Usina de Letras
Usina de Letras
197 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->As ciências não podem prescindir da transcendência -- 06/11/2006 - 12:17 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As ciências não podem prescindir da transcendência, afirma o Papa
Bento XVI na universidade fundada por Santo Inácio de Loyola

www.zenit.org

As ciências não podem prescindir da transcendência, afirma o Papa
Ao visitar a Universidade Pontifícia Gregoriana

ROMA, sexta-feira, 3 de novembro de 2006 (ZENIT.org).- As ciências, em particular as ciências humanas, não podem prescindir da transcendência, afirmou Bento XVI esta sexta-feira ao visitar a Universidade Pontifícia Gregoriana.

A contribuição da abertura a Deus constitui precisamente no desafio que devem enfrentar nesses tempos as universidades católicas, acrescentou na sede desta instituição encomendada pelos Papas à Companhia de Jesus.

«Hoje há que se ter em conta o desafio da cultura secular, que em muitas partes do mundo tende cada vez mais, não somente a negar cada sinal da presença de Deus na vida da sociedade e da pessoa, mas com diversos meios, que desorientam e ofuscam a reta consciência do ser humano, tratar de corroer sua capacidade de escutar a Deus», afirmou em seu discurso.

Por este motivo, «tampouco se pode prescindir da relação com as outras religiões, que só se revela construtivo se evita-se toda ambigüidade que debilite o conteúdo essencial da fé cristã em Cristo único Salvador de todos os homens e na Igreja, sacramento necessário de salvação para toda a humanidade».

Deste modo, o bispo de Roma sublinhou a importância do ensinamento das ciências humanas, «porque, dado que concernem ao ser humano, não podem prescindir da referência a Deus».

«O homem, tanto em sua interioridade como em sua exterioridade, não pode ser plenamente compreendido se não se reconhece aberto à transcendência».

«Privado de sua referência a Deus, o ser humano não pode responder às questões fundamentais que agitam e agitarão sempre seu coração no concernente ao fim, e portanto, ao sentido de sua existência», reconheceu.

«Em conseqüência, nem sequer é possível incorporar na sociedade aqueles valores éticos que por si só podem permitir uma convivência digna do ser humano», denunciou.

«O destino do ser humano sem sua referência a Deus não pode ser senão a desolação da angústia que conduz ao desespero», acrescentou.

«Só se é feita referência ao Deus-Amor, que se revelou em Jesus Cristo, o ser humano pode encontrar o sentido de sua existência e viver na esperança, apesar da experiência dos males que ferem sua existência pessoal e a sociedade em que vive».

«A esperança ajuda a que o homem não se feche em um niilismo paralisador e estéril, mas que se abra ao compromisso generoso na sociedade em que vive para poder melhora-la», concluiu.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui