Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre: No santuário de Cora Coralina -mscx -- 08/02/2003 - 23:52 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No Santuário de Cora Coralina: autor: José Mendonça Teles. Edições Consorciadas.UBE-GO. 2a. edição. Kelps, 2001. 112 p.
Por: maria do socorro cardoso Xavier

Sempre admirei a poetisa Cora Coralina. Através deste Ensaio escrito por José Mendonça Teles veio elucidar, enriquecer e deleitar-me, qual leitura aprazível e fértil ao mesmo tempo. Nos leva a uma viagem a percorrer becos, ladeiras, casas velhas de Goiás antigo. Sem cansaço percorremos teluricamente os lugares palmilhados pela antiga menina, depois mulher doceira, poetisa de Vila Boa de Goiás.
Muito bem delineado este ensaio, documentado e bem ilustrado. Um roteiro lírico do planalto central: seus mitos, seus valores. Uma memória indelével, escrita com muita sensibilidade, ao narrar comovente trajetória de uma grande poeta brasileira, goiana, com antecedentes nordestinos.
Uma seleção inteligente da produção mais pungente da poetisa Cora Coralina: sua autenticidade, sua rusticidade, seu despojamento. Um tratamento literário pertinente.
Esplêndido ensaio, no qual traça com tanta fidelidade o perfil da doce mulher menina, magnànima poetisa Cora Coralina. Episódios, personagens literários e mitos são caracterizados com muita singularidade, ressuscitando a riqueza do cenário lítero-cultural da terra das boiadas. Um livro que nos instiga a emoções telúricas infindas!
O autor deste livro, José Mendonça Teles: escritor goiano, pertence a Academia Goiana de Letras, com livros publicados.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui