Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O FEMINICíDIO -- 08/03/2024 - 22:35 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

O FEMINICÍDIO

João Ferreira Jan Muá

8 de março de 2024

 

No dia 8 de março celebra-se o dia da Mulher. E com ele, as modernas e festejadas conquistas femininas numa pauta de algumas definidas reivindicações. Paulatinamente, a Mulher foi conquistando sua autonomia em relação ao homem e se constituindo autônoma com capacidade pessoal e jurídica para tomar suas decisões sobre questões essenciais que mais lhe importam  na sua vida biológica e social, mormente em relação ao aborto, separação, divórcio, e outras, que lhe causam dissabores e tristes confrontos com seus namorados, companheiros e ex-companheiros. Toda esta luta da Mulher em direção à autonomia é um desafio ainda perigoso que envolve muitos riscos incluindo a morte.  Mas ela vai em frente. A maior de todas as ameaças no presente momento, pelo radicalismo extremo que envolve, está no escuro, irracional e ignóbil delito do feminicídio que cria profunda preocupação na vida de muitas mulheres. A mídia apresenta estatísticas altas, tanto a nível nacional como estadual sobre o feminicídio no Brasil. O que fica dessas estatísticas reais, além da violência extrema inerente ao próprio feminicídio, é a mancha civilizatória que denuncia o atraso mental e emocional dos algozes que encontram no recurso ao assassinato a razão fundamental para sua vingança criminosa.

O feminicídio é um primitivismo puro e situa-se na lógica dos instintos contrariados. Mata-se uma mulher, que é fêmea por seu corpo, mas que é pessoa com alma e espírito que lhe conferem níveis superiores de inteligência e emoção. Homem e mulher participam desta dualidade. A dualidade tem de ser superada pela educação e pela compreensão inteligente do ser humano que nasce como ser primitivo, mas que pode e deve crescer no desenvolvimento de sua inteligência para ser elemento positivo de evolução da sociedade. A mulher é uma fêmea como corpo mas é um ser humano com características  e valores próprios, que lhe conferem direitos humanos  cívicos e autonomia.

Mata-se uma mulher porque ela quer ser independente, porque ela quer sua vida e seu corpo sob seu domínio e sob seu controle e porque não admite junto dela pessoas que querem ser proprietárias do que é genuinamente seu.

Este é o núcleo conceitual e social do feminicídio, um fenômeno masculino e machista que mostra o lado sinistro de muitos homens dominados pela sede de vingança em sua trajetória de frustração diante de uma relação afetiva e sexual fracassada.

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 42 vezesFale com o autor