Usina de Letras
Usina de Letras
302 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Inédita reunião entre as Igrejas Católica e Anglicana -- 17/11/2006 - 09:40 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Inédita reunião entre as Igrejas Católica e Anglicana

«Confiamos em que o Espírito Santo guie nossa peregrinação para a unidade»

www.zenit.org

LONDRES, quarta-feira, 15 de novembro de 2006 (ZENIT.org).- A Câmara de Bispos («House of Bishops») da Igreja da Inglaterra (anglicana) e a Conferência Episcopal Católica de Bispos da Inglaterra e Gales celebraram uma importante reunião bilateral de 14 a 15 de novembro, em Hinsley Hall, Leeds.

Os bispos foram presididos pelo arcebispo de Canterbury, o doutor Rowan Williams, e pelo arcebispo de Westminster, cardeal Cormac Murphy-O’Connor.

A reunião, de caráter fraternal, segundo informam os organizadores, se basearam «na oração compartilhada, no debate e no desejo de um ulterior desenvolvimento de seus pontos de vista cristãos compartilhados».

Suas reflexões se fundamentaram no trabalho da Comissão Internacional Anglicano-Católica para a Unidade e a Missão (IARCCUM), cujo documento final deveria publicar-se em 2007.

Por ocasião desta reunião, os arcebispos Williams e Murphy-O’Connor fizeram uma declaração conjunta.

«Esta histórica reunião -- diz a declaração --, quarenta anos depois da visita do arcebispo Michael Ramsey ao Papa Paulo VI -- a reunião da qual surgiu o diálogo através da Comissão Internacional Anglicano-Católica --, marca um ulterior desenvolvimento nas cálidas relações que já existem entre os bispos anglicanos e católicos da Inglaterra e Gales.»

«Muitos de nós -- acrescenta a declaração -- nos encontramos já regularmente em reuniões regionais e locais, e estamos implicados em um amplo arco de projetos compartilhados.»

«Reconhecemos a importância de trabalhar juntos para apresentar à nossa sociedade um testemunho cristão compartilhado, e a importância de trabalhar com outras denominações cristãs, e com aqueles de outros credos para fazer progredir o bem comum da sociedade.»

«Esta reunião -- indicam as duas Igrejas -- é um sinal significativo do compromisso mútuo para dialogar e para dar um testemunho conjunto baseado em nossa fé comum. Sublinha nossa responsabilidade de trabalhar juntos como aliados em missão e serviço ao povo de nosso país. A missão que nos foi dada por Cristo nos obriga e impulsiona a comprometer-nos mais profunda e amplamente nesta colaboração na missão, baseada no diálogo e na oração compartilhada.»

«Nossa fé cristã está enraizada em nosso batismo comum. Contudo, nossa comunhão permanece imperfeita», acrescente a declaração.

«Nosso entusiasmo pelo diálogo -- dizem os dois arcebispos -- significa que devemos ser honestos em tratar os temas em que estamos em desacordo. Isto é possível quando nos sustenta o Evangelho. Confiamos em que o Espírito Santo inspire nossa peregrinação para a unidade e a missão comum.»

A reunião responde ao mandato da Comissão Internacional Anglicano-Católica para a Unidade e a Missão. Trata-se de uma Comissão de bispos responsável por buscar modos práticos de expressar os frutos do diálogo entre anglicanos e católicos. Seu mandato é conseqüência das recomendações da Comissão Conjunta Preparatória Anglicano-Católica, em Malta em 1968.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui