Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Minha Aldeia I - 2 Armazém Azul -- 12/02/2003 - 13:09 (pedro marcilio da silva leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Armazém Azul



Na Avenida Plínio Casado, bem colado à estação ferroviária, existia o famoso armazém, pintado de azul que lhe batizou. Era da época em que a cidade costumava se vestir de esperança e felicidade. Era assim como o Armazém Brasil e tantos outros de secos e molhados. Naquele tempo era tudo varejão: da banha ao feijão, passando pelas miudezas em geral e em alguns até da maldita, a branquinha. Ou seja, a cachacinha.

Uma passadinha no Azul era praxe para quem voltava do trabalho ou que estava esperando o trem. Sempre havia alguma coisa para levar para casa, um quilo de feijão, um sabão português, uma mortadela, um "durma-bem" para espantar os mosquitos, ou mesmo, uma notícia nova. Motivos para passar pelo armazém existiam todos, se não pelas mercadorias e a famosa água que passarinho não bebe. Os proprietários eram muito queridos por todos. Eram da época que você não era um freguês ou cliente, era um amigo.

O dono do armazém morava na rua General Càmara, onde também morava minha família. Um de seus filhos era amigo dos colegas da rua, e por isso eu também o conhecia. Seu nome era Davi, mas a gente só conhecia como Galileu. Como ele era alto e espaçoso como o personagem da revista do Ziraldo, a Saci Pererê, o Lula também conhecido como Pé-de-Pato, assim o apelidou.




O Waldir, um vizinho nosso, tinha uma turma que costumava sair no carnaval fantasiada com luxo, mesmo nos blocos de rua. O Galileu andava enturmado com eles e teve até um grande ano de glória: travestido de soldado do faraó Ramsés, ganhou o primeiro lugar por no concurso de fantasia do Clube dos Quinhentos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 198 vezesFale com o autor