castro Alves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Composições de Criança

Infância e Pré Adolescência de Cris Passinato

Autoria: Cristiana de Barcellos Passinato


Data das Composições: De 1980 a 1988.

Rio de Janeiro

RJ

Brasil





























Rio de Janeiro, 02 de setembro de 2002.

Dedico essa obra à minha mãe e minha avó que tanto me incentivaram a estudar e a escrever, admirando e acentuando alguns comentários e carinhos.
Agradeço às orientações de amigos e parentes.


Sobre a autora é bom citar que é Brasileira, nascida na cidade, município e estado do Rio de Janeiro, de identidade número 03418341 CRQ III RJ / ES, e CPF número 023996417-95, filha de Jandir Geraldo Passinato e Maria Inês de Barcellos Passinato, reside em Estrada Benvindo de Novaes, 1441 – Recreio dos Bandeirantes, é formada como técnica em química e está se licenciando em química na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Estas composições datam de 1980 a 1988 teria de 7 aos 14 anos, e essa para mim seria a minha fase de infância.

Composições de Criança

Como é Bom Ser Criança

Sabe? Eu quando fiz oito anos tomei a decisão que só iria me dedicar às minhas bonecas.
Iss significava que quem era mais leal comigo eram minhas bonecas.
Uma vez, ouvi minha mãe falar que o primeiro sonho de sua vida era nos criar e se dedicar totalmente a nós.
Refleti e concluí que as bonecas são a preparação de menina, à vida.
Por que os meninos não têm bonecas? Por que o homem não é muito preparado para nos criar?
Praticamente, a mãe fica com toda responsabilidade de ficar com os filhos. Até quando elas se separam.
Vamos meninas! Não liguem para quem diz que brincar de boneca é coisa para criança.
Isso é muito mais maduro do que pensam.

Estella foi uma de nossas governantas, quase nos criou, ficou um grande tempo de nossa infância, comigo e com meu irmão. Então escrevi essa redação para essa querida e grande pessoa.

Estella

Estella, você sempre quis ser uma mulher de dinheiro.
Vou dar-lhe um conselho: não queira isso não!
O porquê eu lhe digo agora.
Jesus nasceu em um berço de palha, nem por isso ele não provou que era o filho de Deus.
Pense bem:
Rico tem muito problema.
Pobre fim de ano faz festança.
Rico tem berço, mas sofre.
Pobre sofre também, mas vive mais tranqüilo.
Por isso, repito:
Quem é pobre que se dá o direito de ser semelhante a Jesus.
E rico, coitado, passa de longe em semelhanças ao pai do céu.

O Livro de que Mais Gostei

Didático, moralista e bonito acima de tudo.
Gostei muito de o ler.
Pena não ser de verdade.
A moral da história, é que temos que ser solidários uns com os outros.
A personagem principal dessa lenda tinha um coração que todo dia era lustrado.
Os seus pais eram os mais ricos da cidade.
Tinham uma fábrica de armas que virou de flores e essa cidade, então passou a ser chamada Mira Flores.
Um dia, esse menino foi para o céu.
Sabem por quê?
Porque ele tinha o dedo verde e onde ele tocasse, em cinco minutos, havia flores.
O nome dele era Tistu.
Eu nem preciso falar o nome de livro, não é?
Está na cara:
O livro era o de título em homenagem ao seu apelido!
“O Menino do Dedo Verde”.

Gostei tanto desse livro na época que tinha 10 ou 11 anos, não me recordo, que perturbei meu pai para ir ao Tablado que era um barato na época ir ver a peça, que era com um ator hoje famoso, não me recordo também o nome.
Li também na mesma linha Menino Maluquinho, que vi a peça e depois o filme e chorei de saudades.
Adorava ir ao teatro depois de ler as peças nos seus livros, eu sempre comparava e escrevia algo.
Gostaria de ter tido isso como uma atividade constante, mas a vida vai levando essa nossa chama acesa de criança e esse mar de fantasia que nos ascendem a uma atmosfera de esperança e muita paz de espírito.

A Professora que Eu Nunca Esquecerei

Bem, com quase cinco anos, em 1978, fui para o Instituto Educacional Stella Maris.
Estava na época, no Jardim II (jardim de infância) e conheci a professora que sonhei: a Tia Marilena.
Gostei muito de seu jeito doce e angelical de dar aula.
Ela era magra, alta, cabelos pretos, olhos castanhos, sorriso largo e era muito bonita.
Gostava muito dela porque ela me dizia todo dia:

-“Passinata”! Faça o dever e depois do Pai Herói vai dormir.

No dia em que fui embora do colégio, com meus sete anos, na primeira série e ia para a Passaredo, na Ilha do Governador, sabem o que ela me disse?

- Volta logo, pois vou morrer de saudades, já tenho seu endereço e telefone.

Nessa época, eu atravessava todo dia a Avenida Brasil só para ir ao colégio e não ter que mudar no meio do ano.

Antes dessa data, a professora Marilena havia sido minha instrutora e professora particular no meu CA, que cursei ainda no mesmo colégio em que fiz o Jardim, hoje não sei o paradeiro dessa minha professora, e nem na época me recordo de termos tido contatos, mas lembro tanto dela, quanto da Laura Bruno, que me alfabetizou e engravidou de sua filhinha que eu adivinhei o sexo e tudo, e ela em lembrança me deu um baralhinho de cartas mágicas que guardei até pouco tempo. Lembro-me também de uma cirurgia que fiz no meu queixo que me acidentei, numa de nossas diabruras no pátio do colégio, e de outras doces lembranças de um lindo e gostoso passado de criança.
Na escola Passaredo, a metodologia não nos permitia nem que nos dirigíssemos à professora como tia, mas tive uma orientação pedagógica e professores maravilhosos, apesar de ser um pequeno colégio. Também guardo lembranças deliciosas de alguns momentos, mas sofri nesse período de crescimento com as relações das colegas nunca fui bem entendida, interpretada. Sempre fui uma menina comportada, engomada, mimada, a menina que só tira nota boa e nem fala palavrão. Já começava a sofrer o efeito das modernidades que minha família graças a Deus não se afetou, mas algumas coisas e excessos que me podaram realmente eram, e seriam posteriormente percebidos desnecessários.
Mas no geral, na realidade, valeu a pena.
Só sofri algo que hoje não me vem a cabeça como o pior, esse ainda estaria por vir.



O Importante é Competir

Eu, quando o jogo dama com a Blanche, ela sempre ganha.
Eu digo a ela que o importante é competir, mas não adianta nada.
Nas últimas férias fui passar duas semanas lá, na casa dela.
Nós todos os dias antes de dormir jogávamos ludo, damas e líamos.
Ela sempre ganhava, mas na última noite em que tínhamos chegado do Tívoli Parque, então ficamos vendo um pouco de televisão, lemos e jogamos dama.
Enfim, quem ganhou?
Nem acreditava!
Se vocês disseram eu, acertaram.
Fui eu...
Foi sim.
E assim ela compreendeu que o importante era competir.

Blanche, Sabrina e Gisela eram filhas de uma das amigas de infância de minha mãe, lá da casa da Ilha, onde moramos durante anos.
Ia muito a casa da tia Maria Augusta, viajávamos, íamos ao clube (Iate Clube Jardim Guanabara), fazíamos balé na mesma academia, enfim, éramos muito unidos, as vezes até meus primos também uniam-se a nós em nossas brincadeiras e em festinhas de aniversários, essa é uma das lembranças mais deliciosas, das brincadeiras de amizades de infância.
Hoje, como são filhas de Paraguaio, elas residem em Assunção, todas casadas, com filhos, e distantes, a vida levou as minhas amigas, mas vez por outra nos reunimos no sobrado em São Cristóvão quando vêem ao Brasil, junto as suas primas e os primos de suas primas, enfim uma grande família que nunca se dissolve foi enlaçada nessa infância cheia de ternas lembranças...


Está é a Minha História

Era um boneco lindo.
Pelo que eu sabia, enfeitava um sofá.
Caiu na lama e tentaram lavá-lo, mas desbotou de tal forma, que só tinha um jeito: jogá-lo no lixo.
Os meninos de rua estavam o fazendo de bola quando arrancaram um pedaço de ser corpinho frágil e o jogaram fora novamente na mesma lata de lixo.
Eu cheguei, neste momento e disse que não fizessem nunca mais isso.
Peguei um retalho de pano e remendei o bonequinho e mostrei a minha mãe.
Ela me disse:

- Onde achou esse boneco?

Eu respondi:

- Na rua.

Ela voltou a perguntar:

- De quem é, menina?

Eu não hesitei:

- Suponho que seja de Maria Fernanda, porque ela tinha um igualzinho.

Mamãe olhou-me com cara de zangada e exclamou:

- Devolva-o, mesmo que não o queira mais.

Foi quando espantei e minha mãe quase teve um troço do coração ou se deparar com o boneco a reclamar:

-Não, ela não é mais minha dona, sua filha cuidou de mim. Sem ela não existiria mais. Essa é a minha história, a partir de agora sou um outro boneco, de uma nova dona, a minha dona que eu escolhi.

Fim de Ano

Todo fim de ano letivo era isto:
Festa na sala.
Comidaria.
Presentes.
Apresentação da melhor árvore de Natal.
Quem passou direto, recuperação ou não.
A professora na terceira série “botou prá quebrar”.
Esta festa era típica do Passaredo.
Na família era todo dia 24 de dezembro assim:
Peru assando.
Vinho por abrir.
Amigo oculto.
Meu aniversário que tinha sido dia 23.
Os presentes de meu padrinho e de minha madrinha eram maravilhosos.
Canções de Natal embalando a ceia.
Era só esperar para o dia 31 chegar e a contagem regressiva começar e assistir aos fogos de artifício arrebentar os ouvidos e encher nossos olhos de luz e alegria pelo ano bom que surgia com harmonia.
Era sempre essa festa.

Poesias

Eu queria Ser

O seu lenço;
Para o seu rosto enxugar.
Nas horas tristes,
É bom chorar,
Não faz mal desabafar.
Os seus cabelos;
Para todo instante,
Acariciar-me bastante.
Seu diário;
Sei que segredos você tem,
É pra mim que teria que contar.
Não posso ser isto tudo,
Mas só a pessoa que lhe admira,
E lhe ama.

Para você que está me criando com todo carinho: mamãe.

O Que Pode Fazer Um Lápis de Cor

Riscar paredes.
Pintar.
Desenhar.
Até lhe fazer companhia.
Passar em cima de pontilhados.
Ensinar geometria.
Fazer contas.
Fazer o exercício.
Sua primeira aprendizagem.
Lápis de cor,
Seria nascer e morrer
Ensinando e fazendo o bem.

Coisas da Vida

Ah! Vida.
O que será vida?
Será um passe de mágica?
Um piscar de olhos?
Um vale de lágrimas?
Ou será alegria?
Será trabalho?
Esforço?
Estudos?
Ou disputas perdidas?
Ah! Vida.
A senhora é uma grande dúvida.
Não adianta estudar...
Pesquisar...
Só viver e aprender.

Primaveras

Primavera.
Estação do amor.
Amizade.
Flores e plantas.
Brotam nos canteiros de nossos corações,
Paixão e fraternidade.
E nos jardins de nossas casas,
Árvores cheias de frutos maduros.
Nós temos nossos pais,
Nós somos seus frutos.
A cada primavera amadurecemos ainda mais.
Às vezes amadurecemos menos que as outras frutas.
Até menos que as da mesma árvore.
Uma, duas, três primaveras depois...
Já somos árvores preparadas para reproduzir a nossa espécie.
Duas, três, quatro primaveras mais...
Nascem outras frutas que são de nossas árvores.
As minhas queridas primaveras já são doze.
Já é hora de mais uma fruta amadurecer e viver...
Cair dessa árvore.

Quero Ser Feliz

Quero ser feliz.
Mas como posso ser feliz.
Se há crianças morrendo.
A guerra predomina.
A fé e o amor não são mais os ideais.
Como posso ser feliz?
Se tenho medo de ser feliz,
E de repente ficar infeliz.
Porque pode ser um sonho bonito, mas irreal.
Por que posso ser feliz?
Se quando acordo,
Tenho medo
De seqüestradores e assassinos.
Ou seja, medo da violência.
Devo ser feliz?
Sem felicidade como posso viver?
Ser feliz e passar esta felicidade.
Porque sendo feliz todos serão.
Serei feliz?
Porque acho que vivo de felicidade.
E não de ódio.
Serei feliz!

Se Eu Soubesse...

Se eu soubesse que o mundo era uma bola
Que dava voltas
Rápidas... Rápidas...
Se eu soubesse que era assim
Violento,
Cheio de interesses
Eu...
Que a paz não iria reinar.
Que Deus seria menor do que ele é.
E nós?
A pior das espécies...
Eu iria me previnir
Contra essas tantas
E tantas coisas antes de nascer.
Não posso reclamar.
Porque se tudo fosse realmente só paz, amor e fraternidade,
Seria monótono e a “esmola seria demais”,
Até “santo desconfiaria”.
Também não adianta exagerar.
Se eu soubesse disso tudo,
Não daria nem pra sentir esse gostinho,
Muito especial,
(que nenhuma, cá entre nós, comida, refrigerante, bala ou doce tem...)
O gosto da vida...
Essa sim que Deus me deu!

Onde Está Poesia

Nas crianças puras.
Nas rosas.
Nas cores claras.
Nos dias alegres de primavera.
Nos corações adolescentes
Que desabrocham para
As primeiras paixões.
Nos estudantes sonhadores
Que ambicionam,
Que sabem
Que é para frente que se anda.
Nos olhos cansados do trabalhador
Que luta para poder vencer
E ajudar a vermos as pessoas em paz.
Na Natureza.
No azul cristalino do mar.
No verde das matas.
Nas flores.
E em você
Que também
É cheio de poesia.

Mamãe

Tu és a rosa dos meus ventos,
Soprarás sempre prá leste,
Porque serás sempre o Sol de minha doce vida.
Serás a bailarina delicada,
Que sempre colocará o público ao suplico por bis.
Vestirás os vestidos mais delicados e lindos como tu.
Serás a azaléia mais roxinha do meu jardim,
Colherei-te com cuidado,
Para não morreres,
Não murxares,
No meu coração, serás sempre-viva.
Para mim, serás tudo
Que imaginares,
E mais algo de lindo
E incomum para mim.

Meu Pai

É brigão,
Gritão,
Até crianção.
Mas é um amigão.
Às vezes, ele tem defeitos.
Às vezes, ele é perfeito.
Pra mim será sempre um amigo.
A base do crescimento,
Ele vai diminuindo as brigas.
Diálogo,
Livro aberto não é com ele,
Mas agente tenta e se entende.
É o certo,
Mas acho
Que quando faço algo errado,
Alguma coisa,
Uma escapulida,
Ele está certo.
É assim que ele acha que deve me educar.
Foi assim que ele também foi educado.
Pra mim sempre será um amigo,
Sempre, meu pai.

O Mar de Angra dos Reis

Pela manhã,
Seria como um formigueiro.
À tarde,
Seria um arquipélago,
Um cardume,
Uma esquadra,
Sozinhos lá em alto mar.
De noite!
Ah!
É a coisa mais linda que já vi.
Faixas de luz,
Mar cristalino,
Tranqüilo,
Só para se apreciar.
O mar de lá, sim é um verdadeiro mar.
O mar de Angra...
O mar dos Reis...
O mar de Angra dos Reis!

Meu Caderninho de Telefones

Quando eu vou falar com minhas amigas,
Vou a procura dele o mais rápido possível.
Para a solidão não tomar conta,
Disco,
316, 394, 396...
E ninguém atende...
Que agonia!
Será que hoje estou sem ninguém?
Vi na cabeceira o caderninho e pensei:
Podíamos ser amigos, não é?
Meu companheiro e amigo,
É tão bonitinho.
Só lhe reparei agora?
O quanto é amigo...
Meus amigos,
São teus também.
No seu rostinho,
Suave e fofinho,
Em cada uma de suas páginas,
Terá um carinho,
Quando o número de telefone de mais amigos,
Vier a escrever.
Que bom ter você como amigo...
Sabe dividir direitinho,
Sem falar pra ninguém,
Os segredos e números de amiguinhos
Que até virão a nos conhecer.

Um Dia de Sol

A chuva é gerada pelos dias de sol.
Um dia de sol,
Alegrou a todas crianças da rua.
Umas pulavam elástico.
Outras jogavam futebol.
As crianças falavam:

- Mãe pode chover, hoje?

E ela dizia:

- E por que não?

Engana-se quem acha ruim quando chove.
Deus ajudou a tudo e a todos,
Encaixando direitinho as coisas.
Os fenômenos na Natureza.
Nasce o sol maravilhoso,
Brilhante.
Mas às vezes, o sol,
Se enfurece e fica muito forte
Queimando as matas.
É aí que Deus equilibrou tudo.
Faz o sol enfraquecer,
E começar a chover,
Para apagar o fogo
E ajudar nas colheitas.
Mas sabemos de uma coisa.
Temos nosso coração em fogo.
A chuva que vem não apaga essa fogueira não.
Para criança,
Todo dia e dia de Sol!

A Diferença Entre a Foto e O Espelho

Foto:

Nossas lembranças.
Nossas caminhadas da vida.
Amigos com carinho dão às pessoas.
Namorados trocam entre si.
Essas eternas fotos e amigas da imagem.

Espelho:

No momento.
Nos ajuda a nos arrumar.
Nos enfeitar.
Nos embelezar.
Companheiros inseparáveis,
Íntimos.
É a imagem de nós mesmos,
Ou seria de uma outra pessoa?
Faz-me presunçosa.

Os dois fornecem a mesma coisa,
Imagens.
Mostram ou refletem como a pessoa é,
Não há o que se esconder.
Sinceros refletores de almas e figuras,
Personalidades e criaturas,
Que não podem deles se esconder.

Redações Escolares e de Provas

O Indígena Brasileiro

O índio antigo era como animal.
Uns andavam até nus, outros ainda andavam com tangas.
Comiam peixes e caças.
As armas que usavam eram tacapes, machadinhas, etc...
O índio atualmente é igual a nós todos.
Só que ele gosta de liberdade e o branco não lhes dá.

Os Preparativos Para a Festa

Estávamos preparando a festa junina da nossa escola.
Primeiro nós preparamos as barraquinhas de prendas e depois a fogueira.
A festa ia ser animada, mas Mariana foi teimosa não querendo ajudar.
Soltamos muitos risos.
Quando chegou a hora da festa...
Catapumba!
Aquele temporal imprevisto.
Todo mundo começou a chorar.

Eu e Meu Dedo Verde

Enquanto eu estava na estufa plantando vasos e jarros com sementes de margaridas, foi quando aconteceu e minha mãe me disse:

- Cristiana, meu Deus! Você pintou seu dedo de verde?

Eu respondi:

- Não, por quê?

Ela me apontou e disse:

- Olha seu dedo?

Eu reparei, então e exclamei:

- Nossa! O que é isto?

Passaram três minutos e as margaridas ficaram lindas.
Quando isso aconteceu, eu comecei a gritar:

- Mãe! Mamãe! Venha ver as margaridas!

Minha mãe me fez pensar:

- Agora eu sei o porquê seu dedo é verde, minha filha!

E eu continuei a indagar:

- Por que, mãe?

E minha mãe sorrindo alertou:

- Olhe as plantas que você fez nascer? Como aquele menino do dedo verde!

Aí foi que descobri e ajudei a um monte de agricultores a cultivar suas colheitas com meu dedo verde.

Bilhetinho Para O Meu Papai Noel

Rio de Janeiro

Meu Papai Noel, querido:

Como está?
Espero que ainda esteja gordinho porque magro você feio.
Bem...
Vou direto ao assunto:
queria ganhar de Natal uma Barbie-face, mas se não puder, pode ser uma Susi dezoito anos.
Espero que você tenha “tutu” para comprá-las.
Minhas saudações aos seus anões e reninhas.

Cristiana


Estados Unidos, Lá Vou Eu!

Voltei do encerramento do ano letivo lá da escola, quando recebi a notícia que fui sorteada para ir aos Estados Unidos.
Eu nem acreditei. Fui direto contar prá minha mamãe.
Arrumei as malas e as passagens eram no nome do meu pai, minha mãe e meu irmão além de mim. Eles seriam meus acompanhantes.
No dia seguinte fui ao aeroporto. O vôo estava marcado para dezoito horas.
Cheguei nos Estados Unidos e fui para o hotel Sky, na Califórnia.
No dia do Natal, eu voltei para o quarto do hotel e ainda ganhei um lindo presente:
O Papai Noel entrou pela chaminé e trouxe minha Barbie-face.
Estava nevando muito e foi um show lindo.
Que Natal!

Análise de Governo de 1986

Eu acho que o presidente José Sarney fez uma proposta muito boa de governo.
Congelará os preços até fevereiro de 1987, botou o povo fiscalizando a remarcação e o mais importante está tentando zerar a tormenta que é a inflação.
Pensando bem, vemos que o presidente está modificando mesmo o país, essa é mesmo a Nova República que está melhorando a cada dia.
Respiramos o ar da democracia.
Acho que isto é o que está sendo maravilhoso, principalmente para os jovens que terão o que contar para seus filhos, netos ou até quem sabe bisnetos.

Eu era uma menina, otimista e ingênua, somente repetia o que ouvia em casa, com minhas professoras e no momento do presidente no domingo na TVS, nem SBT ainda era o canal 11 aqui do Rio que era a rede de TV do Sílvio Santos, que ainda via o Domingo no Parque.
E também estávamos recém saídos dos governos de ditadura militar. Parece que era a primeira eleição direta em que Tancredo Neves nos dei aquele mar de esperanças e surtivamente e ninguém sabe ao certo como se deu a morte tão trágica, que hoje inclusive porto a doença de sua causa mortis: divertículos (já tive 3 diverticulites leves e as tratei, mas é uma doença que raramente se dá em tecidos jovens, é proveniente de um ressecamento intestinal, que causa invaginações na parede do intestino, é perigoso, pois repentinamente pode se estourar essa parte desgastada do tecido e se criar um problema de infecção generalizada que foi o caso do Tancredo. Os médicos que não definem bem o meu tipo de divertículo, acreditam que seja de outra natureza.)
Havia uma esperança no povo, que hoje já não há mais, Sarney também não inspirou confiança e sabemos hoje disso.

Ganhei Uma Cachorrinha

Quando ganhei minha cachorra a observei bem.
Não sabia se era fêmea ou macho, meu irmão cismou que era macho e disse que era dele e o nome seria Rex.
Meu pai chegou e disse:

- É fêmea, meu filho e o nome dela é Tootsie, porque eu e sua mãe vimos esse filme hoje e gostamos muito.

Gostei de ver a nossa dedicação: levamos ao veterinário, a lavamos, a secamos com secador e tudo!
Quando nós brincávamos com ela, a bichinha ficava toda faceira.
Foi crescendo... Crescendo...
E teve seu primeiro cio... Deu cria de uma ninhada de 6 cachorrinhos.
O segundo foram 2.
O terceiro...
Bem vocês viram que minha cachorra é alegre e bonita, mas quando tem seus filhotes, sai da frente!
Os empurra com fucinho para mamar, tira a película de placenta que os protege, lambe-os sem parar e quando crescem eles ficam lindos, brilhantes!
Tootsie é a minha cachorrinha maravilhosa.


Cristo Redentor – Rio – Brasil

Estamos vendo o Cristo Redentor, uma das nossas lindas paisagens, ou melhor a nossa linda paisagem que é do Rio de Janeiro!
É bom reparar bem as belezas naturais daqui, não é?
Vemos: praias, morros, matas, água salgada e muito sol.
Nós vemos essas belezas e agradecemos a Deus essa terra tropical e simpática que é o Brasil.
Obrigada, meu Deus, por essa nossa terra boa e linda que é o Brasil.

Entre a Mãe e os Negócios

Oi! Eu sou uma secretária muito atarefada. Meu chefe me convidou para um jantar de negócios com sua esposa às 22 h.
Nessa reunião iam ser convidadas também todas as secretárias da empresa, pois era um assunto de interesse nosso.
No dia do compromisso, eu estava vendo novela às 19 h e dormi.
O telefone tocou às 22 h exatamente e me disseram que minha mãe estava passando mal.
De manhã...

- Dona Cristiana, ficamos por uma hora esperando a senhora. O que aconteceu?

Eu justifiquei:

- Eu dormi na hora da novela das 19 h e só acordei com o toque do telefone e diziam que minha mãe estava passando mal.

Meu chefe logo me consolou:

- Desculpe-me, Dona Cristiana, entre sua mãe e os negócios é preferível que perca os negócios e atenda à sua mãe.

Quem me dera...

Quem me dera ter um leão adestrado com a sua juba abóbora e que estivesse sempre cheirosa, escovadinha e fofa.
Pelo amarelinho sempre brilhoso para quando o sol se pusesse, caminhássemos na praia e veríamos o brilho dele especial para mim.
Quem me dera tê-lo para mim.
Para sempre estar juntinho.
Ele me dando carinho e eu também.
Quem me dera ter esse leão lindo, maravilhoso para dar-me muito amor, carinho e proteção.

Amor No Mundo

Adoro as coisas românticas, como o amor.
Gosto de falar, ouvir e ver o amor florescer em cada canto.
Não sei como falar, como eu gosto dessas coisas, talvez vocês não me entendam muito bem, devíamos amar a todos, em todos os instantes de nossa imensa vida que pode vir a ser curta se não a aproveitarmos bem.
Coisa mais linda do que o amor não existe.
Deus criou o mundo, não importa quem primeiro veio, se as plantas, as águas, agente ou os animais, não importa, todos habitam o mundo que foi feito de amor, por Deus que queria que Adão e Eva vivessem no paraíso, com amor, pelo resto de suas vidas.
Mas a maldade foi maior e hoje domina.
Mas o que Deus fez, ninguém o governa, exceto o Amor!


Primeira Entrevista com Meu Pai

Eu:

- Pai, você gosta de mim como sou?

Papai:

- Gosto.

Eu:

- No que devo mudar?

Papai:

- Não deve mudar, sim amadurecer as idéias, amadurecer e usar sua inteligência para vida.
Eu:

- Você sabe, eu às vezes sinto medo de morrer. Por que, às vezes sentimos essa sensação?

Papai:

- É o pavor do desconhecido e de não sabermos aonde vamos depois de mortos.

Eu:

- E quando isso melhora?

Papai:

- Geralmente, quando a pessoa cresce.

Eu:

- E como?

Papai:

- Ou naturalmente ou trabalhos psicológicos.

Pai, acho que carinho, amizade e conforto resolveriam esse meu problema, não pode ser isso? Insegurança?

Conversa entre o P e o B

Como sabemos, antes de P e de B, em palavras temos o M e não o N.
Estava olhando o livro de gramática, no jardim de minha casa e foi lá que começou a história.
Não sei como, mas estava vendo as letras P e B, discutindo e travando uma disputa pela letra M.
Mas por que haveriam de disputar o M?
Ouvia falarem algumas coisas assim:

- Não adianta que eu quero a M para mim!

Disse o P.

- Nada disso, fique com o N, eu quero ser a exceção e quero ficar eu sempre com ela.

Encarando o P, respondeu o B.

Aí que quase doida resolvi entrar no meio e falei:

- Oi! Eu sou a dona do livro de gramática que vocês estão, por que vocês não entram sempre na mesma palavra com M?

Eles que queriam uma solução acharam pelo menos um exemplo e falaram:

- Já sabemos a palavra, mas temos que falar com ele. Vamos falar com o M!

Daqui a instantes, estavam felizes com a idéia e a palavra era um nome que inventaram para uma cidade fictícia de um texto:

Campanambés...

Assim ficaram bem contentes.

Uma Amiga e Tanto

Nas últimas férias, eu passei 2 semanas na casa da Tia Maria Augusta, amiga de infância de minha mãe.
E ela tem 3 filhas: Blanche, Sabrina e Gisela.
Blanche é a mais velha que tem a minha idade. Sabrina e meses mais nova sendo a do meio, e tem meses que eu, Blanche e Sabrina ficamos com a mesma idade.
Gisela é a mais novinha, tem mais diferença de idade.
Blanche é morena, alta, bonita, cabelos longos e pretos, olhos castanhos escuros e sombrancelhas grossas. Brincalhona, risonha e estudiosa.
Gosto dela como uma irmã, das outras meninas seria tipo como se fossem primas.
Quando ela vem na minha casa, vem direto ao meu quarto arrumá-lo comigo. Nas minhas festas de aniversário, eu e ela ficamos organizando sempre o quarto.
Ela sempre foi uma amiga e tanto...

Naquele Dia, Eu Senti Medo

Minha mãe saiu.
Foi ao teatro.
Fiquei com meu irmão e a empregada.
Fui ver novela e depois fui para cama, mas não consegui dormir e falei para Estella:

- Estella, estou com medo...

Ela assustada levantou e foi ao meu encontro e perguntou:

- Medo de quê, minha filha?

Eu trêmula, tiritando de frio disse-lhe:

- De que aconteça alguma coisa com mamãe.

E ela continuou me perguntando:

- Por que isso agora?

Eu nem a respondi, e já fui indo ao encontro do altarzinho com a Nossa Senhora pintada pela minha mãe e falei a ela:

- Vou rezar...

Juntei-me à Bíblia e pus-me a rezar 2 Pai Nosso e 2 Ave Maria à meia-noite.
Só assim e com a Estella me fazendo carinho e cafuné que dormi.
Mamãe afinal chegou e contou-nos:

- Filha o que aconteceu?

E eu respondi:

- Meia-noite eu “comi firme” na Ave Maria.

Minha mãe sorrindo:

- Eu também, pois passamos eu e seu pais maus momentos na Avenida Brasil com a enchente e quase fomos assaltados, foi por pouco.

As duas repetiram juntas se abraçando e sorrindo...

- “Transmimento de Pensação”!!!


Carta Para Um Programa de TV

Naquela segunda de manhã, estava vendo o Balão Mágico, de repente...
Eu exclamei a minha mãezinha:

- Mãe, eu tive uma idéia!

Ela me chamando pelo apelido íntimo questionou:

- Qual, titi?

E eu empolgada respondi-lhe:

- É de escrever para o Balão Mágico.

Escrevi a carta.
Era curta e só dizia que:
Amigos do peito do Balão Mágico quero muito a vocês, desejo muita audiência, mas vamos ao assunto direto:
No dia 12 de abril de 1500 foi descoberto o Brasil, por Pedro Álvares Cabral. Como resposta a promoção estou mandando a cartinha com a resposta correta!

Foi um prazer,

Cristiana de Barcellos Passinato.

Depois de 1 mês...

E eu falei com minha mãe novamente:

- Mãe, será que vai acabar a promoção de responder certo quem descobriu o Brasil, e dizer ainda o mês e o ano?

Ela sem entender muito bem perguntou:

- E daí, menina?

E eu decepcionada:

- E daí que eu não vou ganhar é nada.

Minha mãe riu e disse:

- Você sabe por quê, filhinha querida? Aquilo ali estava “manjado” demais. Todo mundo deve ter respondido e você provavelmente não vai conseguir ser sorteada, é muita gente. Olha o mundo de cartas, minha filha?

No dia seguinte, no último sorteio...

Ouço a TV: “Cristiana de Barcellos Passinato acaba de ganhar uma Bicicleta Ceci!!”

Eu pulei de alegria e gritando:

- Que legal, fui sorteada. Daqui 2 dias terei minha bicicleta!

Recebi a bicicleta e sai por aí andando e pedalando.


Bem, hoje sou química, mas em 1984, não imaginava querer fazer esse tipo de coisa, mas já gostava de misturar perfume com desodorante e desinfetante sem dizer o sabão em pó e dizia ter feito o melhor multi-uso, sem existir o Veja ainda, e lavava o banheiro e mostrava a meus pais e dizia que a minha mistura era uma descoberta minha. Pode isso?
Só eu mesma?

Procura-se

No meu colégio tem uma sala de química.
Escrevi uma fórmula que é importante para nós todos.
Só mostrei para professora porque era um segredo.
Bateu o sinal e arrumei o material correndo e a fórmula estava num envelope de papel pardo escrito: FÓRMULA SECRETA CRISTIANA.
Cheguei em casa para testa-la e...
Gritei:

- Mãeeee!...

Minha mãe assustada respondeu:

- O que é?

Eu desesperada perguntei-lhe:

- Você viu o meu envelope de papel pardo escrito assim: FÓRMULA SECRETA CRISTIANA?

Mamãe sem nada entender ainda se deu o trabalho de me responder:

- Não, mas pergunta amanhã a sua professora.

No dia seguinte, não deixei nem começar a aula e...
Fui direto à professora:

- Professora! A senhora viu a minha fórmula?

Ela sorrindo falou:

- Aquela?

E eu desesperadamente exclamei:

- Ela mesma!

E a professora que também ficou preocupada, respondeu:

- Não, mas como pode perdê-la?

Eu obstinada, repetia:

- Vou acha-la de qualquer maneira.

No dia seguinte...

Discando o disco de meu telefone e falando pra mim mesma de nervosa o número do jornal de classificados:

- 2-6-4-0-0-0-0!!!
- É do Balcão?

O senhor atendente me responde educadamente:

- Sim, senhorita, no que posso ser útil, eu posso servi-la?

Eu mais que rapidamente respondi, esbaforida:

- Por gentileza, poderia por, no setor de achados e perdidos o seguinte anúncio:

E ele completou:

- Pode falar? Qual seria o texto?

E eu correndo ufegante falei-lhe:

- Procura-se a FÓRMULA SECRETA CRISTIANA num envelope de papel pardo, quem o encontrar será recompensado em saber o segredo da fórmula secreta, mas não abra antes de me entregar, meu telefone é 394-0102.

E ele ao se despedir me aliviou e tentando me acalmar falou:

- Obrigada pela preferência, amanha estará anunciado, pode deixar.

E eu mais do que satisfeita pus fim ao contato com uma saudação:

- Obrigada pela atenção, até logo.

Dois dias depois meu telefone tocou:

- Trim... Trim...

Correndo fui atender:

- Alô!? Quem fala?

Do outro lado da linha:

- E que eu queria levar a sua fórmula às 17 h aí, como faço?

Eu agradeci e lhe dei meu endereço para podermos nos encontrar e ele me devolver e ele curioso indagou:

- Pronto, está aí, mas qual é o segredo, qual é a fórmula, eu garanto não falar prá ninguém.

E eu lhe disse a fórmula, sabe qual era?

AMOR + ESPERANÇA + UNIÃO = PAZ MUNDIAL


Meu Primeiro Dia Na Escola

Segunda-feira foi muito agitada, comecei com aula de geografia com o professor Ary e acabei o dia com a Antônia professora de Moral e Cívica.
Contei para minha mãe que a turma era unida demais.
Minha turma é a 53 e sala 12. Minha turma tem 38 alunos comigo contando. Meu número é 33.
Conheci um monte de pessoas. No dia seguinte que foi a desordem, pois tive que ir por todo o dia na Casa Mattos comprar todo o material que faltava. Deu um trabalho...
Foi legal mesmo conhecer meu novo colégio.
Hoje tiro notas acima de sete e Laura disse que com um mês de colégio eu já conheço mais gente do que ela que tem anos por lá.

Um Dia No Tivoli Parque

Estava na casa da Tia Maria Augusta, terça-feira e eu fui ao Tivoli, na Lagoa.
Fui em um monte de brinquedos.
Uma vez, na estrela.
Uma vez, no carrinho.
Uma no auto-pista.
Uma no minhocão.
Duas na roda-gigante.
Duas no trem fantasma.
E cinco na Montanha Russa Espacial.
Chegamos lá eram quatorze horas e trinta minutos e fomos embora as vinte e uma horas e trinta minutos.
Foi um dia legal.
Ganhei um carro de montar T-57 bird, levamos cachorro-quente e pipocas e compramos maçã-do-amor e coca-cola.
Minha tia organizou-nos em pares.
Eu e Adriana,
William e “bolha”.
Blanche e Sabrina.
Gisela e Ângela.
A Tia Maria Augusta ficou na frente da cantina, em frente a Konga como ponto de encontro.
Foi bem organizado, nos soltou pelo parque e legal.
Eu fiquei depois que chegamos com as meninas, a Blanche, a Sabrina e a Gisela, dormi na casa delas, e antes ficamos montando o carro.
No dia seguinte, o passeio continuou, fomos todos ao Pão de Açúcar.
Aproveitamos o restinho de um dia de nossas férias.
Que pena que iria acabar tão rápido!

Prosas de Diários

O Mar

O mar hoje estava tão quieto, tão triste, o tempo sem graça, o dia todo sem tom.
Acho que além dele sentir falta do mar, o mar sente falta de suas carícias nas ondas.
As carícias que o mar tanto precisa.
Cada onda é como se fosse um carinho delicioso apaixonado.
Acho que todos fazem, mas só alguns sabem como excitar esse movimento do vai e vem.
O mar e suas ondas sabem fazer amor com as pernas de quem sabe se jogar a ele.
Quando ele olha é como se o sentisse, como uma louca e deliciosa sensação de vertigem e falta de juízo, mas ao mesmo tempo de medo e de contemplação aos deuses que regem essa dádiva que é o mar.

O Mar (II)

O mar é lindo, é bravo, ao mesmo tempo é tudo que eu imagino.
O mar carrega as mágoas, o sangue, o rancor.
Gosto de vê-lo com calma e observá-lo com atenção. Depois analisar bem.
Espumante, infinito e cheio de ondas, mas de longe vejo alguém me observando e eu não sei quem, mas sempre está me olhando.
Tem coisa mais maravilhosa do que o mar.
O pôr-do-sol reflete todas as tardes nele.
A lua cheia e o céu com suas estrelas também.
O mar é lindo.


Felicidade

Eu sinto uma sensação de felicidade dentro de mim, que ninguém conseguirá mais me tirar.
Ouvi muita música, o que para mim é uma espécie de terapia, pois me acalma.
Olho o mar que para mim é outra forma de me acalmar, é maravilhoso e fico pensando quando eu vou parar de sonhar.
Mas pensando bem e refletindo, concluí que é bom sonhar porque o mundo está tão sujo, o sonho sempre rosa e bom, então para que parar de sonhar?
Angustiada fiquei comigo mesma, mas tudo bem.
Será que não estou sonhando de novo e essa será uma felicidade que não existe?


Pensamentos

Estou sozinha no mundo, porque ninguém me entende (Se alguém me entende, eu não sei).
Não poderia ficar isolada porque iria ficar muito sozinha.
Gostaria que alguém me fizesse companhia e me aconselhasse.
Todos querem me agredir. Queria saber o porquê disso?
Sou uma garota diferente, mas tento e ninguém consegue me entender.
Gosto das pessoas, mas não sei se gostam de meu jeito de ser.
Queria conselhos, porque estou com uma imagem destorcida do mundo.
Será falta de maturidade?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui