Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Minha Aldeia II - 12 O Municipal -- 17/02/2003 - 14:27 (pedro marcilio da silva leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Municipal



Muitas vezes quando eu descia pela Rua Chaco, numa loja antes da padaria que fazia esquina com a Avenida Duque de Caxias, me chamava a atenção um moço sentado em uma cadeira. Era gordo, tinha um nariz singular e quando o ouvia pressentiasse um trovão. Ele tinha um vozeirão. Eu não demorei muito a saber que o moço chamava-se Euricles de Aragão e a loja era sede do jornal O Municipal. .



Certamente, nas vezes que o via sentado à porta do jornal, ou ele estava descansando ou "pescando" idéias nas pessoas que passavam pela rua, enquanto refletia sobre a cidade que adotara.

Ele, no jornal, fazia de tudo. Era editor, repórter, colunista e todas as coisas necessárias para que o jornal fosse ao encontro de seus leitores, e ia.

Segundo o relato que me foi dado muitos anos depois pelo jornalista Josué Cardoso, o Aragão se encontrava dentro da fortaleza do Tenório Cavalcanti quando esta fora invadida pelo Exército Brasileiro, segundo o próprio . Como repórter, testemunha ocular da história, estava presente. Aragão também foi membro e um dos fundadores da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes.

Em mim, a imagem do bom e velho Aragão, sentado à frente do jornal em sua cadeira, como trincheira de resistência, por uma cidade melhor, é uma festa em minha alma.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 276 vezesFale com o autor