Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Coluna do Machadão de 7 de fevereiro de 2003 -- 08/02/2003 - 14:13 (Douglas Lara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Coluna do Machadão de 7 de fevereiro de 2003

Amanhã sábado as 9h30 teremos a ultima oportunidade de assistir o vídeo "As origens dos conflitos no Iraque", na programação da GloboNews.

Arquivo N - GloboNews (canal 40)
As origens dos conflitos no Iraque

Mais uma vez o mundo se depara com a possibilidade de guerra. Por mais longínquo, mais fora de nossa realidade que a guerra contra o Iraque possa estar, bem sabemos que temos tudo a ver com as decisões tomadas em gabinetes distantes. Aos olhos do mundo ocidental, os países do Golfo Pérsico continuam distantes, mas não é de hoje que toda a região ganhou importância histórica e econômica. O território situado entre os rios Tigre e Eufrates, onde ficava a antiga Mesopotâmia, é considerado o berço da civilização humana, e foi ali, onde hoje se localiza o Iraque, que foi inventada a roda, a matemática e a escrita. Bagdá, a capital iraquiana, já foi a maior cidade do mundo no ano de 814.

Economicamente, o Iraque é um dos maiores produtores de Petróleo do mundo. Muitos críticos do ataque ao Iraque afirmam que os Estados Unidos tem como principal objetivo ter o comando dos poços de petróleo da região: 60% do suprimento de petróleo ao Ocidente saem do Golfo Pérsico. No caso de interrupção no fornecimento, o Japão ficaria sem 80% de suas importações de petróleo, a França sem 73%, a Alemanha sem 41% e os Estados Unidos sem 25%. Desarmar o Iraque e tirar o ditador Saddam Hussein do poder seriam apenas pretextos para a guerra.

“Antes que nossos filhos voltem do Iraque dentro de sacos plásticos e mulheres e crianças comecem a morrer em Bagdá, eu preciso saber: o que o Iraque fez conosco?”, indaga a atriz Susan Sarandon, uma das personalidades envolvidas em campanhas contra a guerra no Iraque. A resposta à atriz é dada por Edward Peck, ex-embaixador americano no Iraque: “A resposta é: nada. O Iraque não tem nada a ver com o 11 de setembro, nada a ver com Al Qaeda. Os vizinhos do Iraque não acham que o país é uma ameaça. Invadir o Iraque vai fazer crescer o terrorismo e não reduzi-lo.” O Arquivo N, com a apresentação de Leilane Neubarth, mostra as origens dos conflitos no Iraque.

Quem ainda não assistiu não perca, canal 40 da TV a cabo, amanhã sábado as 9h30.
Se for possível tire cópia em vídeo e guarde. Poderá ser muito útil para você, familiares e amigos em geral.

Bom noite!


Douglas Lara,
é editor do jornal eletrônico Acontece em Sorocaba.2003, ano de amor e esperança
=======

www.sorocaba.com.br/acontece
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui