Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A voz que fala por dentro XII > O caminho da fé -- 11/02/2003 - 00:25 (DENIS RAFAEL ALBACH) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
XII
O caminho da fé

A satisfação ou a depressão do momento vem através das coisas que acreditamos e também das coisas que sentimos. Por muitas vezes é comum ao ser humano parar e se perguntar por que sua vida anda de certa forma ruim; nada lhe acontece de bom; não há mudanças; tudo fica sempre como está. As perguntas são necessárias e aparecem nas horas inesperadas, a todo instante, querendo de nós uma solução. E aí está o ponto onde devemos refletir: o que estou sentindo e no que estou acreditando.
Tanto o sentir como o acreditar produzem sensações por vezes diferentes, por vezes iguais, sensações estranhas,absurdas,talvez, também boas,ilusórias e reais. Mas o sentir e o acreditar podem andar por caminhos diferentes, assim não há nenhuma sintonia agradável. Quando eu estou sentindo algo em que eu não acredito isso vai produzir em mim uma sensação estranha, absurda, duvidosa e que pode me trazer um desgosto maior. Mas para haver uma combinação perfeita, eu devo sentir aquilo que acredito.
A ilusão vem dessa separação entre sentir algo que eu não acredito. Como posso sentir o amor de pessoa a quem desejo se eu não acredito que o amor que ela me passa é sincero ou verdadeiro. A dúvida comeria meu estômago e me traria pensamentos longos sem uma resposta tranqüila. Como posso sentir que estou feliz se eu não acredito que a sensação do momento é a felicidade que eu sempre esperei. Não há razão para viver de ilusão, sentindo algo que você sabe que não é real.
Uma pessoa sem Deus se sentiria estranha e confusa se alguém lhe tentasse fazer acreditar que Deus existe sem que essa pessoa sinta isso. A pessoa jamais sentiria a presença de Deus se ela não acreditasse. Aí vemos que acreditar é mais forte que sentir. Vemos que acreditar é importante.Acreditar é mais importante que sentir. Será mesmo? Vem a pergunta. Certamente. Podemos refletir juntos.
Não sentiríamos que um amor é sincero e real se não acreditássemos. E todas as coisas que fazemos, ou a maioria daquilo que fazemos quando acreditamos no que fazemos, produz um efeito maior e o resultado se torna positivo no final. Tudo onde colocamos nossa fé finda-se trazendo um resultado que supera nossas expectativas. Não sentiríamos que uma pessoa é autêntica sem que antes acreditemos nisso. Podemos percorrer um longo caminho até tentar acreditar. No caminho de tentar acreditar em alguma coisa, passaremos por estradas diversas e seremos capazes de sentir muitas sensações – tudo em busca de querermos acreditar em algo. Acreditar é mais forte que sentir. É possível que para acreditar em algo devemos antes sentir, mas o sentir vem antes. O resultado está no final. A solução está em acreditar.
Se há fé naquilo que fazemos e ainda mais, se há fé naquilo que queremos, naquilo que desejamos, não há por que entrar em desespero, não há motivos para não seguir e não olhar para frente.Mas pensemos: aquilo que eu estou sentindo é aquilo que eu acredito? Lembre-se: somente aquilo que você acredita é real para você. Nada além daquilo que você acredita lhe é importante. Você não seguiria uma religião na qual não acreditasse. Nem teria Deus em si se não acreditasse. Acreditar é muito importante. Assim vêm as perguntas:
Ø Em que eu acredito?
Ø Eu acredito em mim?
Ø Acredito no que sou capaz?
Ø Acredito em meus sentimentos?
Ø Acredito nas pessoas?
Ø Boto fé no que faço?
Ø Acredito no meu esforço?
Ø Ou acredito no meu fracasso?
Ø Acredito no futuro?
Ø Acredito em Deus?
Ø Acredito em minhas esperanças?
Ø Ou acredito nas minhas tristezas?
Ø Acredito no meu caminho?
Ø Ou acredito no meu passado?
Ø Acredito no amor real?
Ø Ou acredito na falta de um amor?

Viriam outras perguntar denotando a mesma idéia. Será que eu já parei para pensar no que estou sentindo agora? O que estou sentindo agora é algo em que eu acredito? No que estive sentindo há uma semana atrás que me causou uma tristeza? Eu acreditava na minha solidão? Na minha falta de amor. No desinteresse das pessoas? Será que o motivo das minhas tristezas do passado era por eu sentir algo em que eu não acreditasse? Quantas vezes amei na expectativa de que eu fosse correspondido? Será que eu realmente acreditava no amor daquela pessoa ou eu apenas tinha esperança de que ela me amasse? Acho que devo pensar na diferença entre ter esperança e acreditar. Será que eu não sabia mesmo que ela iria me iludir e que seu amor era pequeno e frio e que um dia iria me deixar? Será que eu só sentia uma sensação de amor falso que ela me passava e realmente eu não acreditava que ela pudesse me amar? Será que a minha esperança tampou a visão daquilo que eu acreditava?
Nada é mais importante que o presente para que o futuro seja mais agradável. E é agora que devo refletir o que estou sentindo e se o que sinto é o que eu acredito. Pense numa pessoa que teve um fracasso em sua vida. Depois disso ela chega a pensar que nada mais lhe dará certo nem lhe trará resultados positivos. A tristeza e a desesperança roubarão a sua paz por algum tempo.Mas será que essa sensação de desânimo que ela sente é por algo que ela realmente acredita?Não! Ela sabe que se tentar e se esforçar outra vez o resultado lhe trará uma resposta positiva.Portanto, o que ela sente não é o que ela acredita. No fundo ela realmente sabe que se prosseguir mais uma ou outra vez alcançará seu objetivo.
Nossas vozes internas elas nos atrapalham. São elas que nos dizem que as coisas não vão dar certas. Talvez digam isso pela boca de outras pessoas, mas dizem. Somos nós que não tampamos nossos ouvidos na hora certa. Alguém já lhe falou que o mais importante não é tudo aquilo que lhe falam, mas sim tudo aquilo que você acredita?
Se você acreditar naquilo que outros acham errado, nada seria errado para você se você acreditar. Você pode quebrar a cara em algum projeto, mas se você acredita, isso lhe é importante. Se você se machucar na conquista do amor de uma pessoa, toda dor será amenizada se você acreditar. Não há razão para não ter fé. A fé é tão gratificante que não nos deixa sentir a ferida cicatrizar. Podemos passar por sensações de tristeza profunda, decepções, ilusões, mas isso já não é mais estranho. Sabemos que tivemos apostado em algo em que acreditamos. Nada é perdido quando se tem fé e quando se tem fé você tem toda a força para arrastar uma montanha.
O caminho da fé não é traiçoeiro. Aqui está a resposta mais agradável do mundo: se você seguir sua vida movido pelo intuito da fé, você nunca se perderá no caminho, porque caso erre a estrada ou se decepcione no final, a própria fé se encarrega de lhe trazer de volta ao começo.
Quando fazemos as coisas quando estamos sentindo que devemos, que podemos, que essa é a hora, mas se não acreditarmos que isto será bom não vale a pena apenas sentirmos. Você pode ser uma pessoa que não seja nada, que não tenha nada e que não saiba para onde está indo, mas se você tiver fé você vai chegar no melhor lugar.
Comentarios
O caminho da fé>
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui