Usina de Letras
Usina de Letras
196 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Ao Companheiro Eduardo, independente do lado que esteja -- 26/02/2003 - 21:54 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ao Eduardo Cândido
(por Domingos Oliveira Medeiros)

“Os mitos não têm autor. Pertencem à sabedoria comum da humanidade, conservada pelo inconsciente coletivo sob a forma de grandes símbolos, de arquétipos e de figuras exemplares. Em cada geração emerge na consciência sob mil rostos. Através deles transmite-se sempre a mesma mensagem essencial. Ilumina caminhos e inspira práticas. No entanto, há momentos em que o mito ganha uma formulação clássica. Hesíodo na Grécia (meados do séculos VIII aC), Ovídio em Roma (43 aC-17dC) os irmãos Grimm na Alemanha (1785-1863) e Luiz da Câmara Cascudo no Brasil (1898-
1986) foram alguns desses escribas inspirados. Assim ocorreu com a fábula-mito do cuidado essencial, também conhecida como ‘a fábula de Higino’. Como asseveramos,
o importante não é o autor da narrativa do mito mas sua significação”.

Saber Cuidar (Ética do humano – compaixão pela terra). Leonardo Boff – Editora Vozes – 7a. edição. Ano: 2001.

Tudo que existe e vive precisa de cuidado. Um córrego, um rio, um mar, um animal, uma criança, um homem, um idoso, enfim, o nosso planeta. A essência do ser humano reside, pois, no cuidado.

“...cuidado com a Terra, com a sociedade sustentável, com o corpo, com o espírito, com a grande travessia da morte. A ótica do cuidado funda uma nova ética, compreensível a todos e capaz de inspirar valores e atitudes fundamentais para a fase planetária da humanidade.”

Eduardo, assim, passo a reproduzir parte de sua réplica e tecer comentários a propósito.

“Fumar pode ser um vício, (PODE?) mas um vício infinitamente pior (HÁ VÍCIOS MELHORES QUE OUTROS?) é o esquerdismo. (ESQUERDISMO? ISSO EXISTE?NÃO SERIA MAIS UM MITO?). O fumo pode (PODE?)causar dependência química, um problema físico, mas o esquerdismo (OU SERIA O MITO) é uma
doença do espírito.” (TRATADA POR PSIQUIATRAS OU POR CIENTISTAS POLÍTICOS?)

“Interpretou mal e porcamente a coisa toda segundo categorias marxistas
“Interpretar o mundo numa ótica esquerdista é a coisa mais singela’. (PELO QUE PUDE ENTENDER, AS CATEGORIAS MARXISTAS SERIAM SINGELAS?.

e, FINALMENTE,


“(a propósito, o "Genésio" é uma homenagem ao Genésio Darcy, cujo nome artístico é Leonardo Boff).” . Seria mero preconceito contra o grande escritor e fundador da Teoria da Libertação? Desprezo por suas idéias? Uso abusivo de seu “livre arbítrio?)

“O bom e velho livre-arbítrio, para onde foi? “ (DEVOLVO-LHE A PERGUNTA)
................................................................................................................

“ está contaminado pelo "Das Kapital". Meu caro, ambos são incompatíveis - mas este é um problema muito mais profundo e não sou eu que vou resolvê-lo aqui. As palavras "fraternidade", "solidariedade" e "amor" penduradas no seu texto, são totalmente destituídas de sentido, exceto o de relegar eventuais opositores ao "Lado Negro da Força" junto com o Darth Vader e o George Bush”. (CONFESSO QUE NÃO ENTENDI NADA DESSE PENSAMENTO.

Caro Eduardo, afinal, você é contra muita coisa, fala, geometricamente, em “esquerdismos” e direitismos”. O que você quer dizer com esses temos? De quje lado você está?

Abraços. Domingos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui