Usina de Letras
Usina de Letras
253 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->Congresso Internacional -- 21/09/2005 - 10:41 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Congresso internacional será aberto, hoje, às 20h, na Fundação Casa de José Américo
Nesta terça-feira (20) tem início em João Pessoa a primeira edição do Congresso Internacional de Literatura de Cordel que terá como sede a Fundação Casa José Américo de Almeida (Fcja). A abertura está prevista para acontecer às 20h00 com o lançamento do concurso Raymond Cantel, com a presença de autoridades.
Nesta noite o professor Neroaldo Pontes de Azevedo irá proferir uma conferência sobre literatura de cordel, às 20h30. Em seguida o cantador Oliveira de Panelas e Erasmo Ferreira realizam uma cantoria, com a presença de grupos folclóricos de Cabedelo, grupos de Coco de Roda, Ciranda de Zé Benedito.

A primeira parte do evento prossegue até o dia 23 de setembro, sexta-feira, com uma série de atividades: mesas redondas, conferências, lançamento de cordéis, palestras sobre literatura de cordel, diálogos culturais, critica, história, antropologia entre outras inserções artistas e intelectuais sobre a literatura de cordel no mundo.

Na quarta-feira estão programados debates com o presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Fernandes Filho, Ria Memaire da Universidade de Poitiers que vai falar sobre o tema: "Folhete ou Literatura de Cordel? Dois termos, dois mundo ou duas civilizações" e terá como debatedores o presidente da Comissão Pernambucana de Folclore da Universidade Federal Rural de Pernambuco, o professor Roberto Ermerson Câmara Benjamin e da professora Neuma Fechine Borges da Universidade Federal da Paraíba.
A coordenadora do Congresso, a professora e pesquisadora Janete Lins Rodriguez, explicou que as inscrições para as palestras são gratuitas e foram realizadas via email: fcja@24hs.com.br. Neste evento, segundo a professora, estarão presentes 200 conferencistas. O processo de seleção, segundo ela, foi sofrido porque os contatos estão sendo realizados deste o ano passado sempre em contato com as universidades.

Um dos destaques da programação é a mesa redonda com o professor aposentado do curso de Comunicação Social da UFPB Luiz Custódio da Silva, atual professor do departamento de Comunicação da UECG que debaterá sobre os folhetos de cordel e a sua importância para a Folkcomunicação, bem como a palestra do professor Severino Lucena Filho, Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco que debaterá sobre o cordel no contexto do Folkmarketing.

Além deles estão programados ainda discussões temáticas coom pesquisadores ilustres, a exemplo de Ria Lemaire (França), Angela (Áustria), Arnaldo Saraiva (Portugal), Julie Antoinette Cavignac (França), Mark Curran (EUA), J.J.Dias Marques (Portugal) e ainda Altimar Pimentel (PB), Bráulio do Nascimento (PB), Bráulio Tavares (PB), Cidmar Teodoro Pais (SP), Maria Aparecida Barbosa (SP), Eduardo Diatahy de Menezes (CE), Osvaldo Meira Trigueiro (PB), Roberto Emerson Câmara Benjamin (PE) e Silvia Nemer (RJ).

A professora Janete Lins comentou ainda que a idéia para realização de um congresso vem sendo fomentada há alguns anos. Foi quando o governador do Estado sugeriu uma homenagem a Raymond Cantel, com um concurso, foi quando inserimos a idéia dele no projeto sobre Cordel e levamos ao Ministério da Cultura, que por sua vez, embarcou para a França e lá chegando foi bastante elogiado, como sendo um dos principais eventos do Brasil na França.

A segunda etapa acontecerá nos dias 19 a 21 de outubro, como parte das comemorações France sas e Brasileiras do século XX, bem como a atuação de Raymond Cantel em favor da literatura de cordel brasileira e do prestigioso Acervo Raymond Cantel de Literatura Popular Brasileira, na Universidade de Poitiers.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui