Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->CNBB critica o Bolsa Família -- 20/11/2006 - 10:18 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Governo rebate críticas da CNBB contra o Bolsa Família

(Blog do Diego Casagrande - 18.11, 15h22)

O Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família, rebateu duramente as críticas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao programa e abriu uma crise entre ministério e igreja. Em nota, o ministério classificou de “profundo desconhecimento” e “preconceito contra as famílias mais pobres” as afirmações do bispo Aldo Pagotto, presidente da Comissão para Serviço de Caridade, Justiça e Paz da CNBB. A entidade afirma, ainda, que a visão dada pelo bispo “não reflete a visão da própria CNBB”, que costuma ser parceira do governo em várias ações sociais.

Em entrevista nesta sexta-feira, dom Aldo afirmou que o Bolsa Família é um programa que vicia as famílias e faz com que “se contentem com o mínimo”. O bispo não estava sozinho nas críticas. Apesar de menos contundente, dom Geraldo Majella, presidente da CNBB, também fez críticas ao governo federal.

“A afirmação de dom Pagotto revela também preconceito contra as populações pobres, às quais se destinam o Programa Bolsa Família, que é um direito, garantido em lei, a estas pessoas”, diz a nota do ministério. “É importante não perder de vista que as pessoas, uma vez atendidas em suas necessidades básicas, passam a ter condições de almejar mais, de buscarem uma vida melhor”.

O ministério também acusa dom Aldo de não conhecer o Bolsa Família e, por isso, fazer críticas infundadas. “Ao afirmar que o Programa Bolsa Família ‘é meramente assistencialista e vicia, não levando a lugar algum’, dom Pagotto revela um profundo desconhecimento sobre os mais de 15 estudos realizados em relação ao assunto pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), em parceria com organismos internacionais; dos vários estudos realizados por acadêmicos, além do farto material que a imprensa tem publicado”, afirma o texto.


***

Comentário

Félix Maier

O bispo está correto em afirmar que o Bolsa Esmola é apenas um fajuto programa assistencialista, versão moderna do voto de cabresto, que transformou Painho Lula no mais poderoso coronel do Brasil.

Luiz Gonzaga já sabia disso, quando afirmou: "mas doutor, uma esmola pra um homem que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão":

"No tocante à perpetuação da submissão, em Vozes da Seca, de Gonzaga e Zé Dantas, há a seguinte estrofe: seu doutor, os nordestinos têm muita gratidão/ pelo auxílio dos sulistas nessa seca do sertão/ mas doutor, uma esmola pra um homem que é são/ ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão// dê auxílio ao nosso povo/ encha os rios de barragem/ dê comida a preço bom/ não esqueça a açudagem/ livre assim nós da esmola/ que no fim dessa estiagem/ lhe pagamo inté os juros/ sem gastar nossa coragem . Essa é a obra que perpetua a submissão? E o que dizer, falando em auto-estima e consciência da nossa identidade, de Imbalança? Você tem que viver no sertão/ pra na rede aprender a embalar/ aprender a bater no pilão/ na peneira aprender peneirar/ ver relampo no meio do trovão/ e virar folha seca no ar/ para quando escutar meu baião/ imbalança imbalança imbalançá .

(http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1209670-EI6596,00.html)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui