Usina de Letras
Usina de Letras
229 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->25º aniversário das aparições marianas em Ruanda -- 11/11/2006 - 15:53 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ano jubilar pelo 25º aniversário das aparições marianas em Ruanda

Anuncia a diocese de Gikongoro

www.zenit.org

KIBEHO, sexta-feira, 10 de novembro de 2006 (ZENIT.org).- A diocese ruandesa de Gikongoro anunciou um ano jubilar para celebrar os 25 anos da primeira aparição da Virgem Maria em Kibeho.

O local, onde começaram as aparições marianas em 1981, não só é meta de peregrinação nacional, mas também internacional.

Segundo o relato dos videntes, a Virgem apresentou-se em língua local como «Nyina wa Jambo» --«Mãe do Verbo»--, convidando à conversão, à oração e ao jejum.

Em uma ocasião, mostrou imagens chocantes: um rio de sangue, pessoas que se matavam umas às outras e cadáveres abandonados sem ninguém para os enterrar.

Nos anos seguintes, a terrível visão se relacionou com o genocídio que convulsionou Ruanda entre 1994 e 1995; Kibeho foi um dos cenários mais sangrentos daquela tragédia.

Em 2003, o então prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos --o cardeal Crescenzio Sepe-- consagrou no lugar das aparições o santuário mariano dedicado a Nossa Senhora das Dores em Kibeho e manifestou sua esperança em que o ponto de peregrinação se transformasse em local de nascimento de um povo ruandês renovado na fé e no perdão.

O dicastério missionário --por meio de seu órgão informativo «Fides»-- se fez eco esta semana do comunicado no que a diocese de Gikongoro apresenta o ano jubilar pelo 25º aniversário: «As aparições da Virgem em Kibego com sua mensagem são, sem dúvida, uma fonte de bênçãos do Céu para a Igreja e uma possibilidade para uma nova evangelização da sociedade atual», lê-se no texto.

As aparições começaram no dia 28 de novembro de 1981 e concluíram no dia 28 de novembro de 1989. «Ambas datas se consideram uma referência histórica importante para todos os que desejam conhecer as aparições de Kibeho com sua mensagem», acrescenta o comunicado firmado pelo padre Eugène Dushimurukundo, chanceler desta diocese ruandesa.

A Igreja Católica reconheceu oficialmente estas aparições no dia 29 de junho de 2001, após anos de estudo por parte de duas comissões --médica e teológica-- que o bispo local estabeleceu, recorda a Congregação missionária da Santa Sé.

Declararam-se válidas as aparições a três videntes: Alphonsine Mumureke, Nathalie Mukamazimpaka e Marie Claire Mukangango.

O bispo de Gikongoro, Dom Augustine Misago, anunciou --em uma mensagem de 8 de setembro passado-- que as celebrações por este 25º aniversário iniciarão no próximo 28 de novembro --festa de Nossa Senhora de Kibeho--, segundo um programa proposto pelo comitê pastoral do santuário mariano.

O prelado indica aos fiéis: «Para celebrar dignamente o ano jubilar, devemos oferecer atos concretos à luz da mensagem de Kibeho».

Entre eles aponta: «Orar segundo as intenções do Papa durante o ano, reforçar a participação na Missa com a comunhão eucarística, receber o sacramento da Reconciliação».

«Reconciliar-se com quem consideramos um inimigo --acrescenta--, pedir perdão a quem ofendemos e perdoar os que nos ofenderam, respeitar-se uns aos outros dando demonstrações de tolerância recíproca em família, entre vizinhos, no trabalho, nas reuniões e em outras circunstâncias sociais».

A estes gestos soma também «atuar com valor pela verdade e a justiça para todos, sobretudo nas condições atuais dos tribunais “Gacaca” (tribunais populares e tradicionais encarregados de julgar os implicados no genocídio de 1994), que devem ser adequadamente gerenciados para evitar que se transformem em foros de injustiça e de ajuste de contas com a cobertura da lei».

E o prelado anima igualmente, com vistas ao ano jubilar, a «multiplicar os atos de caridade e de misericórdia, sobretudo durante a quaresma, apoiando associações humanitárias como Cáritas e outras que perseguem objetivos deste tipo».
ZP06111003



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui