Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Paz -- 21/01/2003 - 15:54 (Waldyr Argento Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Paz (18.janeiro.2003)

Naquela manhã acordei cedo e li com tristeza a manchete do jornal: "Pai mata a filha com tiro certeiro", dor, desilusão e melancolia me veio à mente.

Ao ler com mais detalhes a reportagem percebi que se tratava de um acidente, a residência era do tipo antigo, onde o banheiro se encontrava num cómodo separado. Ao ouvir um barulho no meio da madrugada o pobre coitado do progenitor apanhou a arma que comprara para proteger seus familiares e assustado, com medo de um provável invasor ou ladrão, desferiu um tiro que acabou com a vida da filha para sempre. Não havia mais retorno, fato consumado, fim de uma aventura impensada, comprou um revólver para se proteger e acabou com a vida do fruto do seu amor.

Eu me pego então aos prantos e me pergunto: Há razão para tanta violência? Por que precisamos de armas? Os governos e os políticos prometem que vão coibir e chegam ao ponto de tentar nos fazer acreditar que vão extinguir a violência, e o que eles tem feito a respeito disso até hoje? Alguém se lembra da última escola construída ou reformada em seus bairros, excetuando-se os CIEPS? Alguém se lembra de quantos hospitais novos foram inaugurados em sua vizinhança?

Não, os governos e os políticos só aparecem pouco antes das eleições para nos iludir com falsas propostas e promessas que depois viram fumaça. O fato é que nem as elites, nem os políticos e nem os governantes se deram conta da faca de dois gumes que estão manejando.

Se por um lado eles se enriquecem e se perpetuam no poder destruindo o país e nos fazendo sofrer, por outro lado as classes menos privilegiadas se revoltam e sem opção se entregam como soldados do tráfico e outros tipos de quadrilhas por falta de emprego, por falta de educação e principalmente por falta de esperança. Será que devemos atacar a violência com mais violência? Ou será que não deveríamos acordar e ver que precisamos atacar a causa e não a consequência? Por que não promovermos campanhas para o desarmamento e para a desativação das fábricas de armas? Por que não proibir o porte de armas e criar leis mais severas para punir os infratores? Por que não investimos mais para evitarmos a entrada de armas e drogas no país? Quantos inocentes vão morrer até que tomemos uma atitude mais humana e sensata?

Espero que esse desabafo sirva como estímulo para que tentemos reverter esse quadro grotesco, e que dessa forma, possamos viver em paz.

Selecionado para o site : http://www.patio.com.br/cronica
em 18/01/2003.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui