Usina de Letras
Usina de Letras
254 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->CARTA DE JUAZEIRO. O MAL SE CORTA PELA RAIZ -- 23/10/2005 - 16:29 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

CARTA DE JUAZEIRO DO NORTE
(Por Domingos Oliveira Medeiros)

“O MAL se corta pela raiz”.

Aos amigos de arte, notadamente aqueles mais ligados ao Cordel, para expressar meu repúdio ao Manifesto em Defesa da Literatura de Cordel. Repúdio, obviamente, NÃO em relação ao seu conteúdo, mas pela forma, irregular e ilícita, pela qual o mesmo fora elaborado.

Desnecessário dizer que se configura crime a divulgação, parcial ou total, de obras literárias, sem o prévio consentimento ou autorização da autoria legítima. Cabendo, portanto, o devido reparo por danos morais e indenização por apropriação indébita.

No caso em questão, os itens 12, 13, 14, 15 e 16 , foram copiados, na íntegra, do meu livro “Com Humor e Com e Com Afeto – A Charge Literária na Era Lula”, mais precisamente do seu Apêndice, páginas 223 a 225. Referida obra foi relançada em João Pessoa, por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Literatura de Cordel, via procuração concedida à Professora, Pesquisadora e Escritora Maria do Socorro Xavier, grande amiga e lutadora pelas questões do Cordel.

Os demais itens do Manifesto em comento, ainda que de forma parcial, ou com ligeiras mudanças, são idéias também contidas no livro supracitado.

Não se trata de vaidade ou de questões menores, mas de reparo de ilícito cometido, posto que os pretensos “autores” da peça não tiveram a preocupação, ao menos, de citar a fonte de onde emergiram palavras e parágrafos inteiros. Não sei se por má-fé, ou por injustificável descuido. Ou crise passageira de vaidade. O fato é que esconderam a verdadeira autoria dos textos e das idéias, como se os mesmos fossem de suas lavras; e,o pior: transferiram os louros para outra localidade, que não o Estado da Paraíba, em especial a cidade de Pombal, berço de minha infância, e de tantos valores de nossa cultura, pontificando Leandro Gomes de Barros, “o gênio que nos trouxe régua e compasso para produção da literatura de cordel”.

Aguardo as devidas correções e retratações, sem deixar de levar em conta outras medidas que não gostaria de levar adiante.

Cordialmente. Domingos.






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui