Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ADIDO CULTURAL DO BRASIL DIZ “AU REVOIR†-- 01/03/2024 - 08:57 (LUIZ CARLOS LESSA VINHOLES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

ADIDO CULTURAL DO BRASIL DIZ “AU REVOIR”

L. C. Vinholes

29.02.2024

 

Nota: Na papelada que guardo e da qual, com o passar do tempo, tenho que me desfazer, encontrei esta versão em português do artigo publicado em 15.11.1989, na Seção: Community Pulse, do mensário The Spectrum, da Universidade de Ottawa, Canadá. Tomo a liberdade de publicar na data de hoje, em homenagem e reiterando agradecimento aos parceiros e colaboradores nele citados e que foram fundamentais para que os eventos fossem ali realizados.

 

 

 

Luiz Carlos Lessa Vinholes o querido, talentoso, cosmopolita, altamente cultivado, muito modesto, mas extremamente eficiente Adido Cultural da Embaixada do Brasil, deixou Ottawa para Toronto a caminho do Brasil no entardecer da tarde de 29 de outubro, depois do último concerto que ele ajudou a organizar.

 

O senhor Vinholes que esteve lotado no Canadá desde 1982[1] era muito conhecido e grandemente admirado nos centros culturais e artísticos. Ele organizava ou ajudava a organizar inúmeros concertos e exposições durante seus sete anos de missão incluindo a exposição em janeiro das Capas de Discos do Caribe e América Latina.

 

Compositor de música aleatória, membro do “Hall of Fame” japonês para a poesia concreta e tradutor de poesias canadense e de outros países para o português, o senhor Vinholes é membro dos Atores do Terceiro Mundo desde 1982. Ele tem oferecido magníficas leituras para o grupo no rádio e no palco e produzido para eles o inesquecível primeiro de uma série de retratos literários que foram ao ar na CKCU-FM: “Mosaico Literário do Brasil”.

 

Neste último concerto, apropriadamente programado pelo Departamento de Música da Universidade de Ottawa com a colaboração da Embaixada do Brasil, fomos presenteados com sua famosa leitura em português (acompanhado pela leitura em inglês de Lloyd Stanford, como num dueto) de “Os cavalos da Inconfidência” de Cecilia Meireles – um grande poema sobre a fundação do Brasil.

 

Depois deste “canto de cisne” que ocorreu na metade final do programa por Matin Foster (violino), Eugene Plawustsky (piano) dedicado as obras de cinco compositores brasileiros, ele foi presenteado com lembranças dos Atores do Terceiro Mundo, incluindo a antologia “Um fogo simétrico” de Cyril Dabydeen pelo presidente Lloyd Standfort e, no final do concerto, Douglas Voice, chefe do Departamento de Música da Universidade de Ottawa, falou de maneira tocante da suas contribuições à vida cultural de Ottawa e, também, presenteou-o com uma lembrança.

 

O senhor Vinholes com tristeza será lembrado por sua criatividade, seu desembaraço contagiante e eficiência, sua atenção e, sobretudo, suas maravilhosas leituras.

 

 

[1] Estive lotado no Canadá de junho de 1977 a novembro de 1989.

Comentarios

Maria do Carmo Maciel Di Primio  - 12/03/2024

Professor, muito grata por compartilhar este artigo . Saudações !!

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 10Exibido 28 vezesFale com o autor