Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Senhora Bush e Senhora Silva -- 07/02/2003 - 21:05 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carta Para as Senhoras Bush e Silva
(por Domingos Oliveira Medeiros)

Prezadas senhoras. Estou muito preocupado com seus respectivos filhos. Não sei o que se passa na cabecinha dos dois. Na verdade, todos tememos que o caso seja incurável. Que seja algum trauma de infância. Qualquer doença hereditária, do tipo complexo de inferioridade, de superioridade ou, simplesmente, no primeiro caso, uma questão de mimo excessivo; e, no caso do Silva, excesso de confiança ou síndrome do sucesso adquirido. Euforia localizada. Sei lá mais o que possa ser. A verdade é que estes dois rapazes estão preocupando o mundo todo.

O Bush anda com a mania de brincar de cabo de guerra. Escolheu, primeiramente, o Afeganistão, por conta de atos de terrorismo, praticados contra o seu país. Até aí, tudo bem. Mas, como ficou registrado, a vingança não deu em nada. Gastou-se muito dinheiro, muitos inocentes morreram e, ao que eu saiba, não encontraram, até agora, o principal personagem, o tal de Bin Ladem, que continua a merecer cuidados especiais. Tanta bomba e tanto dinheiro para nada. Pois o Afeganistão continua onde sempre esteve. E ninguém garante que não exista mais terroristas por aquelas bandas.

Agora, a implicância do Bush é com o Iraque. Parece que ele não gosta de gente que produz petróleo. Deve ser alguma coisa ligada a alergia ao produto. Ele nunca foi ao dermatologista quando criança? Senhora Bush, eu peço desculpas a senhora. Também tenho filhos e sei quanto é desagradável ficar falando dos seus defeitos. Mas o Júnior desta vez extrapolou. Andou inventando um tal de dossiê encontrado nas páginas da Internet, que denigre a imagem do Iraque. Só que descobriram que o dossiê é falso. Tem mais de 12 anos que um estudante americano elaborou aquele documento. Documento que foi utilizado pelo seu parceiro da Inglaterra. Que vergonha! Mentindo em público. Digno de umas boas palmadas. A senhora nunca ensinou ao seu filho que quem brinca com fogo amanhece queimado? Pois é. Essa brincadeira vai acabar incendiando todo o planeta.

Já não chega as malcriações que ele fez na reunião de Kioto. Não quis ajudar os seus pares a diminuir a camada de ozônio. Por conta disso, o calor no planeta está aumentando. E tem mais. O Bush, agora, deu para criar dificuldades na área de exportação. Anda sobre-taxando seus produtos, apenas para prejudicar países como o Brasil. Depois, quando ele vier ao Brasil, não vai reclamar se alguém lhe negar um copo de suco de laranja.

Peço a senhora que fale com ele. Tente tirar de sua cabecinha oca essa idéia de atacar o Iraque. A França, a China e a Rússia não estão gostando disso. E ele ainda tem outro problema para resolver. O da Coréia do Norte. Aí o bicho vai pegar. Aquela turma não gosta de brincadeira.

E a senhora Silva que me perdoe. Mas votei, como a maioria dos brasileiros, no seu filho. Para presidente do Brasil. No pressuposto de que ele iria dar um basta a todas as trapalhadas feitas pelo Malan e sua turma do barulho.

Entretanto, dona Silva, parece que a coisa vai ser empurrada com a barriga. No estilo FHC. Quanto mais devagar, melhor. Até as palavras e as ações são as mesmas. Sei que governar é mais difícil do que atirar pedras. Mas, convenhamos, aumentar os juros e o superavit não resolverá o problema da economia. Ao contrário, continuará do mesmo jeito: aumento do desemprego e da falta de recursos na praça. Sei que é muito cedo para cobrar resultados. Mas é de cedo que se começa a trabalhar. Cortar o mal pela raiz.

O ministro da Fazenda já anda falando em cortes no orçamento. Vale dizer, nos investimentos e nas despesas, de modo geral. Isto significa entrar na rotina do “não tem dinheiro para nada”. E toma mais empréstimo. E não se dá aumento para ninguém. E não se diminuem os impostos. E não se gera mais empregos. E passamos a trabalhar apenas para pagar os juros da dívida. Este filme já conhecemos. O Lula deveria jogar um pouco mais pesado com o FMI. Temos que mostrar a ele que, não vai demorar, e a galinha dos ovos de ouro morrerá. Ou seja, não haverá condições para pagar os juros da dívida. E ficaremos igual a Argentina. A senhora haverá de me dar razão. Até quando poderemos ficar com esta ilusão de que o próximo ano será melhor do que este? De jeito nenhum.

A saída, repito, está em atacar o problema de frente. Dívida que atinge 70% do PIB é quase impagável. É preciso negociar. É preciso que haja maior alongamento da dívida. Mais tempo para o seu pagamento. E que o FMI reconheça, de uma vez, que investimento é diferente de despesa. Tratar tudo como despesa não dará certo. E sem investimento rumaremos para o apagão e outros escuros. Fale com o Lula para ele acabar com a lua-de-mel e começar a fazer o que prometeu. Mudar, radicalmente, a política econômica e a metodologia de governo. Se não, todos estaremos ferrados. Guerra no mundo inteiro. Guerra do todos os lados. Abraços do brasileiro Domingos, que confia muito no seu filho. E que aguardará uma mudança de comportamento urgente, para que possamos, realmente, construir um Brasil diferente.

Domingos Oliveira Medeiros
07 de fevereiro de 2003


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui