Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Freud, escuta essa!!! -- 06/06/2002 - 13:57 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bom-dia!



Hoje venho à consulta, caro psicanalista, não para queixar-me, mas para relatar-te um momento raro, e de extrema ternura, desses que só experimentamos uma vez na vida.

Falo da emoção de uma carta que recebi, via e-mail, cujo remetente me dizia, mais ou menos, assim:



“Milene



Para veres a minha reação futura, e comportamento, poderias ter pensado enviar-me a fotografia duma senhora idosa, com 80 anos, por exemplo, e o e-mail seguinte:



Caro Senhor, chegou o momento de lhe revelar a verdade, tal e qual é: A Milene Arder que o amigo diz que ama é essa adorável velhinha da foto.

O senhor compreenderá porque agi como agi e agora ajo assim!



Virias então - amiga - a saber quem deveras eu sou.



Um beijão

xxx”



São momentos como este, Freud querido, que dão um sabor especial à nossa existência.

E eu, que navego há três anos por este mar internáutico, sempre agi de maneira jocosa e irreverente... Nunca levei nada a sério, por saber que, assim como eu, a maioria dos usuários não expõe sua “realidade total”, o que seria uma nítida prova de imaturidade, visto que há por aqui neuroses de todos os tipos, algumas em nível próximo à demência, como se tem constatado...

Sinceramente, creio que a “face” que adotamos virtualmente é bem melhor e verdadeira do que a do cotidiano. Aqui, despimo-nos de preconceitos tolos ou falsos moralismos e revelamos, talvez, o que de mais belo temos: a verdadeira essência de nosso sentir.



Sinto que este amigo, assim como outros, tem o espírito pleno de dúvidas e anseios:



“- Como será realmente a minha amiga? Tão sutil e doce como faz transparecer no que escreve, ou grosseira e insuportável? Suas fotos serão reais e atuais, ou, talvez nem seja mulher... Pode ser um homem, um gay... Oh! Dúvida atroz...”



Fico a imaginar quantos sonhos se tecem nas figuras imaginadas de pessoas que, pouco a pouco, vão infiltrando-se em nossa vida e tomam forma; não a que são realmente, mas como desejaríamos que fossem.



É neste ponto, mestre Freud, que o espírito assume um corpo e a nossa real imagem física torna-se insignificante.

Por essa razão, Saint Exupéry declarou em seu “O Pequeno Príncipe“:



O ESSENCIAL É INVISÍVEL PARA OS OLHOS; SÓ SE PODE VER BEM COM O CORAÇÃO...



Penso que nossos encontros chegaram ao fim, amado analista, pois acabo de encontrar o meu VERDADEIRO AMIGO... Este que conseguiu “ver” com o coração o que os olhos do corpo não conseguem alcançar...



Simplesmente,



Milene Arder



PS. Fique tranqüilo, amigo querido; ainda falta muito para que eu, se conseguir tal façanha, chegue aos 80 anos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui