Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A voz que fala por dentro XIV > As pessoas -- 13/02/2003 - 10:41 (DENIS RAFAEL ALBACH) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
XIV
As pessoas

Ninguém compreende as pessoas. Você não compreende as pessoas. Você mesmo não se compreende. As pessoas não te compreendem. Reforço o lembrete: as pessoas são estranhas e um dia podem magoar você. Não existe nada de mais complexo e intrigante que um ser humano. Vêm as perguntas outra vez. Por que as pessoas são estranhas? Por que um dia uma pessoa te agrada, está de bem com a vida, de bem consigo mesmo e no outro dia essa mesma pessoa vira a cara para o mundo, desagrada a si mesmo e aos outros e produz sensações angustiantes? O que faz o ser humano um dia estar de um jeito e no outro estar diferente? Será que eu já parei e me analisei como são as minhas ações? Será que já analisei como estou agindo com as pessoas? Será que as minhas ações e sensações estão afetando e magoando as outras pessoas? Será que por eu não estar feliz hoje estou levando a infelicidade ao próximo? Será que as pessoas não entendem tudo que sou, como estou e o que faço?
A razão de tudo isto está nas mudanças que as pessoas passam; na mudança que o mundo traz; na mudança das fases que existem dentro do ser humano. Nada na vida de uma pessoa permanece estático. Há sempre mudanças. Mudanças e mais mudanças. Talvez a vida de uma pessoa mude da noite para o dia ou do dia para a noite. Pode ser raro, mas pode acontecer. E novos planos surjam, novos sonhos apareçam, novos projetos aconteçam com os indícios de mudança.
As pessoas sonham com o encontro de um grande amor. Todos sonham com isso. O ser humano não nasceu para estar só. Uma pessoa precisa de outra pessoa para viver. Sempre. Por mais estranhas e complexas que as pessoas sejam, ninguém vive para si. Pessoas precisam de pessoas. Eu preciso de você. Você precisa de mim. Esse é o verbo. “Precisar”. Repito: o ser humano não nasceu para viver só. Ele procura um amor.Um grande amor. Procura talvez vários amores. Paixões.Muitas paixões. Alguém que lhe satisfaça e lhe faça feliz. Procuram amigos.Muitos amigos.Sempre um mais especial que o outro. As pessoas precisam das outras e andam numa busca incansável de ter alguém para que seja duradouro. Esta é a necessidade. Pessoas não trocam de ninho como as aves. Ou melhor, elas não desejam isso. Elas procuram construir sua casa com um alicerce bem fundamentado. Essa busca incansável está para suprir o próprio vazio de sua existência. Você até pode se amar suficientemente com a quentura de seu coração, mas o calor que vem de fora sempre aquece mais um pouco.
Todas as pessoas nasceram para serem amadas. E aí está o segredo que derrota esses planos: O contrário ao amor é mesmo o desprezo. Na tentativa de suprir sua falta de afetividade, poucas coisas na sua existência uma pessoa irá encontrar que prejudique mais sua vida que o desprezo de alguém.Sentir-se desprezado é um castigo que destranca a saída para que os demônios da mente atordoem e sufoquem. As vozes se exaltam e contrariam toda aquela imagem boa que fazia de si mesmo que você veio cuidando para manter limpa e pura. Essas vozes, as vozes do desprezo, as vozes que falam na hora da sensação de desprezo querem destruir o alicerce de sua casa. Querem derrubar-lhe ao chão e trazer à tona os sentimentos mais tristes e perversos que poderia sentir uma pessoa. Na esperança de receber amor, se vier o desprezo, tal sentimento se torna como um castigo à própria vida.É como perder a própria alma. É como ter uma parte de si fora do corpo. Um membro machucado. Um vidro quebrado. O ego partido.
Logo vêm as perguntas que fazemos:
Ø Onde foi que errei?
Ø Sou o culpado por alguma coisa?
Ø Será que tenho algum defeito?
Ø Será que as pessoas não me amam?
Ø Será que elas não me compreendem?
Ø Será mais uma ilusão?
Ø O que devo fazer agora?
Ø Será que não vou alcançar o amor dessa pessoa?
Existe uma solução e ela não requer de nós apenas saber que temos que ser fortes nos dias de tormento. A resposta para suavizar a dor do momento é lembrar que as pessoas podem a qualquer momento ferir outras pessoas. Não será em todas as horas que as pessoas amarão as outras pessoas. Elas não se compreendem, você não as compreende, você não se compreende, então por que ter espanto em tudo isso? Retribua os atos injustos e também os justos com o amor que lhe resta. Ele amenizará a sua dor e mexerá com o coração das pessoas que lhe magoam. E não se esqueça que mesmo que doa a falta de amor recebida, você deve se lembrar que a maior vingança é o perdão. Perdoe a si mesmo, perdoe a atitude dos outros e poderá saber que o perdão é uma das mais formas mais profundas de restaurar o amor machucado.

Comentarios
As pessoas>
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui