Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Onde Há Paz, Há Cultura, Onde Há Cultura Há Paz -- 09/11/2023 - 00:14 (Lita Moniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A palavra "cultura" um conceito extremamente complexo e impossível de ser fixado de modo único, trata-se de uma área transversal: a grande parte das atividades humanas, quase todas convergem para a mesma direção: Cultura é informação, é uma ferramenta que faculta a aquisição do conhecimento, uma política que aposta na transformação do indivíduo à medida que adquire mais competências, se especializa nas diversas áreas do saber. Todas as áreas do conhecimento dedicam um espaço especial ao desenvolvimento humano.

    Nikola Roerichi foi pintor, escritor, historiador, poeta e professor espiritual, líder intelectual e mensageiro dos Mestres ascensos da Grande Fraternidade Branca. Um artista reconhecido mundialmente. Nikolai  criou o símbolo representado por três esferas sintetizando todas as artes, ciências e religiões dentro do círculo da cultura. Para este grande pensador da Humanidade, cultura é o cultivo do potencial de criatividade do homem. Representa também as realizações da Humanidade no passado, presente e futuro, guardadas dentro do círculo da Eternidade.

     Uma bandeira Universal da paz a flamejar em todos os monumentos históricos, instituições educacionais, artísticas, e científicas do mundo inteiro a indicar proteção especial e respeito em tempos de guerra e paz. Tesouros culturais, patrimônios da Humanidade, “ símbolos de grande alcance do passado, do presente e do futuro, Um símbolo que carrega um significado, uma história, uma filosofia de vida que transcende o tempo e o espaço”

    “ O símbolo e a bandeira têm o objetivo de estimular o indivíduo a realizar o seu alto potencial, estabelecendo todos os aspectos da vida e incentivá-lo a ter responsabilidades com a evolução do mundo. Significa ser um construtor da Paz e simboliza a transformação

 de cada pessoa e da sociedade. Além disso, também representa a cooperação – a pedra angular da cultura Planetária emergente em todos os aspectos da atividade Humana”

       Em tempos de guerra feroz espalhada pelo mundo inteiro esta concepção de cultura parece distante do mundo tal como aqui se concebe, porém todo o saber converge para esta realidade: não sabemos quanto tempo esta instabilidade planetária vai durar, mas sabemos que caminho trilhar quando a Humanidade despertar.          

                                                         

                                                             Lita Moniz                                                              (  Excertos extraídos do site Oficial de Nicholas Roerichi )

 

 

 

  

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 6Exibido 37 vezesFale com o autor