Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->EROTISMO E AMOR ! O que são? -- 13/05/2002 - 05:45 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
----- "O erotismo como encenação no deserto da vida na sociedade moderna", foi o mote que enunciou a Quinta Edição dos Colóquios do Porto, uma organização bienal do Instituto de Psicanálise, evento cultural que presenciei sexta 10 e sábado 11. Este género de reuniões, onde a polémica se instala e revela silenciosa nas faces de quem nelas põe ouvido, atrai-me e fascina-me pela paradôxal dualidade do jogo de palavras que, apesar de préviamente meditadas, ora produzem estrondosas asneiras, ora sublimes constatações.

----- "Os seres humanos não foram criados por Deus como é habitual dizer-se. Por uma razão muito simples: qualquer um de nós faria bastante melhor, se dispusesse dos poderes que a Deus atribuímos; fá-lo-iamos mais verdadeiros, mais justos, mais bondosos, mais solidários, mais bonitos, mais perfeitos, melhores em tudo". O psicanalista Jaime Milheiro iniciou desta forma o colóquio, perigosamente contundente, mas com sublinhada subtis e irónicos sorrisos entre as palavras.

----- De seguida apresentou um bem urdido concentrado da história de Adão e Eva no deserto, para culminar numa lição de moral, fruto do que o especialista considerou ser a maior farsa da humanidade: o muro das lamentações. "Os seres humanos continuam estranhos, desprotegidos, cheios de defeitos, portadores de cancro e de depressões horríveis". Por conseguinte, apelou: "Devemos recriar o deserto em vez de o lamentar".

----- Mesas redondas sobre a encenação do erotismo e do assédio sexual, congregando convidados aparentemente irreconciliáveis, reuniram os momentos mais abundantemente profícuos da sessão.

----- " A minha convicção é de que nascemos com o diabo no corpo", atirou Vasco Magalhães, padre jesuíta, para explicar que "sendo o diabo uma divisão, é possível estar-se seduzido por um apelo que desvia e por uma provação que fecha a pessoa sobre si própria e paralisa. O ser humano caracteriza-se pelo desejo mimético e será esse também o caminho da liberdade e a origem de todos os conflitos".

----- Constatei pois que um representante religioso, com reconhecimento público para coloquiar, considera que os récem-nados são desde logo portadores de malefícios espirituais e com isso justificar a mimética humana dos adultos. Ora aqui está pois o paradôxo dialéctico bem expresso por parte dum indivíduo que deveria, pela sua função, ter cuidado com o que diz.

----- Achei no entanto muitíssimo asado e importante que se tenha tomado o argumento do céu para se chegar ao infernal paraíso do sexo e do amor. Ninguém todavia definiu com propriedade e segurança argumentativa o que é sem equívoco erotismo v. amor: nem num olhar!

----- Não perdi nada, não ganhei nada e nada também me surpreendeu. O que se pode esperar da contemplação sobre pavões exibicionistas? Umas bicadas!

----------------- Torre da Guia ------------------
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui