Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Salve o vagabundo -- 14/02/2003 - 12:45 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Salve os vagabundos


Várias coisas se aprende andando por aí. Eu tenho feito isso a alguns anos, e aconselho todo o ser vivente fazê-lo, pelo menos uma vez na vida. Trilhar algum caminho sem rumo, compromisso ou qualquer clichê social. Andar por andar; conhecer pessoas, falar com elas; ver o modo de vida dos povos, sua história e seus por quês. Então, ao final de algum, o sujeito estará apto à governar uma casa, um botequim, uma empresa ou uma nação.
Dependendo o cabra pode demorar até dez anos na estrada; eu estou a vinte, e confesso-me em total ignorància. Mas eu não sirvo de paralelo, pois sou por demais ignorante, senão não teria demorado tanto. Quero acreditar que alguém mediano aprende muita coisa em menos tempo.
Mas não vá de carro ou avião; use ónibus. Vá parando nas cidades, sempre tem pessoas dispostas a recolher andarilhos para uma boa conversa, principalmente nas cidades pequenas, que, geralmente, são mais hospitaleiras; embora nas grandes se de um jeito também. Sempre que puder durma na rua, de preferência junto dos que habitualmente partilham esta sorte.
É apavorante dormir ai relento? Ora, para mim me parece muito mais apavorante o sujeito nascer, estudar, formar-se, constituir família, trabalhar e morrer dentro de conceitos criados por outros, sem nunca ter tentado algo diferente! Isso me apavora. De pessoas assim, conformadas, estáticas, estamos cheios. Seres humanos que se criam em bases sociais preparados por anciãos, devidamente interessados em formar ciborgs, que incorporem sua teorias pré-fabricadas . Com isso criou-se os líderes atuais, que conseguem fazer do simples e óbvio um caos. A humanidade morre de fome e morrerá de sede em breve, porque os governantes vem da classe ciborg, devidamente americanizados. Até os que eram avessos ao modelo USA de viver, dão indícios de que vão aderir às esta idiotice dos pré-fabricados; uma coisa linda por fora e crua por dentro, iguais as pizzas Hutt.
Eu ando pelo mundo tentando aprender como criar uma família decentemente, nada mais. Já tentei alguns conceitos patriarcais, sem bem que meus pais pouco me viram, e quebrei a cara. Em minhas andanças encontrei poucas pessoas esclarecidas que merecessem sequer uma linha nos "flash" da vida. Anónimos que andam aprendendo, aprendendo e nunca são aproveitados, são da classe dos vagabundos que tem tempo de sobra para olhar o mundo com isenção. Ficam por aí fazendo suas esquisitices, incomodando a sociedade, pois a cada mendigo que surge na rua é mais uma prova, viva, de que o modelo pré-fabricado está falido. E isso ninguém pode esconder, ao menos que se adotem medidas para resolver o "problema", pensamentos que andam vagando pelos especialistas em administração.
Temos também a colaboração das igrejas, incluindo os espiritas, que interpretam às avessas o que Jesus e outras grandes luzes pregaram. Quando estes viam erros, agiam imediatamente. Em se falando de Jesus, lembremos a passagem dos vendilhões do templo, quem não sabe ou não que lembrar, vá até a Bíblia. Nossos religiosos preferem formar ovelhas para serem pisoteadas todos os dias; um nojo. Tal postura é defendida porque os templos, igrejas e mansões tem aquecedor e mesa farta.
Ande, saia dessa vida costumeira, caso contrário não poderás me rebater nunca, pois não saberás se estou leviano ou verdadeiro. Qual moral tem um debatedor diante de um tema que não conhece. Ande, aprenda e depois venha refletir comigo
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui