Usina de Letras
Usina de Letras
304 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Cáritas brasileira comemora 50 anos -- 09/11/2006 - 09:52 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cáritas Brasileira comemora 50 anos no domingo

Organismo nasceu na mesma década em que foram criados o CELAM e a CNBB

www.zenit.org

SÃO PAULO, quarta-feira, 8 de novembro de 2006 (ZENIT.org).- Neste domingo, dia 12 de novembro, a Cáritas Brasileira celebra o seu jubileu de ouro.

O organismo assistencial católico nasceu em 1956 no Brasil, num contexto marcado pelo surgimento de importantes instituições e também por grandes eventos.

Segundo explica em texto enviado a Zenit Dom Demétrio Valentini, presidente da Cáritas Brasileira, «a década de cinqüenta, no século passado, se constituiu um terreno fértil para o lançamento de sementes que, como o grão de mostarda do Evangelho, desabrocharam com vigor e se tornaram árvores frondosas».

Em 1952 nascia no Brasil a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), fadada a se tornar a expressão mais significativa da presença da Igreja na sociedade brasileira. A mesma figura que esteve no centro das providências para a fundação da CNBB, Dom Hélder Câmara, foi também a figura que tramou o nascimento da Cáritas, poucos anos depois, conta o bispo.

Em 1955 se realizava no Rio de Janeiro o 35º Congresso Eucarístico Internacional, que ensejou a realização da primeira Conferência Geral dos Bispos da América Latina, que por sua vez criou o CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano).

«Este foi o contexto do nascimento da Cáritas em 1956. No bojo de generosas intenções, que envolviam a Igreja no Brasil e em nosso continente, com o desafio de se articular melhor para o cumprimento de sua missão, em vista de dar respostas adequadas ao tamanho dos desafios que se apresentavam», explica Dom Demétrio.

Segundo o bispo, o jubileu da Cáritas está repercutindo além dos seus limites institucionais, mostrando a inserção da Cáritas seja no contexto da CNBB, de quem é organismo incumbido de incentivar sua ação social, seja entre os numerosos parceiros que a Cáritas foi encontrando ao longo desses anos de sua atividade.

«A recente encíclica de Bento XVI veio ressaltar a estreita vinculação da “Cáritas” como organismo de ação social da Igreja, com o mistério fundamental do próprio Deus, que na feliz expressão de São João se define como um mistério de amor: “Deus Caritas est”», afirma Dom Demétrio.

«Pois bem, no seu jubileu, a Cáritas Brasileira, com gratidão, reconhece em Deus não só a fonte inspiradora, mas também a força motora de sua ação.»

O bispo afirma que a dimensão celebrativa do jubileu motiva também a Cáritas Brasileira a prestar seu agradecimento a todos os que fizeram sua história, desde o seu início até os dias de hoje.

«Com a figura de Dom Hélder, o seu inspirador, são lembrados com carinho todos os bispos que a presidiram ao longo dessas cinco décadas», afirma.

«Mas a gratidão quer abranger especialmente os milhares de agentes da Cáritas, que ao longo desses cinqüenta anos fizeram acontecer a solidariedade de tantas maneiras e em tantos lugares do Brasil», refere o bispo.

A Cáritas Brasileira faz parte da Rede Caritas Internationalis, rede da Igreja Católica de atuação social composta por 162 organizações presentes em 200 países e territórios, com sede em Roma.

Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes em parceria com outras instituições e movimentos sociais.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui