Usina de Letras
Usina de Letras
292 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Papa na Turquia: promover a unidade com os ortodoxos -- 20/11/2006 - 12:00 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Papa vai à Turquia para promover unidade com cristãos ortodoxos

www.zenit.org

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 17 de novembro de 2006 (ZENIT.org).- Bento XVI espera que sua visita à Turquia, que acontecerá de 28 de novembro a 1º de dezembro, sirva para avançar no diálogo entre os cristãos rumo à unidade plena, quebrada há quase um milênio.

Assim confessou o próprio pontífice nesta sexta-feira, no discurso que dirigiu aos participantes da assembléia plenária do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

«Minha iminente visita a Sua Santidade Bartolomeu I e ao patriarcado ecumênico será um novo sinal de estima pelas Igrejas ortodoxas, e servirá como estímulo -- assim o esperamos -- para apressar o passo para o restabelecimento da comunhão plena.»

A visita apostólica acontece em resposta ao convite pessoal de Bartolomeu I por ocasião da festa de Santo André apóstolo, irmão mais velho de São Pedro e fundador do patriarcado de Constantinopla, que se encontra na atual Istambul.

Em 30 de novembro, Bartolomeu I e Bento XVI assinarão uma declaração ecumênica conjunta.


ZP06111705

TOP


--------------------------------------------------------------------------------

Movimento ecumênico é prioritário para Bento XVI
Neste campo, constata, «o silêncio se transformou em palavra de comunhão»

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 17 de novembro de 2006 (ZENIT.org).- Bento XVI confirmou nesta sexta-feira que o movimento ecumênico para a unidade plena entre os cristãos constitui uma prioridade de seu ministério como bispo de Roma, seguindo o caminho traçado pela Igreja Católica nas últimas quatro décadas.

«O Concílio Vaticano II considerou como um de seus principais objetivos o restabelecimento da plena unidade entre os cristãos», recordou o Papa. «Este é também meu objetivo.»

Escutaram suas palavras os participantes da assembléia plenária do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, presidido pelo cardeal alemão Walter Kasper.

O pontífice recordou a primeira mensagem que escreveu como Papa, em 20 de abril de 2005, na qual assumiu «como compromisso prioritário trabalhar sem poupar energias na reconstrução da unidade plena e visível de todos os seguidores de Cristo».

O atual sucessor de Pedro acrescentou naquela ocasião que «está disposto a fazer todo o possível para promover a causa fundamental do ecumenismo».

Em seu discurso desta sexta-feira, reconheceu que na realidade se deram passos importantes desde o Concílio Vaticano II, «onde os observadores delegados das demais igrejas e comunidades eclesiais estavam atentos, mas em silêncio».

«Esta imagem deu lugar nas décadas sucessivas à realidade de uma Igreja em diálogo com todas as igrejas e comunidades eclesiais do Oriente e do Ocidente.»

«O silêncio se transformou em palavra de comunhão», constatou. «Realizou-se um enorme trabalho no âmbito universal e local. Redescobriu-se a fraternidade entre todos os cristãos e se restabeleceu como condição de diálogo, de cooperação, de oração comum de solidariedade.»

Em particular, o Papa se comoveu ao recordar «a experiência de comunhão vivida com os representantes das demais Igrejas e comunidades eclesiais vindos de todos os continentes para participar dos funerais do inesquecível Papa João Paulo II e também da inauguração de meu pontificado».

«Compartilhar a dor e a alegria é sinal visível da nova situação que se criou entre os cristãos», reconheceu exclamando: «Bendito seja Deus!».



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui