Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Risco país ou risco Brasil -- 26/01/2003 - 18:48 (Douglas Lara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Risco país ou risco Brasil
Douglas Lara

Notícias que chamaram a atenção no fim de semana:
25/01/2003
Em dia tenso, dólar fecha em R$ 3,625
Foi a sexta alta consecutiva da moeda americana, desde quinta-feira da semana passada
O risco país subiu 4,31%, para 1.428 pontos, o nível mais alto desde 30 de dezembro.
26/01/2003
O primeiro trabalho a fazer é diminuir o risco país, diz Palocci.

O que é risco Brasil ou risco país?"

As empresas no mundo todo estão sujeitos ao efeito da erosão resultante da deterioração dos valores monetários com os quais transacionam. Este é o exemplo que usamos para tentar explicar.

Costumeiramente isto é chamado de vulnerabilidade , e serve para ajudar a medir o desempenho em valores monetários. É um exercício difícil, que tem como objetivo quantificar uma possível erosão no património empresarial.

Se usarmos um método simplista temos que quantificar o total de ativos menos passivos vulneráveis tendo um resultado possivelmente favorável dependendo de uma possível desvalorização de nossa moeda (RS) em relação a uma moeda considerada forte digamos o dólar norte - americano.

Simples não é mesmo? Só que isto algumas vezes se torna algo tão difícil como explicar aspectos de vegetação tropical para esquimós.

Agora imaginem o chamado risco Brasil noticiado todos os dias nos principais noticiários económicos nos jornais ou na TV. Nos cálculos são considerados possibilidade de uma guerra entre paises que nem sabemos onde ficam e muito menos os motivos por que estão brigando, como isso afeta as reservas de petróleo mundial, e por ai afora.

Complicado não é mesmo?
O bom é que os economistas e governantes experientes sabem brincar com tais números dizendo que tudo é resolvido no longo prazo, e que no longo prazo todos nós iremos morrer. Nos parece a única verdade de fato.

Por que estou tratando deste assunto? Devido ao fato do ministro da fazenda do Brasil ter declarado "O primeiro trabalho a fazer é diminuir o risco país , diz Palocci."

Certamente ele está influenciado pelo fato do risco Brasil ter aumentado em 4.31% na ultima sexta-feira. Imagino que no seu intimo ele deve estar certo que o Brasil, país continente não é julgado por ter sua moeda desvalorizada seis dias seguidos.

Neste sábado e domingo tivemos muitas boas notícias que conferem ao Brasil a certeza de ser um porto seguro para investimentos estrangeiros, e mais importante ainda ser um porto seguro para brasileiros nascidos que aqui residem por opção.
O longo prazo mostrará que não havia motivos para preocupações exacerbadas, pois estamos falando de apenas um percentual e um numero que muda todos os dias, nem sempre com razões palpaveis.

Douglas Lara
=======

2003, ano de amor e esperança
www.sorocaba.com.br/acontece
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui